/

“Vou estar aqui muitos aninhos”. Pedro Nuno Santos não se demite

6

Tiago Petinga / Lusa

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta quarta-feira, em resposta a um deputado do CDS, que não só se demite das suas funções, como também continuará no palco político por “muitos aninhos”. 

“A minha presença aqui devia ser suficiente para responder à sua pergunta”, afirmou, em resposta ao deputado do CDS João Gonçalves Pereira, durante uma  audição na Assembleia da República, a pedido do Bloco de Esquerda, sobre o plano de reestruturação da TAP.

De acordo com o Expresso, o centrista ao ministro das Infraestruturas se tinha condições para continuar depois de ter sido desautorizado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Pedro Nuno Santos, recorde-se, pretendia levar ao Parlamento o plano de reestruturação da companhia aérea portuguesa, ao contrário de António Costa, que veio a público dizer que a matéria em causa e cabia só e apenas ao Governo.

Considerando a pergunta do centrista provocatória, Pedro Nuno Santos disse ainda: “Estou aqui e vou estar aqui muitos aninhos, pode ter a certeza do que lhe estou a dizer”.

Na mesma audição, o governante afirmou que o acionista David Neeleman “não tinha um euro para meter na TAP” e que o Governo quis ser “senhor” do plano de reestruturação.

David Neeleman não tinha um euro para meter na TAP”, garantiu.

Assim, prosseguiu, o Governo preferiu pagar 55 milhões de euros ao antigo acionista David Neeleman para sair da companhia e abdicar das prestações acessórias a que tinha direito, tornando-se, assim, “senhor do plano de reestruturação”, em vez de deixar essa responsabilidade a um privado que “mais cedo ou mais tarde” sairia da estrutura acionista.

“Tínhamos um sócio que não queria meter nem um cêntimo na companhia aérea. Os senhores [deputados] queriam que nós garantíssemos, que déssemos uma garantia pública para empréstimos à TAP, […] e eles continuariam a gerir a empresa de acordo com os seus interesses, […] que não estavam alinhados com os bons interesses do país e dos portugueses?” questionou o ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Segundo avançou Pedro Nuno Santos, o outro acionista do consórcio Atlantic Gateway, Humberto Pedrosa (e que se mantém ainda na estrutura acionista) “abdicou voluntariamente das prestações acessórias”, que podiam ser convertidas em ações, ao contrário de David Neeleman.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. 1º nem tínhamos que ser sócios de uma empresa que tinha sido vendida na integra. Voçês é que foram a correr comprar parte da empresa, depois estava a vista de todos os que tem 2 dedos de testa o que aconteceu. Não venham para aqui dizer que isto foi um imprevisto que não estavam a contar. Todos nós sabemos o estado da TAP á décadas, não é de agora.
    Expliquem e demonstrem as razões palpáveis e credíveis da razão de terem comprado a TAP quando já não era da responsabilidade dos portugueses.
    A constituição tem de ser alterada para Responsabilizar os politicos pelos Danos Graves causados ao pais e aos portugueses.
    Politicos corruptos, ladrões – estamos cheios/fartos de vos ter á frente do pais.

  2. Há Bandeiras que custam caro, para não dizer “de Luxo”. Tenho uma em casa que só me custou vinte €. Companhia Aérea caríssima, usufruída por pessoas com grande poder de compra, VIP’s, Clubes de Futebol, Empresários, Políticos, quanto aos mais modestos (que são a grande maioria de viajantes) viajam noutras companhias com preços mais acessíveis !…..isto é a REALIDADE !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.