Estátua do rei Carlos III vandalizada com bolo de chocolate. Obra de Monet também foi atacada

2

(cv)

Os ataques de ativistas climáticos contra obras de arte têm-se multiplicado. Depois de um quadro de Van Gogh foi a vez de uma obra de Monet e da estátua de cera do rei Carlos III.

A figura de cera do rei Carlos III foi esta segunda-feira vandalizada com bolo de chocolate, no museu Madame Tussauds, em Londres. O ato de vandalismo foi levado a cabo por dois ativistas do movimento Just Stop Oil.

Eilidh McFadden, de 20 anos, e Tom Johnson, de 29 anos, saltaram por cima da barreira de segurança, revelaram as suas t-shirts com a frase “Just Stop Oil” e cada um deles esfregou bolo de chocolate na cara do modelo de cera do rei Carlos III.

“Nós estamos aqui porque procuramos proteger as nossas liberdades e direitos, porque procuramos proteger esta terra verde e agradável que é a herança de todos nós”, disseram os ativistas num comunicado citado pela Sky News.

“A ciência é clara. A exigência é simples: apenas parem com o petróleo e o gás. É canja [‘piece of cake’, na expressão em inglês]”.

Os dois ativistas foram detidos, confirmou a polícia londrina, que depois informou ter detido ainda mais duas pessoas.

No domingo, quatro ativistas do grupo de ação climática Letzte Generation atiraram puré de batata contra um quadro de Claude Monet, em exposição no Museu Barberini de Postdam, na Alemanha.

A obra foi vendida por 110 milhões de dólares em 2019. O quadro estava protegido por uma vitrine e, por isso, não ficou danificado.

Ainda este mês, ativistas do movimento Just Stop Oil atiraram sopa de tomate à pintura “Girassóis“ de Van Gogh e depois colaram-se à parede, em protesto contra o petróleo.

“O que vale mais, a arte ou a vida? Estão mais preocupados com a proteção de uma obra do que com a do planeta e das pessoas?”, questionaram os ativistas, que atiraram sopa a uma pintura estimada em cerca de 86 milhões de euros.

“Milhões de famílias com fome e frio não podem pagar petróleo, não conseguem sequer aquecer uma lata de sopa”, alertaram os ativistas.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Parece-me que estes activistas só prestam para descredibilizar a sua (suposta) causa. O que tem a arte a ver com o petróleo, a ecologia ou a sustentabilidade?! Se querem defender o planeta, façam alguma coisa de útil e que se perceba. Isto é só criancice.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.