Compreender o sarcasmo não é um talento dominado por todos nós, e a internet complica ainda mais a vida desses desafortunados. Por isso, estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial capaz de fazer o que estas pessoas não conseguem.
Desenvolvido por David Bamman e Noah S. Smith, o programa SASI, Semi-superviser Algorithm for Sarcasm Identification, consegue detectar o sarcasmo, sendo capaz de compreender formas sofisticadas de comunicação – incluindo por exemplo figuras de estilo – e conseguindo converter estes dados em ideias.
O SASI foi criado rastreando 66 mil análises de produtos publicadas pelos utilizadores no site da Amazon e a partir de tweets com a hashtag ‘#sarcasm‘. Este rastreamento permitiu identificar padrões de comportamento que indicavam que o internauta estava a ser sarcástico.
Os investigadores garantem que o algoritmo é capaz de ter sucesso de 77% na tarefa de analisar o “tom” sarcástico de um texto. Além disso, o SASI também foi treinado para saber identificar frases potencialmente sarcásticas, incluindo a capacidade de compreender que às vezes significa o oposto do que ela afirma.
Estamos sem dúvida perante a maior descoberta científica da história da humanidade.
ZAP // Hypeness
É bem raro emitir uma frase sem sarcasmo. Tal como Einstein permitiu que usassem o seu cérebro para ver se a dimensão do mesmo excedia a de uma pessoa normal, estou disposto a que tais alunos analisem os meus comentários (após ter morrido, tal como fez Einstein)