Afinal comer chocolate não engorda

Benny Mazur / Flickr

foto: Benny Mazur / Flickr

foto: Benny Mazur / Flickr

Investigadores da Universidade de Granada (Espanha) conseguiram demonstrar cientificamente que comer chocolate, afinal, não engorda e que um alto consumo está associado a níveis mais baixos de gordura total (a de todo o corpo) e abdominal.

E esses níveis mais baixos de gordura, atesta o estudo hoje conhecido, não depende de praticar ou não atividade física ou da dieta que siga, entre outros fatores.

A Universidade de Granada explica hoje, em comunicado, que o estudo, realizado por investigadores da Faculdade de Medicina e da de Ciências do Desporto, foi publicado esta semana na revista “Nutrition”.

Para as suas conclusões os cientistas analisaram se um maior consumo de chocolate está associado a um maior ou menor índice de massa corporal, bem como outros indicadores de gordura corporal total e central.

Os resultados do trabalho, no qual participaram 1.458 adolescentes dentre 12 e 17 anos, mostraram que um maior consumo de chocolate se associou com níveis mais baixos de gordura total e central.

Segundo a autora principal do artigo, Magdalena Bacia García, ainda que o chocolate seja considerado um alimento com um alto conteúdo energético (ao ser rico em açúcares e gorduras saturadas), “recentes estudos realizados em adultos sugerem que o seu consumo se associa com um menor risco de transtornos cardiometabólicos”.

Recentemente, outro estudo transversal desenvolvido em adultos por cientistas da Universidade de Califórnia observou que uma maior frequência no consumo de chocolate também se associa com um menor índice de massa corporal.

Estava com receio de ganhar mais umas gramas se cedesse à tentação de comer aquele chocolatinho tão saboroso ali à mão? Esteja à vontade, parece que só lhe faz bem.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.