Bebidas “light” não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas “light” não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os investigadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartamo, que estão tornar-se cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registarem a sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o pequeno-almoço e, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Depois, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas “light” deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação em Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto já eu sei há tanto tempo…afinal a comunidade de medicina alternativa é que a sabe toda. Mais uma vez, uma prova disso.
    Mas atenção, incluem CLARO, os adoçantes naturais, metem tudo no mesmo saco, para não parecer que os artificiais é que são o “bicho papão”. Táctica previsível…
    A porcaria do aspártamo e acesulfame K está presente até nos remédios para a tosse das crianças!…Mas nãoé toda a gente que se preocupa em ler as bulas dos ingredientes dos medicamentos, não é verdade?…

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …