Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

Hugo Delgado / Lusa

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS.

Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O melhor jogador a atuar de momento na Liga NOS, de acordo com o índice de performance da InStat e do Observatório do Futebol (CIES), é Wilson Manafá.

O lateral direito portista tem estado em boa forma ao serviço do FC Porto. O jogador de 26 anos esteve em evidência, por exemplo, no jogo frente à Juventus, no qual conseguiu anular as constantes ameaças dos campeões italianos.



Manafá é um dos elementos mais utilizados por Sérgio Conceição nesta temporada, participando em 30 jogos até ao momento. A aposta do treinador portista é corroborada pelas estatísticas, que mostram a influência do jogador no sucesso da equipa.

Qualidades como a velocidade, a propensão ofensiva e a capacidade de desarme fazem de Manafá uma boa opção para o futebol moderno, em que um ala tem de saber atacar tão bem quanto defender.

O índice da InStat é usado pelos departamentos de scouting dos grandes clubes europeus e é calculado com base num algoritmo que considera a contribuição do jogador para o sucesso da equipa, a importância das suas ações, o nível do adversário e o nível do campeonato em que joga.

De acordo com o seu site, cada parâmetro tem um fator que muda dependendo do número de ações e eventos na partida. Existe um conjunto único de parâmetros chave para cada posição (12 a 14 fatores). O peso dos fatores de ação difere dependendo da posição do jogador – por exemplo, erros graves cometidos por defesas centrais e a sua frequência afetam o Índice InStat mais do que aqueles cometidos por atacantes.

Pondo os dados todos na misturadora, Wilson Manafá recebe um índice de 301. João Cancelo, por exemplo, tido como o lateral direito em melhor forma, tem um índice de 366. Lionel Messi, o jogador com o maior índice, atinge os 398.

Jogadores como Pedro ‘Pote’ Gonçalves, Jan Vertonghen ou Jesús Corona aproximam-se do desempenho de Manafá. No entanto, para todos os efeitos, é o lateral quem usa a coroa.

Os primeiros atletas fora dos ‘três grandes’ a aparecerem são todos eles do Sporting de Braga: Iuri Medeiros e Wanderson Galeno, empatados no 21.º lugar, e Raúl Silva, em 25.º lugar.

Tiago Tomás (135.º), Moussa Marega (111.º) e Haris Seferovic (109.º) são os jogadores pior cotados do ‘três grandes’.

Todavia, o melhor onze a atuar de momento em Portugal seria constituído unicamente por jogadores de FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.

BuildLineup

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …

Medina diz que o comportamento de Sócrates "corrói o funcionamento da vida democrática"

Os dirigentes socialistas têm estado num silêncio sobre o caso José Sócrates. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reagiu, afirmando que a acusação do juiz de instrução Ivo Rosa é de "enorme gravidade …

Investigadores da Microsoft sugerem que todo o Universo é um "computador autodidata"

Uma equipa de físicos teóricos, que estão a trabalhar com a Microsoft, acredita que todo o Universo é um sistema de autoaprendizagem de leis evolutivas. Chamado de "The Autodidactic Universe" ("O Universo Autodidata"), o artigo argumenta …

Marte não secou de uma vez. Em vez disso, passou por vários ciclos de "vida e morte"

As preciosas capturas da Curiosity no Monte Sharp, localizado dentro da cratera Gale, permitiram aos cientistas identificar as condições climáticas de Marte no passado. Tudo graças às assinaturas que deixaram nas rochas e que agora …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …