/

ETA pede desculpa às vítimas e agenda dissolução para 5 de Maio

“Causámos muita dor e danos irreparáveis, queremos mostrar o nosso respeito aos mortos, feridos e vítimas das ações da ETA. Lamentamos muito”, declara a organização separatista basca.

Esta sexta-feira, a organização separatista basca ETA – de Euskadi Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade) – reconheceu os “danos causados” e a “responsabilidade direta” no “sofrimento excessivo” da sociedade basca durante décadas, pelos quais pede “sinceras desculpas”.

“Causamos muita dor e danos irreparáveis, queremos mostrar o nosso respeito aos mortos, feridos e vítimas das ações da ETA. Lamentamos muito“, declarou a organização, num comunicado divulgado por jornais espanhóis.

No comunicado, a ETA reconhece que tem “responsabilidade direta” no sofrimento excessivo de décadas da sociedade basca, com “mortos, feridos, torturados, sequestrados ou forçados a fugir para o exterior”, algo que “nunca devia ter acontecido, nem se devia ter prolongado por tanto tempo”.

Alem disso, é também pedido perdão às “vítimas alheias ao conflito”, “consequência de erros”, e às suas famílias.

Ao longo de cinco décadas de atividade armada, a organização separatista basca ETA causou a morte a mais de 850 pessoas.

ETA já tem data para acabar

Em fevereiro, a ETA anunciou que ia pedir aos seus membros que votassem sobre a possibilidade de dissolver o grupo. Esta quinta-feira, a televisão pública ETB anunciou que essa decisão foi mesmo tomada. Quase meio século de luta armada depois, a organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução.

Durante uma cerimónia em França, no dia 5 de maio, a ETA deixará de existir oficialmente.

Esta sexta-feira vai ser convocada uma conferência de imprensa da organização Bake Bidea, em Iparralde, no sudoeste francês, na qual se anunciará “um evento” de alcance internacional a realizar em Bayona, para o qual vão ser convidados instituições, como o governo basco, partidos políticos e sindicatos.

Apesar de estas fontes desconhecerem os termos exatos que a ETA vai empregar para divulgar a sua dissolução, o anúncio vai acontecer em 5 de maio. Na conferência de imprensa vão estar dirigentes do Bake Bidea, do Fórum Social e do Grupo Internacional de Contacto (GIC).

Por outro lado, fontes do governo basco declararam que, de momento, não vão participar “em especulações nem sobre prazos, nem sobre cenarizações” e que se pronunciarão quando ocorrer uma decisão da ETA.

Em 8 de abril, o líder da EH Bildu, Arnaldo Otegi, anunciou em Bayona, a propósito do primeiro aniversário do desarmamento da ETA, que esta iria dar “novos passos” nas próximas semanas e nos próximos meses.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.