Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

Hugo Delgado / Lusa

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS.

Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O melhor jogador a atuar de momento na Liga NOS, de acordo com o índice de performance da InStat e do Observatório do Futebol (CIES), é Wilson Manafá.

O lateral direito portista tem estado em boa forma ao serviço do FC Porto. O jogador de 26 anos esteve em evidência, por exemplo, no jogo frente à Juventus, no qual conseguiu anular as constantes ameaças dos campeões italianos.

Manafá é um dos elementos mais utilizados por Sérgio Conceição nesta temporada, participando em 30 jogos até ao momento. A aposta do treinador portista é corroborada pelas estatísticas, que mostram a influência do jogador no sucesso da equipa.

Qualidades como a velocidade, a propensão ofensiva e a capacidade de desarme fazem de Manafá uma boa opção para o futebol moderno, em que um ala tem de saber atacar tão bem quanto defender.

O índice da InStat é usado pelos departamentos de scouting dos grandes clubes europeus e é calculado com base num algoritmo que considera a contribuição do jogador para o sucesso da equipa, a importância das suas ações, o nível do adversário e o nível do campeonato em que joga.

De acordo com o seu site, cada parâmetro tem um fator que muda dependendo do número de ações e eventos na partida. Existe um conjunto único de parâmetros chave para cada posição (12 a 14 fatores). O peso dos fatores de ação difere dependendo da posição do jogador – por exemplo, erros graves cometidos por defesas centrais e a sua frequência afetam o Índice InStat mais do que aqueles cometidos por atacantes.

Pondo os dados todos na misturadora, Wilson Manafá recebe um índice de 301. João Cancelo, por exemplo, tido como o lateral direito em melhor forma, tem um índice de 366. Lionel Messi, o jogador com o maior índice, atinge os 398.

Jogadores como Pedro ‘Pote’ Gonçalves, Jan Vertonghen ou Jesús Corona aproximam-se do desempenho de Manafá. No entanto, para todos os efeitos, é o lateral quem usa a coroa.

Os primeiros atletas fora dos ‘três grandes’ a aparecerem são todos eles do Sporting de Braga: Iuri Medeiros e Wanderson Galeno, empatados no 21.º lugar, e Raúl Silva, em 25.º lugar.

Tiago Tomás (135.º), Moussa Marega (111.º) e Haris Seferovic (109.º) são os jogadores pior cotados do ‘três grandes’.

Todavia, o melhor onze a atuar de momento em Portugal seria constituído unicamente por jogadores de FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.

BuildLineup

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …