/

EUA investigam Huawei por alegado roubo de patente a inventor português

1

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar novas informações no âmbito do alegado roubo de patentes por parte da empresa chinesa Huawei. Entre os casos investigados está o do inventor português Rui Pedro Oliveira.

A notícia é avançada pelo Wall Street Journal (WSJ) que refere que o Departamento de Justiça dos EUA está a investigar “novos dados sobre alegado roubo de tecnologia pela Huawei”, citando o caso do inventor português como uma das situações em análise.

Rui Pedro Oliveira, produtor de cinema e inventor português, mantém um diferendo com a Huawei alegando que a tecnológica chinesa usou a sua patente para criar o Huawei EnVizion 360, uma câmara 360 graus para smartphone.

A Huawei refuta estas acusações e alega que as investigações das autoridades norte-americanas surgem no âmbito da guerra comercial entre os EUA e a China como “mais uma investida” da administração de Donald Trump contra empresas chinesas.

Queixando-se de que foi alvo de ciberataques dos EUA, a Huawei acusa Rui Pedro Oliveira de se estar a aproveitar da guerra comercial para “divulgar uma narrativa falsa na imprensa, na tentativa de capitalizar a disputa”, num comunicado divulgado nesta semana.

A empresa chinesa assegura que as acusações do inventor português “são falsas”, admitindo contudo que funcionários da Huawei se reuniram com Rui Pedro Oliveira em 2014, para conhecer a sua patente. A Huawei assegura que a sua proposta foi rejeitada.

De acordo com as alegações da tecnológica, a câmara panorâmica EnVizion 360 foi “projectada e desenvolvida de forma independente pelos funcionários da Huawei, sem acesso às informações de Oliveira”. “Ao contrário da lente e do design expansível de Oliveira, a câmara da Huawei não era expansível, apresentava lentes em ambos os lados e foi pensada para fotos panorâmicas”, garante ainda a empresa.

Rui Pedro Oliveira escusa-se a comentar estas alegações, frisando, numa nota enviada ao Dinheiro Vivo/Insider, que a sua resposta “será dada em tribunal a 13 de Setembro de 2019”.

A Huawei levou o caso a um tribunal do Texas em Abril passado, onde se vai decidir se houve ou não violação da patente de Rui Oliveira. O inventor português preferia ter chegado a acordo com a tecnológica extra-judicialmente, sanando o assunto com uma compensação.

ZAP //

1 Comment

  1. É claro que um tribunal americano vai dar razão a este alegado inventor Português, mesmo que a patente dele nao tenha sido roubada e usada pela huawei.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.