/

Estátua de diabo “alegre demais” divide moradores em Espanha

4

Câmara Municipal de Segóvia

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser “alegre demais” por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha.

A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda local, que diz que o diabo foi enganado para construir o famoso aqueduto da cidade -erguido pelos romanos no século I.

Mas os moradores afirmam que a fazer do demónio – que está a sorrir e a tirar uma selfie com um smartphone – é alegre demais.

A controvérsia chegou a tal nível que terá de ser o Tribunal de Contencioso Administrativo  Segóvia quem decide se se deve ou não colocar a estátua do artista José Antonio Abella doada pelo empresário José Luis Herrero de Andrés, porque é um atentado contra o sentimentos religiosos. Além disso, os moradores também consideram que “quebra a estética” e que “é feio”.

A responsável socialista da cidade, Clara Luquero, optou por defender a colocação desta estátua do diabo que, segundo a lenda, construiu o aqueduto numa noite, mas sem lhe dar tempo para colocar a última pedra deste monumento de origem romana.

Um juiz ordenou que a instalação da escultura fosse suspensa enquanto é avaliado se é de facto ofensiva para os cristãos.

Mais de 5,4 mil pessoas – pouco mais de 10% da população da cidade – assinaram uma petição a pedir o cancelamento da instalação da escultura. A petição diz que, como o diabo é representado de maneira “jovial”, com um telemóvel na mão, “enaltece o mal” e, portanto, é “ofensivo para os católicos”.

O texto acrescenta que o diabo é supostamente “repulsivo e desprezível” – e não gentil, como o “diabo bondoso e sem maldade” que foi proposto.

O artista disse que ficou surpreendido com o nível das críticas direcionadas à sua obra de arte. “Parece-me inacreditável que as pessoas sejam tão ferozmente contrária a escultura de um demónio para celebrar uma lenda popular, ensinada a crianças nas escolas”.

O autor do trabalho acrescentou o smartphone à escultura, aludindo ao facto de o diabo estar a tirar uma fotografia com o seu trabalho, o Aqueduto, em segundo plano.

A vereadora Claudia de Santos também chamou a campanha de “injusta e desanimadora”. Segundo a imprensa espanhola, a responsável disse que ia tentar garantir que a instalação da escultura prosseguisse como planeado.

ZAP // BBC

4 Comments

  1. Dasss mas aquilo é a estatua do diabo para os espanhois? Então não conhecem o N/ primeiro ministro Antonio Costa e vejam a figura viva da estatua a única diferença é que não tem os cornos à vista.

    • Bem, não sendo partidário de qualquer corrente política, e não apoiando qualquer tipo de partido, acho que este comentário de “Basaroco” é inoportuno e ofensivo. Não dignifica em nada este espaço de divulgação de ideias e de discussão. Não merece estar aqui.

  2. Um diabo sorridente ofende os católicos, mas padres pedófilos e encobertos pela igreja não, nem a igreja pedir a contribuição na Páscoa até a pobres, mas com o Vaticano tem cofres cheios… entre outras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.