EUA investigam Huawei por alegado roubo de patente a inventor português

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar novas informações no âmbito do alegado roubo de patentes por parte da empresa chinesa Huawei. Entre os casos investigados está o do inventor português Rui Pedro Oliveira.

A notícia é avançada pelo Wall Street Journal (WSJ) que refere que o Departamento de Justiça dos EUA está a investigar “novos dados sobre alegado roubo de tecnologia pela Huawei”, citando o caso do inventor português como uma das situações em análise.

Rui Pedro Oliveira, produtor de cinema e inventor português, mantém um diferendo com a Huawei alegando que a tecnológica chinesa usou a sua patente para criar o Huawei EnVizion 360, uma câmara 360 graus para smartphone.

A Huawei refuta estas acusações e alega que as investigações das autoridades norte-americanas surgem no âmbito da guerra comercial entre os EUA e a China como “mais uma investida” da administração de Donald Trump contra empresas chinesas.

Queixando-se de que foi alvo de ciberataques dos EUA, a Huawei acusa Rui Pedro Oliveira de se estar a aproveitar da guerra comercial para “divulgar uma narrativa falsa na imprensa, na tentativa de capitalizar a disputa”, num comunicado divulgado nesta semana.

A empresa chinesa assegura que as acusações do inventor português “são falsas”, admitindo contudo que funcionários da Huawei se reuniram com Rui Pedro Oliveira em 2014, para conhecer a sua patente. A Huawei assegura que a sua proposta foi rejeitada.

De acordo com as alegações da tecnológica, a câmara panorâmica EnVizion 360 foi “projectada e desenvolvida de forma independente pelos funcionários da Huawei, sem acesso às informações de Oliveira”. “Ao contrário da lente e do design expansível de Oliveira, a câmara da Huawei não era expansível, apresentava lentes em ambos os lados e foi pensada para fotos panorâmicas”, garante ainda a empresa.

Rui Pedro Oliveira escusa-se a comentar estas alegações, frisando, numa nota enviada ao Dinheiro Vivo/Insider, que a sua resposta “será dada em tribunal a 13 de Setembro de 2019”.

A Huawei levou o caso a um tribunal do Texas em Abril passado, onde se vai decidir se houve ou não violação da patente de Rui Oliveira. O inventor português preferia ter chegado a acordo com a tecnológica extra-judicialmente, sanando o assunto com uma compensação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É claro que um tribunal americano vai dar razão a este alegado inventor Português, mesmo que a patente dele nao tenha sido roubada e usada pela huawei.

RESPONDER

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …