/

EUA alertam para perigo de atentados terroristas em Portugal

2

Tiago Petinga / Lusa

A Embaixada dos EUA em Lisboa está a alertar os cidadãos norte-americanos para o risco da ocorrência de atentados terroristas em Portugal. Os pontos turísticos e as Igrejas são apontados como os locais mais vulneráveis.

O jornal Sol teve acesso a comunicações enviadas pela Embaixada dos EUA em Lisboa a cidadãos norte-americanos, alertando-os para o risco de ocorrerem atentados em Portugal.

“Há ameaças reais, apesar de Portugal apresentar menos riscos do que outros países europeus”, entendem as autoridades norte-americanas, conforme destaca o Sol.

Os EUA recomendam, assim, aos seus cidadãos em Portugal que devotem “atenção redobrada nas zonas mais concorridas de Lisboa, Porto e Algarve“.

Locais como escolas, hospitais, igrejas, pontos turísticos e transportes públicos são apontados como os pontos mais sensíveis para a ocorrência de ataques.

A Embaixada norte-americana avisa, ainda, que “os terroristas podem usar uma variedade de tácticas, como assaltos violentos e raptos“, e lembra “ataques em força” já realizados com “facas, armas e veículos”.

O Sol também frisa que os EUA estão particularmente preocupados com o facto de Lisboa não ter um serviço de video-vigilância em toda a cidade (o sistema só existe no Bairro Alto e na Amadora).

Apesar de tudo, o risco que Portugal apresenta, em termos de atentados, continua a ser inferior ao que se verifica noutros países europeus, como nota ao Sol o ex-presidente do Observatório para a Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes.

Todavia, Anes defende o “reforço” dos meios do Serviço de Informações e Segurança e da Unidade Nacional Contra Terrorismo. “A verdade é que há poucos meios humanos e os que existem têm feito muitíssimo com muito pouco”, conclui.

ZAP //

2 Comments

  1. Não seria de espantar. Afinal, só nos últimos dois anos Portugal já concedeu asilo a dois suspeitos de terrorismo.
    E com a abertura do atual governo ao acolhimento de “refugiados”, a probabilidade de atentados terroristas aumente de dia para dia.
    E quando isso acontecer, lá se vai a galinha dos ovos de outro do turismo por água abaixo…

  2. Só agora ? Ha 44 anos que somos vitimas de terroristas, e ainda lhes pagamos o ordenado. E sim, têm razão, o Algarve pelo menos em Agosto é dos sitios onde mais nos podemos cruzar com eles. Depois lá regressam à Assembleia da Republica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.