MP investiga Estoril-FC Porto após denúncia de resultado combinado

Mário Cruz / Lusa

O Ministério Público está a investigar o jogo Estoril-FC Porto, disputado no passado dia 21 de Fevereiro, com vitória dos dragões por 3-1, após uma denúncia anónima sobre a alegada combinação do resultado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao Observador a recepção da denúncia, destacando que a remeteu para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, que agora está a investigar o caso.

De acordo com o jornal A Bola, a denúncia “dá conta de uma suposta reunião entre um executivo da Traffic, empresa que detém a maioria do capital da SAD do Estoril, um empresário e um dirigente do FC Porto” para a alegada “combinação de resultado”.

O encontro terá decorrido “num hotel de Lisboa, na véspera da segunda parte do jogo”, ou seja, no dia 20 de Fevereiro, aponta o jornal desportivo.

A denúncia também dará nota de “uma alegada transferência bancária para a Estoril, SAD, no valor de 730 mil euros, efectuada dias depois do desafio”, constata ainda.

A segunda parte do Estoril-FC Porto realizou-se a 21 de Fevereiro, depois de o jogo ter sido interrompido ao intervalo, a 15 de Janeiro, na sequência de problemas de segurança na bancada do Estádio António Coimbra da Mota. O Estoril estava, então, a ganhar por 1-0.

O FC Porto acabou por vencer o desafio por 3-1, graças aos golos de Soares (bis) e Alex Telles marcados nos segundos 45 minutos, disputados na semana passada.

Esta denúncia anónima em torno do jogo surge depois de várias trocas de acusações entre o director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, e o empresário César Boaventura, ligado às transferências de jogadores, como Gabriel Barbosa e Lisandro López, para o Benfica.

O Observador lembra que César Boaventura chegou a escrever, nas redes sociais, que tinha sido “abordado por um administrador da SAD do FC Porto para mentir relativamente a jogos viciados ou comprados”, mostrando-se “disponível para ser chamado pela Polícia Judiciária”. O empresário terá depois editado a publicação para substituir “administrador da SAD do FC Porto” por “administrador da SAD de um clube”.

Na resposta ao empresário, Francisco J. Marques acusou-o de fazer parte da “estratégia do Benfica”, garantindo que “nenhum administrador, ninguém da SAD do FC Porto se reuniu com César Boaventura”.

No Twitter, o diretor de comunicação dos dragões já reagiu à notícia do jornal desportivo. “Pronto, fomos apanhados. Agora só falta descobrirem outros jogos. Ou vocês não acharam suspeitos aqueles penáltis do Jardel e do Luisão? Estavam comprados, há transferências bancárias com toda a certeza. Agora a sério, e que tal notícias sobre o clube investigado por corrupção?”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. talvez la para o ano de 2025 esteja terminado o processo de averiguaçoes ..entretanto caducou !!!! e o polvo continua a espalhar os tentaculos ….. na bancada do estoril no estadio de portimao.. no municipal de chaves…..por isso e que jmarques trata com desdem a justiça e brinca com a situaçao!!!!!…

    • Você é um folgazão, só pode… Quem não tiver umas gigantes palas vermelhas, sabe perfeitamente qual é o clube onde a corrupção está entranhada até aos ossos, qual cancro na nossa sociedade. Onde a corrupção é muito mais do que uma situação episódica, é algo já de nascimento, identitário. Clube que é uma autêntica seita, cuja podridão grassa no meio do compadrio, arranjinhos, corrupção e dissimulação.
      Tire as palas porque afinal nem você acredita no que escreveu…

      • Têm toda a razão caro leitor, o fcp é e sempre foi o clube que mais campeonatos ganhou com a corrupção, muito antes do apito dourado.
        Neste momento não lhe resta outra situação, têm que arriscar tudo, foi o Estoril, foi o Portimonense, foi o chaves,etc…
        O fcp porque é o clube menor dos 3 grandes, vai ter que ganhar alguma coisa a todo o custo muito rapidamente, o fcp não conseguia estar tanto tempo sem ganhar nada como SCP.
        VIVA O SCP.!!!

      • ate ja se sabe que esse clube da corrupçao pagou 700 mil euros ao estoril na vespera do jogo….em que estava a perder e que interrompeu ilegalmente…..
        pasme se o seu comentario mas e costume…. convem acusar os outros … quando nao temos a consciencia tranquila… vai ser desta que vao ganhar a 2 liga com a equipe principal.. vai ser divertido ver as duas na 2 liga eheheheheheehh!!!!

      • Este já se esqueceu do apito dourado do pintinho que foi na véspera das buscas para Espanha quando avisado por amigo da PJ!
        Quem não deve não teme!
        Voltam a ter alguns milhões e volta logo tudo ao mesmo… não é? Ou será só coincidência?
        Tenham consciência, e não tentem apontar o dedo a quem nada deve nada teme!

        • Um grupelho de galinholas corruptas mentirosas a opinar sobre o Porto, é como estar a ouvir muçulmanos a opinar sobre a Bíblia… A vossa opinião não tem qualquer credibilidade e vale zero à esquerda.
          Felizmente já vi o meu clube ganhar tudo o que há para ganhar, incluíndo um pentacampeonato, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, ser campeão do Mundo… E tudo ao vivo e a cores, com a família a amigos. Também já vi o meu clube diversas vezes a chapar 5 nas galinhas corruptas, quer no Dragão quer no galinheiro… E tudo ao vivo e a cores, com a família a amigos.
          No futebol já vi tudo, menos uma coisa: as galinhas corruptas ganharem um campeonato limpo.

          • Porque as tripas sao limpas, ao vivo e a cores, não é verdade?
            A pagar dívidas non “momento certo”, não é verdade?

            Quem não deve não teme, não é verdade? Porquê ir dar uma voltinha a Espanha no momento certro, não é verdade?

            Chapar 5, deve ser a dor de ontem, não é verdade?
            Entrou atravessado e não saiu, nao é verdade?

            Que trolhas. São tão inocentes…

  2. como nao podemos fazer um “reset e uma formatação” ao futebol como se faz aos computadores, acho que deviam alterar as leis todas do futebol.
    acho que com penas mais duras tudo se resolvesse.
    se fossem confirmados favorecimentos aos clubes, se estes fossem logo irradiados durante uns meses ou anos ou ate no mesma epoca (baixar automaticamente de divisao), ja o futebol era uma maravilha
    queria ver se haveria casos destes.
    mas para isso as investigaçoes teriam que ser mais rapidas e nao demorar anos

  3. É preciso ser-se mesmo um grande palerma para acreditar nisto.

    Refere a notícia: ““uma alegada transferência bancária para a Estoril, SAD, no valor de 730 mil euros, efectuada dias depois do desafio”
    Acham mesmo que se quisessem fazer isto iriam fazer uma transferência bancária? Valha-me Deus que isto é mesmo um país de gente burra. E o Estoril passava uma fatura e um recibo com o objeto: Venda de resultado. País de burros.

    • A transferência não é alegada, existe mesmo.

      Nao acha no mínimo “mau aspecto” pagar uma dívida do género na vespera de ganhar um jogo em que até estavam a perder???

      Digo eu de que, não sei… eu preferia ter feito o pagamento num outro momento “mais oportuno”, que não se prestase a quaisquer dúvidas; teria sido muito mais inteligente.

      Ah, esquecia-me que por essas terras só conhecem a palavra espertalhice…

  4. Muito conveniente ter uma dívida para saldar em cima do jogo.
    Para o Estoril, é muito dinheiro e recorrer à justiça para o receber – ainda que devido – como sabemos só produz processos para durar no tempo, e entretanto o tal pagamento não chega mesmo.

    A dívida foi paga DEPOIS do resultado. Se por acaso o resultado tivesse sido diferente – por um mero acaso – teria a tal dívida sido paga???

    Há que reconhecer que sabem fazê-las… não se pode provar nada.

RESPONDER

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …