/

“Estarão a receber dicas de moda de Trump?” Crocodilos do Nepal estão enferrujados

1

Phoebe Griffith / Twitter

Crocodilo-persa de água doce, ‘enferrujado’

Alguns crocodilos-persa de água doce e gaviais do Parque Nacional de Chitwan, no Nepal, foram vistos com um revestimento cor-de-laranja. Resposta estava nas águas.

Crocodilos-persa de água doce e gaviais do Nepal estão a levantar as sobrancelhas dos locais.

Na região, alguns destes animais estão a ficar cor-de-laranja. Cientistas ainda não sabem ao certo a que se deve esta súbita mudança de pigmentação.

A investigadora pós-doutoral do Instituto de Ecologia de Água Doce e Pesca Interior de Leibniz, Phoebe Griffith, recorreu — com alguma comédia — ao Twitter para expôr o caso peculiar.

“Será que estes crocodilos andaram a beber muito Sunny D? Desajeitadamente a comer Cheetos? Ou estarão a receber dicas de moda de Donald Trump?”, escreveu.

Perplexos, investigadores juntaram-se ao projeto costa-marfinense Mecistops para descobrir o porquê do novo bronzeado dos animais do Parque Nacional de Chitwan, área protegida dos contrafortes dos Himalaias, onde foram avistados.

Rapidamente perceberam que, muito possivelmente, estes répteis estão… enferrujados.

“Aparentemente algumas áreas do Chitwan têm elevados níveis de ferro na água, e o ferro reage com o oxigénio para formar uma substância laranja a que chamamos óxido de ferro”, explicou Griffith.

Os gaviais (Gavialis gangeticus), crocodilos de água doce de longos narizes, passam a maior parte do seu tempo na água e podem crescer até aos cinco metros e pesar até 250 quilos, segundo o Live Science.

Atualmente ameaçados pela extinção, restam apenas 200 gaviais no planeta e a maioria está presente no Parque Nacional de Chitwan, onde enfrentam condições ambientais adversas à sua sobrevivência.

Apesar do alerta, a condição destes répteis e dos crocodilos-persa não é permanente e a cor alaranjada pode ser lavada em águas mais limpas.

Tomás Guimarães, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.