/

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

19

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos últimos 100 milhões de anos.

Através de satélites, é possível documentar “a derrapagem polar (TPW), ou reorientação planetária” da Terra, de outros planetas e das suas luas, mas “testar a sua prevalência no passado é complicado devido aos movimentos simultâneos das placas tectónicas”, escreveram os responsáveis pelo estudo, publicado na Nature Comunications.

“Apresentamos um novo registo paleomagnético de duas secções estratigráficas sobrepostas (em relação às camadas de rocha e estratificação) em Itália. Esta observação representa a mais recente TPW em grande escala documentada e desafia a noção de que o eixo de rotação tem sido estável nos últimos 100 milhões de anos”, acrescentaram.

De acordo com o Interesting Engineering, é possível verificar os locais onde estavam as placas tectónicas há milhões de anos, observando os dados paleomagnéticos. P

aleomagnetismo é o estudo do campo magnético da Terra através das rochas, sedimentos ou materiais arqueológicos.

Os autores recolheram calcário antigo de Itália e analisaram o seu alinhamento magnético, descobrindo que a crosta terrestre estava a mover-se cerca de 3 graus a cada milhão de anos durante as suas inclinações.

Os investigadores escreveram ainda que os seus dados confirmaram não apenas uma única mudança de inclinação neste período, mas uma oscilação de inclinação de “ida e volta”, onde o pólo excede e depois retorna à sua posição original.

Taísa Pagno //

19 Comments

  1. Foram as alterações climáticas provocadas pelas emissões de gases com efeito de estufa!! Há 84 milhões de anos os carros deitavam muito fumo….

    • O eixo existe em toda e qualquer esfera. o Nosso planeta roda e aí se encontra o eixo. Sabemos que roda por causa da noite e dia assim como do percurso das estrelas no céu. A rotação fornece a nossa gravidade, segura o nosso oxigénio… senão não existiríamos e o nosso planeta seria tão árido como a Lua. Também se sabe que roda por causa por causa do comportamento das correntes dos oceanos.
      Ficção é a ignorância de quem quer encontrar explicações no sobrenatural.

      • Dessa forma, essa compreensão de que a Terra é redonda decorre de observações do planeta desde tempos muito remotos. A seguir, listamos algumas simples evidências que podem comprovar o formato esférico do planeta.
        1) Grandes navegações
        Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem, comprovando que o planeta é redondo.
        2) Fuso horário
        Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta.
        3) Explorações espaciais
        A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.

        Essas e muitas outras evidências confirmam, portanto, que o planeta possui formato esférico e é achatado nos polos. Além disso, a Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

      • Fernão de Magalhães não provou que a terra é esférica, o fuso horário não prova que a terra é esférica, o homem nunca foi ao espaço, a terra não gira.

        Uma coisa redonda não tem de ser esférica, um círculo, um cilindro, uma bola de râguebi e tantas outras coisas como frutas etc.

        Provar que é esférica é simplesmente impossível porque não o é, provar que gira é impossível porque não gira, o eixo imaginário é imaginário.

        Ps: Gostei do seu Ctrl + C e Ctrl + V

      • Deves ser parente de um determinado animal.
        Ninguem disse que é uma esfera, a terra tem um ligeiro achatamento nos polos.
        Mas sabes que mais… explicar coisas a um demente…. é chato demais, já não vales a pena… fica com a bicicleta

      • Você acabou de provar o seu copy past, você nem leu o que copiou.

        Gostaria de realizar o seu sonho mas não sou parente de animal nenhum.

        O insulto é característico em quem não tem argumento.

        Fique com o seu sonho star trek e enfeite-o como quiser.

  2. Quando era jovem, nos meus tempos de liceu, ensinaram-me que o eixo imaginário da terra está desviado do polo norte 12 graus e 30 minutos. deve ser a este fenómeno que estes “experts” se referem.

  3. E pelos vistos atualmente deve estar ainda mais inclinada, isto considerando o que se passa por cá que anda tudo cada vez mais fora do lugar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.