Estrangeiros interessados em abrir negócio no jazigo de António Nobre

dr scmp.pt

Jazigos no  Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Jazigos no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Um jazigo que pertenceu ao poeta António Nobre à venda num site de imobiliário para estrangeiros atraiu interessados numa segunda habitação em Portugal ou em abrir um negócio dentro do cemitério, afirmou a agente.

“Já me telefonaram pessoas de vários países a perguntar se podiam ali abrir uma casa de chá ou de gelados“, revelou à Lusa a proprietária da agência Russell & Decoz Lda, Julie Russell.

Porém, salientou, apesar de estar anunciado no site britânico Rightmove como uma “propriedade distinta com um quarto“, o jazigo 1079 do Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, não pode ter outro uso senão aquele para o qual foi destinado.

À venda por 47.500 euros, é descrito como “o destino supremo para família e amigos“, oferecendo acomodação para 12 pessoas “dormirem” numa “localização pacífica no centro do Porto” e que tem como vantagens baixos custos de manutenção e ser oferecido desocupado.

Na realidade, a construção em pedra resume-se a 2,8 metros de comprimento e largura com três prateleiras de cada lado que podem acolher seis caixões e mais uma câmara subterrânea com espaço para mais seis caixões.

Julie Russell, expatriada britânica cuja agência imobiliária está baseada em Moncarapacho, no Algarve, desde 1992, garante que o anúncio “é genuíno” e explica que o colocou por amizade ao proprietário, que reside localmente e que herdou o jazigo.

Porém, embora exista um mercado para a compra de jazigos em cemitérios portugueses, cujo preço pode ir até aos 65.000 euros, o túmulo que acolheu o famoso autor de “Só” não recebeu nenhuma proposta de compra séria durante os cerca de 10 anos em que está à venda.

Mesmo assim, a agente admite que o anúncio tem tido como consequência atrair potenciais clientes para outras propriedades, sobretudo aposentados britânicos, escandinavos e americanos interessados em residências para se instalarem no sul de Portugal.

O jazigo foi construído em 1907 pelo biólogo, académico e político Augusto Nobre, para acolher os restos mortais do irmão António Nobre, mas o corpo do poeta morto em 1900, e de outros membros da família, foi posteriormente transferido em 1946 para o cemitério de Leça da Palmeira, localidade onde tinha crescido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …