Benefícios fiscais duplicam em ano e meio número de estrangeiros em Portugal

O número de cidadãos estrangeiros a optar por viver em Portugal aumentou 83% entre janeiro de 2017 e agosto de 2018.

Já são mais de 23 mil os residentes não habituais (RNH) a viver em Portugal, um número que aumentou 83% desde janeiro do ano passado até agosto deste ano. De acordo com o Diário de Notícias, os cidadãos estrangeiros são atraídos pelos benefícios fiscais oferecidos pelo Governo.

A maioria destes residentes não habituais são franceses (5.448), britânicos e irlandeses (2.718) e italianos (2.513), sendo que apenas 6% têm nacionalidade portuguesa.

O regime dos RNH foi adotado em 2009 com o objetivo de atrair estrangeiros, nomeadamente trabalhadores qualificados e reformados. Como residentes não habituais gozam de isenção de tributação – no caso dos reformados – ou, caso integrem a lista de trabalhadores de elevado valor acrescentado, pagam uma taxa de IRS de 20%.

Este regime fiscal é atribuído durante 10 anos – não renovável – desde que tenham tido morada fiscal no estrangeiro nos últimos cinco anos e passem a residir em Portugal, pelo menos, 184 dias por ano.

Desta forma, portugueses emigrados que cumpram estes critérios podem também usufruir deste regime. No entanto, são apenas 1.503 os cidadãos nacionais com este estatuto (6%). Este número contratas com os sete mil pedidos que deram entrada na Autoridade Tributária Aduaneira.

Segundo os consultores fiscais que acompanham estes processos, este desfasamento deve-se a vários entraves na hora de formalizar os pedidos, como quando apenas um dos elementos do casal regressa ao país, por exemplo.

Apesar de este tipo de regimes fiscais de incentivo à fixação de estrangeiros existir em vários países europeus, a opção do Estado português em não cobrar IRS aos reformados valeu várias críticas por parte da Suécia e da Finlândia. Contudo, estes países não estão entre as nacionalidades estrangeiras que mais usufruem deste estatuto em Portugal, abrangendo apenas 2.071 suecos e 491 finlandeses.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …