A Terra pode ser expulsa do Sistema Solar por causa de uma estrela

A vida na Terra enfrenta inúmeras ameaças existenciais. Como se não bastasse, de acordo com o astrofísico Paul Sutter, há hipóteses de que o nosso planeta seja expulso do Sistema Solar.

Em entrevista ao Space, Paul Sutter há uma possibilidade – ainda que pequena – de que estrelas que passam pela Terra possam lançá-la para fora do Sistema Solar.

De acordo com o astrofísico, o resultado seria apocalíptico: a Terra seria arremessada “para as profundezas do espaço interestelar, condenado a vaguear pelas terras congeladas da nossa galáxia, e tendo qualquer tipo de vida apagada de forma rápida e permanente”.

Os planetas do Sistema Solar são relativamente pequenos, e, embora afetem a órbita da Terra, não têm suficiente “poder” para a tirar do seu lugar. Para que isso ocorra, algo com uma massa muito grande deve passar por perto.

O risco é que a Terra receba um “pontapé rápido” da gravidade de uma estrela que passa, que é o que os astrónomos costumam chamar de “problema dos três corpos”: o movimento de três corpos a interagir através da gravidade é muito mais caótico e imprevisível do que apenas dois.

“O problema é que, com três objetos, qualquer pequeno desvio ou mudança pode levar a grandes mudanças num período surpreendentemente curto”, explicou Sutter.

O Futurism recorda que estudos anteriores mostraram que uma estrela que passasse pelo Sistema Solar no ângulo certo e com suficiente massa teria de “passar dentro da órbita de Júpiter para ter uma hipótese decente de nos tirar da órbita. Caso contrário, a sua influência gravitacional é demasiado inconsequente”, observou Sutter.

Ainda que seja um cenário assustador, as possibilidades de acontecer têm sido e permanecerão infinitesimalmente pequenas.

ZAP //

PARTILHAR

88 COMENTÁRIOS

  1. Previsão totalmente sem sentido pois para acontecer a tal estrela tem que passar a uma certa distância, ter uma certa massa e passar a um certo ângulo, sendo assim a conclusão podia ser até a colisão, incinerar a terra ou a nova estrela roubar a terra para a sua órbita. Qualquer coisa vale.

    • Não consigo entender como esse astrofísico tirou a ideia de uma estrela “passar ” pela Terra, como se fosse um meteoro, ou asteróide. Pelo que eu sei, e qualquer um pode pesquisar, estrelas têm órbita fixa ao redor do centro de sua galáxia, Como por exemplo o Sol, que leva 200 milhões de anos para isso. E todas giram ao mesmo tempo, cada uma em sua órbita.
      Um lembrete: a estrela mais próxima do Sol, Próxima B, Está a 4 anos luz de distância.

      • Olha, não é mentira, pq esse não é a primeira vez que algum cientista diz isso.
        E asustador.
        O engraçado é que é muita coincidência a música segundo sol, diz tudo.

        • Tem um filme na Netflix que fala justamente do Planeta Terra saindo desse Sistema Solar e indo em direção a outro Sistema, em uma caminhada que dura inúmeras gerações. …acho Ilária a criatividade desse povo. Quem crer em Deus, fica tranquilo, pq bem sabemos que isso jamais vai acontecer, pq Deus segura em suas mãos nossa vida e toda a história.

          • Ah?
            Fala-se de astronomia e aparecem logo os fanáticos religiosos a falar de Deus e a encher as caixas de comentários com palermices religiosas!…
            Enfim… a falta de cultura/educação não dá para mais…

            • O problema é que todos tem respostas pra tudo e todos inclusive malucos que respondem malucos, mas quando acha que a resposta estar em Deus nós somos ainda mais malucos e idiotas. Espero que vcs estejam vivos para saber quem estar certo. Deus abençoe sempre

            • Cara você acha que você respira do nada , não acredita no criador você não sentimentos não é humano , pessoas como você não deveria ter esse privilégio de viver , pessoas como você são diabólicas deve ser instinta da terra , vocês polui a humanidade ok.

            • Mas qual criador?!
              Por pensar e não acreditar em estorinhas medievais, eu não mereço viver?!
              Bem…
              Haja paciência para estes fanáticos religiosos alienados que poluem com ignorância e estupidez tudo por onde passam – como se comprova aqui nesta notícia!!

            • É? Então explica de onde vieram todas as coisas, já que coisas não podem vir do nada, já que o nada não contém coisa nenhuma.

            • Einstein acreditava em Deus. Acha que ele tinha falta de cultura e de educação?
              Pelo que vejo você é que tem falta de educação, e pelos vistos nao é muito culto também.

            • Einstein?!
              Bem… é cada argumento…
              Sei lá se o Einstein acreditava em Deus – o que eu sei e que ele não atacava a ciência nem estava sempre a tentar atrasar o desenvolvimento, com a desculpa que é tudo obra de Deus – como fazem constantemente os fanáticos religiosos ignorantes como tu!!

          • Deus diz que o mundo não vai acabar em água, então o mundo pode acabar de outro jeito, e esse pode ser o jeito de o mundo acabar, e o mundo de hoje é pior que Sodoma e Gomorra e Deus naquela época já tinha acabado com a maioria da humanidade , e o fim do mundo para nós evangélicos e para católicos e judeus é bom , é o dia que acaba o mundo e as pessoas vão por céu. E o céu é infinitamente melhor que o planeta terra, e no céu todos vão ter tudo para sempre. E isso é bom para sempre. E esse mundo estar um lixo, o fim do mundo é bem-vindo.

            • Deus diz?!
              Ele disse isso quando e onde?
              Lixo são as religiões e os palermas ignorantes que as alimentam!…
              Se o céu é melhor do que a Terra, porque estás aqui a poluir a Terra com esses disparates?!
              Vai lá para o céu, leva os restante carnerinhos alienados e deixa a Terra em paz!!

      • Errado amigo, a nossa galáxia, assim como as outras, está cheia de estrelas errantes e tal como as galáxias pode acontecer de duas estrelas se cruzarem, chocarem, ficarem aprisionadas uma á outra, ou seguirem os seus caminhos, com ou se interferências, uma sobre a outra.

      • Seria bom outra estrela pq daí não iria fazer mais frio nessa merda. Pqp onde já se viu em fevereiro um frio do caralho em SP.

    • Leu muito rápido a explicação. Leia devagar e atentamente e verás que estão nela, fatos que está contestando.
      Um dos perigos um pouco improvável, na teoria é a colisão, mas sim a força gravitacional, ou seja, corpos em movimentos exercem uma força sobre outro, devido ao vácuo.

      • Não devido ao vácuo, mas sim á gravidade, ou atração gravitacional. Não há nenhuma estrela que tenham caminhos passem próximo á terra. Mas há muitos alarmistas de plantão. Não sei exatamente qual a vantagem que levam, mas o resultado não é bom. Em um mundo cheio de notícias ruins precisamos de notícias boas. E se fosse verdade o que poderíamos fazer? Então essa notícia seria um sacrifício sem lucro nenhum.

  2. A julgar pela ganância do homem,em.nome.do lucro não respeitar a vida digo a fauna e flora certamente estamos fadabdo o nosso planeta a morte . Tudo é uma questão de tempo. Veja só o surgimento de novos vírus, mesmo com todo o conhecimento da ciência o homem não consegue dar resposta nem.solucao para os problemas atuais de fome e guerra ,final dos tempos é só uma questão de tempo. Que Deus tenha misericórdia de nós por não cumprir o que ele nos mandou fazer : submeter e tomar conta do nosso planeta terra. Por fim o mal do ser humano é só querer agir no imediatismo quando já será tarde demais !!!

  3. Esse cientista saberia explicar como uma estrela seria arrancada de sua galáxia para passar perto da Terra? Estrelas, por si só, são gigantescas, por isso seria improvável que ela escapasse do espaço e se dirigisse às proximidades da Via Láctea.⁶

  4. Felizmente a os céus e a terra teve um projetista muito inteligente que cuidou de todo movimento celestial cuidou de colocar o sol na sua distância onde fosse favorável para humanidade bem como todo o planeta adequando para cada criatura

  5. O seu nome, setembrino, já pertence a outra galáxia. O primeiro foi incinerado. Tenha juízo que já é crescidinho.

  6. Corretíssima a interpretação do físico, inclusive Rui Chapéu é defensor desta mesma teoria, e certa vez em uma partida de sinuca deu um exemplo prático de como aconteceria tal expulsão em direção a um dos buracos negros de nossa galáxia.
    Disse ele: imaginemos uma bola qualquer representando a terra na mesa de sinuca, aonde a bola branca (roladeira) represente a estrela que vai nos tirar de orbita. Com a força da tacada a bola estrela bate na bola terra que cai na Caçapava. Simples assim.

  7. Por cá a guerra dos humanos, por lá a guerra das estrelas, bolas que isto já não dá para estar tranquilo em lado nenhum!

  8. Fiz uma rapida conta.

    A estrela Scholz está a 20 anos-luz da Terra nos dias de hoje e foi dito que ela passou próximo ao sistema solar a ponto de perturbar a nuvem de Oort.

    Para isso ser verdade, ela deveria ter passado a uma distância de cerca de 2 anos-luz da Terra, uma vez que a nuvem de Oort está a 1 ano-luz daqui e essa estrela tem 9% da massa do Sol. Nesta condição, ela teria uma influência na nuvem de Oort de menos de 1% daquela exercida pelo Sol.

    Dado que foi estimado que isso ocorreu há 70.000 anos e a estrela teria percorrido 18 anos luz no período, ela deve estar viajando a aproximadamente 77.000 km/s, ou 1/4 da velocidade da luz.

    As estrelas da nossa galáxia viajam ao redor do seu núcleo a uma velocidade média de menos de 0,3 km/s. Logo, a estrela Scholz estaria viajando a uma velocidade 256 vezes superior.

    Salvo ela tenha sido arremessada pelo campo gravitacional do buraco negro do centro da nossa galaxia, é altamente improvável que isso seja verdade.

  9. Como pode prever uma coisa dessa a terra é o terceiro planeta do sistema solar e é nele que vivemos todos nós E todos os objetos estão presos a terra pela força de atração. A fisica nos ensina que matéria atrai matéria como a terra é imensamente maior que todos os corpos perto dela, predomina a força de atração da gravidade. Assim, a terra atrai a lua, e o sol atrai diversos planetas. Se isso acontece para onde vamos não tem sentido isso.

      • Não é o sol nossa fonte de luz e de vida quando é noite que a lua fica bonita conseguimos observar o seu movimento. Mas na verdade o que está girando é a terra pois é ela que nos dão os dias e as noites. No caso dia a terra gira em torno dela mesmo ai temos o sol, esse movimento dura 24 horas, no caso noite ela gira em torno do sol ai temos as estações do ano, ai dura 365 dias. O maior planeta do sistema é o Júpiter ele tem 67 luas os movimentos de cada um é diferenciado. Júpiter o movimento de rotação dele é de 9: 54m e o de translação é 12 anos.

  10. Se é verdade ou não rso quero lembrar a todos que a camafa de ozônio que protege a terra está se acabando cada dia mais

  11. Cheguei a terra, pois vim de muito longe em processo de milhares de anos luz , eu viajei como um viajante cosmico e solitario e dei forma a mais baixa subdivisao atomica no vazio do nada o meu criador balançou as cortinas escuras do abismo frio e sem forma e formou algo e gigantesco aos meus olhos de conhecimentos ilimitados para a ciencia eterna do aprendizado, a vida como um circulo infinito de possibilidades.

  12. Isso é uma maneira de dizer que o tal Nibiru ( que é maior que à Terra) um dia passará róximo ao nosso planeta e causará essa tragédia?

  13. Bem que me pareceu sempre que a vidinha do sistema solar era um big brother interestelar, o x factor do universo…
    Tudo aí se sentindo os únicos, os importantes tentando brilhar, projecção… E oh vem uma estrela que ofusca os presunçosos…
    É meus fio…ESSA estrela é a estrela da orientação PRA todo o mudo acordar e perceber quem brilha e como todos devem seguir as orientações pra pertencer ao estrelato viu?
    E é melhor não desafiar não porque é bem capaz de ao invés de ser arremessados pra congelamento, pra parar de fazer borrada e mais tarde ter uma chance de descongelar e ter a cabeça esfriada do que ser arremessada pra dentro do sol e aí, queimou filme total…
    Nós já estamos sendo queimados lentamente… Mas continua quase todo o mundo preferindo fazer birra que nada tem a ver com nada…
    Ô gente casmurra sem verdadeira inteligência.

  14. Tsk, tsk…. esses astro não-sei-o-que devem estar sem muito o que fazer. Ocupam sua cabeça com delírios e fazem tudo para aparecer! Agindo assim, estão sendo muito humanos mas pouco científicos. Ou estão fumando pesado, esses caras! A Terra está por aqui bem quietinha há pelo menos 4,5 bilhões de anos e esse desastre não ocorreu. Vai ocorrer em futuro próximo? Claro que não! Vão achar o que fazer, camaradas! Que tal ir procurar mais alguns exoplanetas?

    • 4,5 bilhões de anos. Você sabe do que fala. Nem sabe o que é isto. Nem cientista nenhum pode afirmar isto. Hipócrita é o homem que confia em homem. Tudo que disserem você vai acreditar, não tem como provar.

      • Isto dito por um crente alienado que acredita num ser poderoso que vive nas nuvens, só pode ser piada!…
        Para isso não são necessárias provas – basta o pastor da IURD dizer que é verdade, que as “ovelhinhas” acreditam!!

        • Não precisamos provas sobre a existência de Deus. Tudo que existe no universo inteiro já basta. Pode sim Deus ter dado a ordem e com a explosão de sua palavra tudo passou a existir. Big bem nunca. Tem muitos seguidores de homem que acreditam no que eles falam e repetem a mesma coisa. Números astronômicos que homem nenhum nunca vão poder dar nomes , saiba que Deus tem nome para tudo. O negócio é você se ajoelhar e baixar a bola antes de duvidar do Criador, antes que seja tarde. Se não for pra você , faz pra tua família. Ore por ela enquanto tem tempo.

          • “Não precisamos provas sobre a existência de Deus”
            Fala por ti!!
            Tu não precisas porque és um crente alucinado que acredita em todo que o charlatão, perdão, pastor, diz!…
            Achas mesmo que as tretas espalhadas por religiosos fanáticos me interessam alguma coisa?
            Ainda não reparaste que esta noticia e sobre astronomia?
            A falta de cultura e educação dá fanáticos ignorantes como.

            • E no que tu ganha com isto? Nada. Nunca vai tirar o pé da terra. Que proveito tem ? Vai virar pó e terminou. Leia as escrituras aí sim tu pode ganhar alguma coisa. Parei neste comentário por acaso. Só pra ver o que dizia os “sábios.”

          • Bem… acabou o meu tempo para crentes retardados!..
            Se não tens nada a dizer sobre a notícia, vai pregar para outra “freguesia”!…

          • Mas tu ainda não percebeste que só os probres de espirito precisam de deuses para “iluminar” as suas tristes existências?!
            O Brasil é o maior país católico do mundo e o resultado é o que se vê!…

            • Você se expressou errado. Só os que tem espírito que se interessam pelas coisas de Deus. E vê como fala do Criador ele merece respeito, louvor e adoração. Quem é mundano, fica com as coisas do mundo. Lê as escrituras , aí você não vai perder seu tempo.

          • Amém, amém…
            Vá, agora vai lá falar com o teu criador, aquele amigo imaginário que vive nas nuvens e deixa esta notícia sobre astronomia em paz!…

            • Você deveria ser grato a Deus porque foi ele que criou estes planetas e estrelas para você ficar admirando. Se planetas são seu “deus” continue com eles, peça socorro na hora do ” pega pra capá”. Mas não esqueça mesmo assim Deus te ama, e Jesus está voltando. Prepare-se espiritualmente. Um abraço amigo.

  15. No entanto, a verdade é que não sabemos, -nem saberemos- o dia e a hora em que esse momento chegará. Embora haja mudanças climáticas, rumores de guerras e o planeta esteja ficando com recursos escassos, não saberemos quando será o fim.

  16. Só se a via láctea adentrar em outra galáxia mas até isso acontecer a vida já terá sido extinta há bilhões de anos e pouco importa o que irá acontecer.

  17. Quanto estudo imbecil, inventam e perdem tempo criando e discutindo o que não sabem. Deus é o criador do universo e nada acontece se Ele não permitir e ponto final.

        • Eh lá!…
          Cristo vem cá outra vez?!
          Isso não foi há uns 2000 anos?
          Dessa vez não correu nada bem!…
          Mas, quando ele vier, falamos!
          .
          Agora a sério:
          Estamos em 2020; não achas que já era altura de deixares de ser um carneirinho alienado?
          É que há já muiiiiito tempo que essas estorinhas medievais deixaram de fazer qualquer sentido!…

    • Marujju que que é isto. Leia a Bíblia, Deus perdoa tudo, menos a ofensa ao Espírito Santo. Deus tenha misericórdia de ti.

  18. Zeus mete a mao nessa merda toda, resolve tudo, chama o Hércules que destrói essa bodega e ficamos todos felizes da vida, já podem dormir em paz 😀

  19. O seu “eu” tu é pó. Deus tira o sopro de vida que tu tem, você some, cai, apodrece e vira pó. O seu “eu” ateu lê o livro preto chamado Bíblia. 1Co capítulo 3 versículo 19, Jó capítulo 5:13 e Provérbio capitulo 21 versículo 30. Vê o que diz sobre a tua sabedoria. A criatura não pode negar o Criador. “DEUS”.

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …