/

Tal como um bolo. Estrutura da crosta de Marte parece ter três camadas

A estrutura da crosta de Marte parece ser composta por três camadas, tal como um bolo, avança esta semana o portal Nature News, citando uma nova investigação da NASA que carece ainda de ser aprovada pela revisão de pares.

Estes resultados são fruto da missão InSight da agência espacial norte-americana, que “olhou” pela primeira vez para o interior do planeta marciano – até então, os cientistas só tinham conseguido medir as estruturas internas da Terra e da Lua.

“Esta informação estava em falta, até agora, sobre Marte”, disse Brigitte Knapmeyer-Endrun, sismóloga da Universidade de Colónia, na Alemanha, numa palestra apresentada na reunião virtual da American Geophysical Union em 15 de dezembro.

Contactada pelo Nature News, a cientista não quis adiantar mais detalhes sobre a investigação, dando conta que o estudo em causa está a ser considerado para publicação numa revista científica, tendo ainda de ser analisado por outros especialistas.

A missão InSight, que chegou ao Planeta Vermelho em novembro de 2018, tem como grande objetivo explorar a estrutura interna de marte para ajudar os cientistas a melhor compreender a formação e evolução deste ao longo do tempo.

Para elaborar a estrutura interna de Marte, a sonda espacial da NASA está dotada de um sismómetro extremamente sensível que lhe permite “ouvir” a energia geológica do planeta.

Até ao momento, foram detetados mais de 480 marsquakes (terramotos marcianos), ferramentas importantes para analisar a estrutura interna do planeta, revelou Bruce Banerdt, o principal investigador da missão e cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, no estado da Califórnia.

Marte, recorde-se, é sismicamente menos ativo do que a Terra, mas mais do que a Lua.

Nos próximos meses, os cientistas da missão InSight esperam anunciar medições ainda mais profundas a partir da superfície de Marte, podendo estas revelar informações sobre o núcleo e o manto do quarto planeta do Sistema Solar.

Sara Silva Alves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.