Estrangeiros interessados em abrir negócio no jazigo de António Nobre

dr scmp.pt

Jazigos no  Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Jazigos no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto

Um jazigo que pertenceu ao poeta António Nobre à venda num site de imobiliário para estrangeiros atraiu interessados numa segunda habitação em Portugal ou em abrir um negócio dentro do cemitério, afirmou a agente.

“Já me telefonaram pessoas de vários países a perguntar se podiam ali abrir uma casa de chá ou de gelados“, revelou à Lusa a proprietária da agência Russell & Decoz Lda, Julie Russell.

Porém, salientou, apesar de estar anunciado no site britânico Rightmove como uma “propriedade distinta com um quarto“, o jazigo 1079 do Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, não pode ter outro uso senão aquele para o qual foi destinado.

À venda por 47.500 euros, é descrito como “o destino supremo para família e amigos“, oferecendo acomodação para 12 pessoas “dormirem” numa “localização pacífica no centro do Porto” e que tem como vantagens baixos custos de manutenção e ser oferecido desocupado.

Na realidade, a construção em pedra resume-se a 2,8 metros de comprimento e largura com três prateleiras de cada lado que podem acolher seis caixões e mais uma câmara subterrânea com espaço para mais seis caixões.

Julie Russell, expatriada britânica cuja agência imobiliária está baseada em Moncarapacho, no Algarve, desde 1992, garante que o anúncio “é genuíno” e explica que o colocou por amizade ao proprietário, que reside localmente e que herdou o jazigo.

Porém, embora exista um mercado para a compra de jazigos em cemitérios portugueses, cujo preço pode ir até aos 65.000 euros, o túmulo que acolheu o famoso autor de “Só” não recebeu nenhuma proposta de compra séria durante os cerca de 10 anos em que está à venda.

Mesmo assim, a agente admite que o anúncio tem tido como consequência atrair potenciais clientes para outras propriedades, sobretudo aposentados britânicos, escandinavos e americanos interessados em residências para se instalarem no sul de Portugal.

O jazigo foi construído em 1907 pelo biólogo, académico e político Augusto Nobre, para acolher os restos mortais do irmão António Nobre, mas o corpo do poeta morto em 1900, e de outros membros da família, foi posteriormente transferido em 1946 para o cemitério de Leça da Palmeira, localidade onde tinha crescido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …