/

Estudantes proibidos de correr no Colégio de Gaia (e nada de carinhos)

22

As novas regras de conduta do Colégio de Gaia, em Vila Nova de Gaia, estão a deixar alunos e pais revoltados. A direcção da instituição de ensino privado proibiu os alunos de correrem na escola, não permitindo também mini-saias nem “carinhos”.

“É expressamente proibido correr dentro do colégio, quer chova, quer faça sol”, é o que se pode ler num aviso do Colégio de Gaia afixado na escola e que é divulgado no blogue Aventar.

O caso é um dos temas de capa do Jornal de Notícias deste sábado e, além da proibição em si, que está a indignar alunos, pais e antigos estudantes do Colégio, surgem também muitas críticas aos vários erros ortográficos do aviso, nomeadamente, incluindo “proíbido” em vez do correcto “proibido”.

Tem também escrito “o bem estar e a saúde dos alunos é a nossa prioridade” quando o correcto seria usar “são a nossa prioridade”; e inclui “sem perceber os riscos que se corre” ao invés de “correm”.

A situação está a despoletar muitas reacções e já há quem note que o Colégio deveria mudar de nome para “prisão de Gaia”.

Numa carta assinada pelo director do Colégio, o Padre António Ferreira, e que foi publicada no perfil do Facebook de uma antiga aluna da instituição, surgem outras proibições relativamente ao vestuário dos estudantes.

“Não são permitidas vestes rasgadas, curtas e/ou mini-saias, calções… nem vestes exageradamente decotadas ou transparentes ou com dizeres, palavras ou símbolos não adequados”, pode ler-se na carta.

Facebook

Carta aos alunos do Colégio de Gaia com normas de conduta.

Carta aos alunos do Colégio de Gaia com normas de conduta.

E quem não cumprir as regras, “será convidado a ir a casa trocar de roupa”, alerta o director. Na carta assinada pelo diretor, pode ainda ler-se que os “carinhos” só são permitidos fora das instalações do colégio.

A instituição privada que tem apoio do Estado é frequentada por cerca de 1.500 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.

SV, ZAP //

22 Comments

    • Caro Toninho,
      O termo “despoletar” tem dois significados: “tirar a espoleta a um artefacto militar”, e “provocar”. É neste segundo sentido que é (correctamente) usado no nosso texto.

      Despoletar
      verbo transitivo
      1. Desarmar a espoleta ou o detonador, impedindo a explosão (ex.: despoletar uma granada). ≠ ESPOLETAR
      2. [Figurado] Retirar aquilo que permite uma acção (ex.: despoletar um movimento de contestação). = ANULAR, TRAVAR
      3. [Portugal] Fazer surgir (ex.: o artigo despoletou reacções violentas). = DEFLAGRAR, DESENCADEAR, OCASIONAR, PROVOCAR

      in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  1. Este individuo de Padre tem muito pouco, mas pensa que por ser sobrinho do Bispo de Lisboa, pode fazer e ditar as regras que bem lhe apetece. Já teve diversas reclamações pelas diversas atitudes que tem tomado ao longo da sua vergonhosa carreira, se assim lhe pudemos chamar! As várias reclamacões nunca deram em nada, pois eram sempre desvalorizadas pelo seu Tio, então Bispo do Porto. É um Padre arrogante, ditador, mal educado, não escuta a palavra dos outros e devido à sua imunidade clériga vai sempre fazendo aquilo que bem lhe apetece. Pergunto a todos os pais se realmente querem ver os seus filhos educados por um individuo como este? O que não faltam são instituições em V.N.Gaia onde os seus filhos se podem orgulhar de fazer a sua carreira escolar e não ficarem com “manchas” no seu curriculum por terem passado por estabelicimentos de ensino liderados por esta iluminada personalidade!

  2. Filho meu não entraria nessa instituição com essa política retrógrada e castrante.
    Os pais, que pagam para que os seus filhos sejam formados ali, deveriam desde já suspender os pagamentos, em bloco, até que estas politiquices de meia-tijela fossem sanadas.

    Além disso… quem quer os seus filhos a aprender numa instituição onde nem escrever se sabe???

    • Então não se lembra do problema que deu o corte dos apoios do Estado aos colégios privados em início de ciclo? Quer dizer: 5° ano, 7° ano e 10° ano deixaram de ter apoio. Este continua para os restantes anos de escolaridade até ao fim do contrato de financiamento.
      Quanto aos tipo de vestuário utilizado pelos alunos deve ser para não serem provocados.

  3. É uma pena que se estrague uma argumentação que até pode ser justa com comentários a eventuais erros de português, que nada têm a ver com o assunto; é tão despropositado, que faz pensar que não se está seguro de se ter razão; e, ainda por cima, corrige-se o que estava certo!
    De facto, corrige-se o que é dito a certa altura: e inclui “sem perceber os riscos que se corre” ao invés de “correm”. Mas não se devia ter corrigido, pela simples razão de que está certo! O correto é “corre” e não “correm”, porque se aplica às pessoas e não aos riscos!
    Um conselho final: quando se critica alguém por um dado motivo, não se deve adicionar outras razões de crítica por motivos completamente diferentes, pois isso pode ser entendido como uma falta de convicção na crítica inicial, que precisa de ser reforçada.

    • Quando se pretende corrigir convém ter certezas caso contrário sai-nos o “tiro pela culatra”. A frase refere-se a “riscos” (no plural) logo “correm” está certo. Não se refere às pessoas mas sim aos riscos. De qualquer modo, “pessoas” também está no plural logo … Poderia estar certo se fosse algo como: “os riscos que a Maria corre”. Aqui a concordância é com a Maria é não os riscos. “Assim se escreve em bom português”

  4. Dizem que as escolas privadas são as melhores, COMO?, com tantos erros num comunicado, já sei multiplicação, não dos pães, mas das notas, tem um 9, multiplica por 2 e assim “dão” um 18.

    • Criou-se a ilusão de que as escolas/colégios privados são melhores porque, estás inflacionam as notas dos alunos a troco do valor das mensalidades pagas pelos pais dos alunos e dos subsídios recebidos do Estado. Como resultado das notas inflacionadas atribuídas aos alunos, estes, terão mais facilidade no acesso ao ensino superior. O ensino público é mais exigente.

  5. Estamos a voltar ao tempo da “Santa Inquisição” do qual os Padres tanto gostam e têm nostalgia. Não estejam alerta e vão ver no que isto dá, dentro de algum tempo.

  6. Se não correm agora, quando é que correm, quando estiverem anquilosados como a mente de quem estebeleceu estas regras?

  7. Comigo a resposta só poderia ser deste quilate que quisermos ter ainda um país ao tempo de serem adultos:
    -Quem correr em lugar proibido impróprio ou tiver comportamento irresponsavel e desrespeitoso com os regulamentos, normas, determinaçoes e decisões de quem representa a autoridade dentro do colégio será imediatamente punido com as sanções regulamentares e impedido de frequentar esses locais pelo tempo que for considerado necessário para passar a obedecer regular e decididamente com convicção ás normas e regras estabelecidas.

  8. Não percebi. Se a Instituição está em contrato de associação, e logo presta serviço público, que o senhor Padre e director use esta circular nas casas de banho, apesar da escassa adstringência. Se assim não for, e tiver financiamento exclusivamente privado, tem todo o direito a criar as regras que entender e só tem lá “os meninos” quem aceitar as regras, sejam quais forem, desde que públicas e que não infrinjam a Lei …

  9. Será que estamos a falar de EDUCAÇÃO, DOUTRINAÇÃO ou outra coisa qualquer? Porque aprende-se na escola da Vida que “O Homem devoto a uma qualquer religião é sempre e será sempre um cordeiro de um qualquer Ser superior”. Hoje em todo o mundo são provocados embates religiosos, onde os seus manietados devotos medem as suas forças, e Portugal não está imune.

  10. Quem não está bem mude-se! Le-se por ai, directa ou indiretamwnte, nos comentários, mas mudar regras a meio do jogo não me parece coisa séria nem aconselhavel em lado nenhum.
    A direção pode criar as regras que entender, mas quando os alunos se increvem já tem das conhecer e aceitar ou não. Caso não aceitem procuram outra instituição.
    Digo que d verdade não tenho nada a ver com isso. Eu que sou “mouro” hhaha

  11. Que deus acuda estas mentes ignorantes. Li tantos comentários indecentes de pessoas que não fazem a menor ideia do que é o Colégio de Gaia… Peço-vos por favor para não comentarem daquilo que não sabem, o Colégio de Gaia é uma instituição que zela pelos interesses dos alunos, o espirito escolar e harmonia não se comparam à mediocre escola pública. Além disso, as notas não são dadas, pelo menos ao ensino secundário, este é financiado pelo POCH, que para quem não sabe o orçamento é composto por 85% Fundo Social Europeu e só 15% do Governo Português, sendo que os pais dos alunos não pagam nada e os alunos apenas têm boas notas se se esforçarem. Adoro o colégio de Gaia e sou um aluno exemplar

  12. “… A direcção da instituição de ensino privado proibiu… ”
    Foi a direção que proibiu, obviamente…
    Acho que a direção só tem 1 membro…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.