EUA alertam para perigo de atentados terroristas em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

A Embaixada dos EUA em Lisboa está a alertar os cidadãos norte-americanos para o risco da ocorrência de atentados terroristas em Portugal. Os pontos turísticos e as Igrejas são apontados como os locais mais vulneráveis.

O jornal Sol teve acesso a comunicações enviadas pela Embaixada dos EUA em Lisboa a cidadãos norte-americanos, alertando-os para o risco de ocorrerem atentados em Portugal.

“Há ameaças reais, apesar de Portugal apresentar menos riscos do que outros países europeus”, entendem as autoridades norte-americanas, conforme destaca o Sol.

Os EUA recomendam, assim, aos seus cidadãos em Portugal que devotem “atenção redobrada nas zonas mais concorridas de Lisboa, Porto e Algarve“.

Locais como escolas, hospitais, igrejas, pontos turísticos e transportes públicos são apontados como os pontos mais sensíveis para a ocorrência de ataques.

A Embaixada norte-americana avisa, ainda, que “os terroristas podem usar uma variedade de tácticas, como assaltos violentos e raptos“, e lembra “ataques em força” já realizados com “facas, armas e veículos”.

O Sol também frisa que os EUA estão particularmente preocupados com o facto de Lisboa não ter um serviço de video-vigilância em toda a cidade (o sistema só existe no Bairro Alto e na Amadora).

Apesar de tudo, o risco que Portugal apresenta, em termos de atentados, continua a ser inferior ao que se verifica noutros países europeus, como nota ao Sol o ex-presidente do Observatório para a Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes.

Todavia, Anes defende o “reforço” dos meios do Serviço de Informações e Segurança e da Unidade Nacional Contra Terrorismo. “A verdade é que há poucos meios humanos e os que existem têm feito muitíssimo com muito pouco”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não seria de espantar. Afinal, só nos últimos dois anos Portugal já concedeu asilo a dois suspeitos de terrorismo.
    E com a abertura do atual governo ao acolhimento de “refugiados”, a probabilidade de atentados terroristas aumente de dia para dia.
    E quando isso acontecer, lá se vai a galinha dos ovos de outro do turismo por água abaixo…

  2. Só agora ? Ha 44 anos que somos vitimas de terroristas, e ainda lhes pagamos o ordenado. E sim, têm razão, o Algarve pelo menos em Agosto é dos sitios onde mais nos podemos cruzar com eles. Depois lá regressam à Assembleia da Republica.

RESPONDER

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …