EUA alertam para perigo de atentados terroristas em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

A Embaixada dos EUA em Lisboa está a alertar os cidadãos norte-americanos para o risco da ocorrência de atentados terroristas em Portugal. Os pontos turísticos e as Igrejas são apontados como os locais mais vulneráveis.

O jornal Sol teve acesso a comunicações enviadas pela Embaixada dos EUA em Lisboa a cidadãos norte-americanos, alertando-os para o risco de ocorrerem atentados em Portugal.

“Há ameaças reais, apesar de Portugal apresentar menos riscos do que outros países europeus”, entendem as autoridades norte-americanas, conforme destaca o Sol.

Os EUA recomendam, assim, aos seus cidadãos em Portugal que devotem “atenção redobrada nas zonas mais concorridas de Lisboa, Porto e Algarve“.

Locais como escolas, hospitais, igrejas, pontos turísticos e transportes públicos são apontados como os pontos mais sensíveis para a ocorrência de ataques.

A Embaixada norte-americana avisa, ainda, que “os terroristas podem usar uma variedade de tácticas, como assaltos violentos e raptos“, e lembra “ataques em força” já realizados com “facas, armas e veículos”.

O Sol também frisa que os EUA estão particularmente preocupados com o facto de Lisboa não ter um serviço de video-vigilância em toda a cidade (o sistema só existe no Bairro Alto e na Amadora).

Apesar de tudo, o risco que Portugal apresenta, em termos de atentados, continua a ser inferior ao que se verifica noutros países europeus, como nota ao Sol o ex-presidente do Observatório para a Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes.

Todavia, Anes defende o “reforço” dos meios do Serviço de Informações e Segurança e da Unidade Nacional Contra Terrorismo. “A verdade é que há poucos meios humanos e os que existem têm feito muitíssimo com muito pouco”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não seria de espantar. Afinal, só nos últimos dois anos Portugal já concedeu asilo a dois suspeitos de terrorismo.
    E com a abertura do atual governo ao acolhimento de “refugiados”, a probabilidade de atentados terroristas aumente de dia para dia.
    E quando isso acontecer, lá se vai a galinha dos ovos de outro do turismo por água abaixo…

  2. Só agora ? Ha 44 anos que somos vitimas de terroristas, e ainda lhes pagamos o ordenado. E sim, têm razão, o Algarve pelo menos em Agosto é dos sitios onde mais nos podemos cruzar com eles. Depois lá regressam à Assembleia da Republica.

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …