Estrangeiros interessados em abrir negócio no jazigo de António Nobre

dr scmp.pt

Jazigos no  Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Jazigos no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Um jazigo que pertenceu ao poeta António Nobre à venda num site de imobiliário para estrangeiros atraiu interessados numa segunda habitação em Portugal ou em abrir um negócio dentro do cemitério, afirmou a agente.

“Já me telefonaram pessoas de vários países a perguntar se podiam ali abrir uma casa de chá ou de gelados“, revelou à Lusa a proprietária da agência Russell & Decoz Lda, Julie Russell.

Porém, salientou, apesar de estar anunciado no site britânico Rightmove como uma “propriedade distinta com um quarto“, o jazigo 1079 do Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, não pode ter outro uso senão aquele para o qual foi destinado.

À venda por 47.500 euros, é descrito como “o destino supremo para família e amigos“, oferecendo acomodação para 12 pessoas “dormirem” numa “localização pacífica no centro do Porto” e que tem como vantagens baixos custos de manutenção e ser oferecido desocupado.

Na realidade, a construção em pedra resume-se a 2,8 metros de comprimento e largura com três prateleiras de cada lado que podem acolher seis caixões e mais uma câmara subterrânea com espaço para mais seis caixões.

Julie Russell, expatriada britânica cuja agência imobiliária está baseada em Moncarapacho, no Algarve, desde 1992, garante que o anúncio “é genuíno” e explica que o colocou por amizade ao proprietário, que reside localmente e que herdou o jazigo.

Porém, embora exista um mercado para a compra de jazigos em cemitérios portugueses, cujo preço pode ir até aos 65.000 euros, o túmulo que acolheu o famoso autor de “Só” não recebeu nenhuma proposta de compra séria durante os cerca de 10 anos em que está à venda.

Mesmo assim, a agente admite que o anúncio tem tido como consequência atrair potenciais clientes para outras propriedades, sobretudo aposentados britânicos, escandinavos e americanos interessados em residências para se instalarem no sul de Portugal.

O jazigo foi construído em 1907 pelo biólogo, académico e político Augusto Nobre, para acolher os restos mortais do irmão António Nobre, mas o corpo do poeta morto em 1900, e de outros membros da família, foi posteriormente transferido em 1946 para o cemitério de Leça da Palmeira, localidade onde tinha crescido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …