/

Estátuas de Rainha Isabel II e Rainha Vitória derrubadas em protesto contra passado colonial

Twitter

A indignação no Canadá tem crescido depois de terem sido encontradas centenas de sepulturas não identificadas pertencentes a crianças indígenas.

A questão tem vindo a gerar revolta entre os manifestantes que agora acabaram por derrubar uma estátua da Rainha Vitória e outra da Rainha Isabel II. As duas monarcas são vistas como símbolos da história colonial do país, uma vez que o Canadá é uma antiga colónia britânica e membro da Commonwealth.

De acordo com o Sky News, esta quinta-feira, um grupo de manifestantes reuniu-se em Winnipeg, capital do Manitoba, para assinalar o Dia do Canadá, que celebra o Ato Constitucional de 1867 e a sua independência.

O grupo identificado com camisolas cor de laranja cobriu a base e a estátua de impressões de mãos de crianças com tinta vermelha deixando uma mensagem: “Nós também já fomos crianças. Tragam-nas para casa”.

Os manifestantes acabaram por derrubar a imponente estátua da Rainha Vitória, em frente ao edifício legislativo de Manitoba, após a amarrarem com cordas e recorrendo à força humana. No mesmo jardim, estava também uma estátua mais pequena de Isabel II que acabou também no chão.

Um vídeo divulgado no Twitter pela APTN mostra os manifestantes a derrubarem a estátua da Rainha Vitória e os festejos que se seguiram.

De recordar que a partir de 1863 foi criado no Canadá um sistema escolar residencial indígena com escolas administradas por igrejas cristãs e para onde eram enviadas crianças, de forma a afastá-las da sua cultura.

Os menores eram retirados à força às suas famílias, estimando-se que 150 mil crianças tenham passado pelo sistema. Muitas não voltaram às suas comunidades ou porque fugiram ou porque morreram nas escolas.

As manifestações surgem depois de, na quarta-feira, um grupo indígena canadiano ter encontrado 182 corpos antiga escola católica perto de Cranbrook.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.