EUA aproveitaram ataque à Síria para estrear míssil invisível

Os EUA estrearam um novo tipo de míssil, durante o ataque levado a cabo sobre instalações militares na Síria, conjuntamente com França e Reino Unido. Trata-se de um míssil furtivo de longo alcance conhecido por JASSM-ER.

Os mísseis de cruzeiro AGM-158 Joint Air-to-Surface Stand-off Missiles, mais conhecidos pela sigla JASSM-ER, foram utilizados pela primeira vez em combate na Síria, pelo exército dos EUA, depois de terem ficado operacionais no início deste ano, avança o The Times.

Durante o ataque à Síria, na resposta ao uso de armas químicas por parte do regime de Bashar Al-Assad, foram usados 19 JASSM-ER, lançados de dois bombardeiros B-1.

Estes mísseis, conhecidos como invisíveis, dadas as suas capacidades furtivas, terão ajudado a destruir o centro de pesquisa e desenvolvimento de armas químicas em Barzeh, próximo de Damasco.

Fabricados por uma das maiores empresas de armamento do mundo, a Lockheed Martin, os JASSM-ER “têm um alcance mais de duas vezes superior a qualquer outra arma lançada do ar que foi usada na operação na Síria”, frisa o The Times.

Estes mísseis, com 4,5 metros de comprimento, têm um alcance de mais de 1000 km, contendo meia tonelada de explosivos, segundo dados recolhidos pelo jornal El Mundo.

O longo alcance é uma das suas maiores vantagens, o que permite proteger o avião que os dispara das defesas anti-aéreas inimigas.

Estes mísseis furtivos são guiados por satélites e por infra-vermelhos, e controlados por um programa de computador que lhes permite “reconhecer por onde estão a ir e, se for necessário, corrigir o rumo”, destaca o El Mundo. Assim, são considerados uma arma altamente precisa.

O ataque conjunto dos Estados Unidos, do Reino Unido e de França à Síria terá custado entre 73 e 143 milhões de euros, ainda segundo o El Mundo.

Além dos 19 JASSSM-ER, que custam cerca de 1,4 milhões de dólares cada um, os EUA também lançaram 66 Tomahawk que custam entre 700.000 e 1,87 milhões de dólares por unidade.

A França e a Grã-Bretanha dispararam 17 SCALP EG / Storm Shadow, mísseis Terra-Ar de longo alcance que foram desenvolvidos para visar alvos estáticos no solo e que custam cerca de 850 mil euros por unidade. A França ainda lançou 3 MdCN, a versão naval dos mísseis Storm Shadow, que são lançados do mar e que custam 2,5 milhões de euros cada um.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma peça na revelação de tecnologia secreta. Para quando a revelação da tecnologia que vai ajudar a Humanidade a sair desta sociedade prisão?!… Energia Livre, máquinas de água potável, replicadores, etc?
    FULL DISCLOSURE agora!

  2. É interessante como o jornalista que escreveu esta peça escreve:” na resposta ao uso de armas químicas pelo regime de Assad” enquanto é exactamente este ponto que ainda não foi provado. Pessoalmente teria acrescentado a palavra “suposto”. Enfim talveza linha editorial do aeiou permita que se tome essas liberdades com a verdade.

  3. Afnal nao é só a russia que possui misseis invisiveis, e são tão invisiveis que ninguem os vê. A russia perdeu uma grande oportunidade de testar os seus novos misseis, segundo putin, no afundamento de algumas plataformas de lançamento. Putin acobardou-se aos eua, essa é a grande verdade que vai passar à historia. Putin é só garganta. Estou muito desiludido.

    • Acobardou-se?? Está enganado. Chama-se bom senso. É de longe o político com mais carácter e inteligencia da actualidade. Que sabe o senhor ou qualquer um de nós aqui comentadores de bancada daquilo que alguém como Putin sabe? Ainda bem para si, para mim e para todos que Putin nada fez. ( De visível….) No dia que fizer…., Será muito mais para todos. E é bom que não o ponham à prova muitas vezes.

    • Aliás, os milhões de dólares usados em guerras, podiam matar a fome, dar abrigo, eletricidade e água potável a muito boa gente.

RESPONDER

Correntes oceânicas intensas podem ser criadas por insetos ridiculamente pequenos

Uma investigação recente concluiu que pequenos organismos marinhos podem desempenhar um papel significativo nas correntes oceânicas. Cientistas demonstraram agora que algumas das menores criaturas do oceano podem ter um impacto descomunal nas ondas do oceano, com …

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …