Estátua do Papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se do comunismo.

Segundo o The Independent, a estátua que homenageia o papa João Paulo II, mostra o papa a lançar uma pedra gigante numa lago com água vermelha que o rodeia. A obra de arte está a provocar um debate aceso na Polónia, país natal do Papa.

A escultura do artista polaco Jerzy Kalina, intitula-se “Poisoned Well”, e foi inaugurada quinta-feira em frente ao Museu Nacional de Varsóvia, com o objetivo de assinalar os 100 anos do nascimento do Papa – um dos mais queridos entre a comunidade católica.

De acordo com Kalina, a obra colocada na fonte do museu está relacionada com os esforços de João Paulo II para ajudar a libertar a Polónia do comunismo, por isso a água é simbolizada com a cor vermelha.

Alguns críticos associam a obra de arte a sangue e violência. A escultura também foi ridicularizada nas redes sociais, com alguns comentaristas comparando a imagem do papa, com uma personagem de desenhos animados.

O museu disse que a instalação da obra foi uma resposta de Kalina a “La Nona Ora” – a escultura do artista italiano Maurizio Cattelan que representava o papa como um “velho fraco”. Na altura, o trabalho de Cattelan, que foi exibido na Varsóvia em 2000, foi visto como desrespeitoso o que provocou uma grande discórdia.

Kalina disse na cerimónia de inauguração da estátua que ficou chateado consigo mesmo, por não ter respondido à “provocação de Cattelan” anos mais cedo. O artista diz que com a obra que elaborou, se opõe ao trabalho feito pelo artista italiano, que representa “um papa indefeso”.

Com o nome Karol Wojtyla, o papa nasceu na cidade de Wadowice, no sul da Polónia. João Paulo II comandou a igreja Católica de outubro de 1978 até à sua morte em abril de 2005. Apesar de ser adorado pelos católicos, alguns críticos dizem que durante o seu papado, a Igreja não responsabilizou os padres por abuso sexual de crianças.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …