Estátua de diabo “alegre demais” divide moradores em Espanha

Câmara Municipal de Segóvia

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser “alegre demais” por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha.

A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda local, que diz que o diabo foi enganado para construir o famoso aqueduto da cidade -erguido pelos romanos no século I.

Mas os moradores afirmam que a fazer do demónio – que está a sorrir e a tirar uma selfie com um smartphone – é alegre demais.

A controvérsia chegou a tal nível que terá de ser o Tribunal de Contencioso Administrativo  Segóvia quem decide se se deve ou não colocar a estátua do artista José Antonio Abella doada pelo empresário José Luis Herrero de Andrés, porque é um atentado contra o sentimentos religiosos. Além disso, os moradores também consideram que “quebra a estética” e que “é feio”.

A responsável socialista da cidade, Clara Luquero, optou por defender a colocação desta estátua do diabo que, segundo a lenda, construiu o aqueduto numa noite, mas sem lhe dar tempo para colocar a última pedra deste monumento de origem romana.

Um juiz ordenou que a instalação da escultura fosse suspensa enquanto é avaliado se é de facto ofensiva para os cristãos.

Mais de 5,4 mil pessoas – pouco mais de 10% da população da cidade – assinaram uma petição a pedir o cancelamento da instalação da escultura. A petição diz que, como o diabo é representado de maneira “jovial”, com um telemóvel na mão, “enaltece o mal” e, portanto, é “ofensivo para os católicos”.

O texto acrescenta que o diabo é supostamente “repulsivo e desprezível” – e não gentil, como o “diabo bondoso e sem maldade” que foi proposto.

O artista disse que ficou surpreendido com o nível das críticas direcionadas à sua obra de arte. “Parece-me inacreditável que as pessoas sejam tão ferozmente contrária a escultura de um demónio para celebrar uma lenda popular, ensinada a crianças nas escolas”.

O autor do trabalho acrescentou o smartphone à escultura, aludindo ao facto de o diabo estar a tirar uma fotografia com o seu trabalho, o Aqueduto, em segundo plano.

A vereadora Claudia de Santos também chamou a campanha de “injusta e desanimadora”. Segundo a imprensa espanhola, a responsável disse que ia tentar garantir que a instalação da escultura prosseguisse como planeado.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Dasss mas aquilo é a estatua do diabo para os espanhois? Então não conhecem o N/ primeiro ministro Antonio Costa e vejam a figura viva da estatua a única diferença é que não tem os cornos à vista.

    • Bem, não sendo partidário de qualquer corrente política, e não apoiando qualquer tipo de partido, acho que este comentário de “Basaroco” é inoportuno e ofensivo. Não dignifica em nada este espaço de divulgação de ideias e de discussão. Não merece estar aqui.

  2. Um diabo sorridente ofende os católicos, mas padres pedófilos e encobertos pela igreja não, nem a igreja pedir a contribuição na Páscoa até a pobres, mas com o Vaticano tem cofres cheios… entre outras.

RESPONDER

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …