ETA atuou a partir de Portugal para tentar atentados em Espanha

O livro ‘Uma História da ETA: Nação e Violência em Espanha e Portugal’, da autoria de Diogo Noivo, revela detalhes desconhecidos sobre a atuação da ETA, considerada uma organização terrorista pelos Governos de vários países.

Num documento interno da ETA, intitulado ‘Autocrítica’, é detalhada a preparação e execução de dois atentados. Um deles é descrito como ‘Experiência 1’ e ocorreu em Fuengirola (Málaga). O outro teve lugar em Santa Pola (Alicante) e foi denominado de ‘Experiência 2’. “As chamadas de reivindicação [dos dois ataques] fizemo-las a partir de Lisboa”, pode ler-se no documento citado pelo Expresso.

O atentado em Fuengirola aconteceu em junho de 2002, com recurso a dois carros-bomba, durante a Cimeira Europeia em Sevilha, resultando em vários feridos. Dois meses depois, a ETA voltava a atacar, novamente com um carro-bomba, matando um adulto e uma criança.



Depois dos ataques, “ao invés do habitual, a base de abrigo não foi França”, com os terroristas a procurarem refúgio em Portugal, escreve o autor do livro.

Nos anos seguintes, a importância de Portugal na geoestratégia da ETA foi crescendo, denota o Expresso. Cada vez mais, as fileiras etarras atuavam a partir de Portugal, onde estavam mais resguardados do controlo apertado dos bascos.

O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, e o diretor-geral do Cuerpo Nacional de Policía e da Guardia Civil, Joan Mesquida, chegaram mesmo a dizer que suspeitavam que a ETA dispunha de algum tipo de infraestrutura logística ou operacional em Portugal.

Com a desarticulação do comando Askatasun Haieza, o cabecilha do grupo admitiu ter estado em Portugal numa missão de reconhecimento. “Este comando realizou um estudo sobre possíveis infraestruturas de apoio em Portugal. Tinham como objetivo último estabelecer uma base permanente em território português”, escreve Diogo Noivo.

Em 2010, a GNR informou a PJ que tinha encontrado entre 1300 a 1500 quilos de explosivos numa vivenda em Casal da Avarela, Óbidos. “A existência de uma base da ETA em Portugal era agora inegável”, lê-se no livro, citado pelo Expresso. Os explosivos fabricados em Óbidos foram planeados para serem usados num atentado terrorista às Torres Kio, em Madrid.

“Em 2002, quando a organização começa a sentir o impacto da nova abordagem de contraterrorismo, o território português foi usado como ponto de recuo; a partir de 2007, quando a ação policial era já profundamente debilitante e a ETA precisava de regressar aos atentados na sequência do fim na trégua que decretara, Portugal torna-se base para o fabrico de explosivos”, explica o autor.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estranho, no email se se clicar no link “CR7, O Insaciável. Ronaldo chega aos 101 golos na seleção” vai dar a esta página de titulo: “ETA atuou a partir de Portugal para tentar atentados em Espanha”

    O Ronaldo tem alguma coisa a ver com a ETA?

    Espero o vosso esclarecimento.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Confirmamos a anomalia que reporta, mas não nos foi possível apurar a sua causa.
      A notícia da ETA era inicialmente uma das escolhas da newsletter ZAP desta quarta-feira, no espaço onde acabou por ir a quarentena de 10 dias, mas nunca esteve na posição onde seguiu a notícia do Ronaldo.
      Estamos a averiguar o incidente.

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …