EUA querem recolher o ADN de todos os migrantes que não tenham documentos

Sashenka Gutierrez / EPA

O Governo dos Estados Unidos (EUA) planeia recolher o ADN de todos os migrantes detidos após entrarem ilegalmente no país, informaram as autoridades norte-americanas na quarta-feira.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) está a desenvolver um plano para colher amostras de ADN de todos os migrantes sem documentos e armazená-las num banco de dados nacional para perfis criminais, informou o Raw Story na quinta-feira.

Em declarações aos jornalistas, as autoridades do DHS disseram que a nova política dará aos agentes de imigração e controlo de fronteiras uma imagem mais ampla da situação dos migrantes e dos detidos. Caso esses dados sejam também armazenados na base do FBI, poderão ser utilizados na aplicação da lei.

“Isso aprimora a nossa capacidade de identificar pessoas que entram ilegalmente no país”, disse um dos responsáveis, acrescentando que “ajudará também outras organizações, na sua capacidade de identificação”.

Este projeto de coleta está ainda a ser desenvolvido e não há uma data definida para a sua implementação. Segundo indicaram as autoridades, em 2006 e 2010, o Departamento de Justiça norte-americano criou regras para recolha de ADN de pessoas presas e condenadas, que não chegaram a ser implementadas.

Coletar e armazenar o ADN de pessoas detidas e que ainda não foram julgadas ou condenadas por um crime atraiu críticas de defensores dos direitos civis.

“A coleta forçada do ADN levanta sérias preocupações sobre privacidade e liberdades civis e carece de justificativa, especialmente quando o DHS já está a usar métodos de identificação menos intrusivos, como as impressões digitais”, disse Vera Eidelman, advogada da American Civil Liberties Union.

“Esse tipo de coleta em massa também altera o objetivo da coleta de ADN de investigação criminal para vigilância populacional, o que é contrário às nossas noções básicas de liberdade e autonomia”, reforçou.

No início deste ano, a Patrulha de Fronteira dos EUA começou a realizar testes rápidos de ADN em migrantes que atravessaram a fronteira em família para determinar se os indivíduos estavam realmente relacionados.

 

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …