Bebidas “light” não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas “light” não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os investigadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartamo, que estão tornar-se cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registarem a sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o pequeno-almoço e, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Depois, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas “light” deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação em Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto já eu sei há tanto tempo…afinal a comunidade de medicina alternativa é que a sabe toda. Mais uma vez, uma prova disso.
    Mas atenção, incluem CLARO, os adoçantes naturais, metem tudo no mesmo saco, para não parecer que os artificiais é que são o “bicho papão”. Táctica previsível…
    A porcaria do aspártamo e acesulfame K está presente até nos remédios para a tosse das crianças!…Mas nãoé toda a gente que se preocupa em ler as bulas dos ingredientes dos medicamentos, não é verdade?…

RESPONDER

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …