Bebidas “light” não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas “light” não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os investigadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartamo, que estão tornar-se cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registarem a sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o pequeno-almoço e, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Depois, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas “light” deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação em Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto já eu sei há tanto tempo…afinal a comunidade de medicina alternativa é que a sabe toda. Mais uma vez, uma prova disso.
    Mas atenção, incluem CLARO, os adoçantes naturais, metem tudo no mesmo saco, para não parecer que os artificiais é que são o “bicho papão”. Táctica previsível…
    A porcaria do aspártamo e acesulfame K está presente até nos remédios para a tosse das crianças!…Mas nãoé toda a gente que se preocupa em ler as bulas dos ingredientes dos medicamentos, não é verdade?…

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …