Estão a abrir quatro supermercados por semana em Portugal

As cadeias da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição criaram entre cinco e sete mil postos de trabalho, adiantou Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED. Em 2019, as cadeias de retalho deverão investir mais de 300 milhões.

No ano passado, nasceram 165 supermercados, valor que sobe para 212 lojas se juntarmos o retalho não alimentar, segundo o Sale Index 2019, da Marktest Consulting. Lisboa foi o distrito com mais aberturas (51 lojas), seguido de Leiria e Setúbal (18 cada) e Évora (15). Porto, Coimbra e Viana do Castelo viram 13 unidades abrir portas no distrito.

Prevê-se que este ritmo “continue a ocorrer pelo menos nos próximos meses”, disse Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, ao Diário de Notícias.

“Desde o início do ano, já inaugurámos cinco novas lojas Continente“, diz fonte oficial da cadeia. A mais recente, a Continente Bom Dia, no Centro Comercial Via Catarina. Quantas mais unidades a Sonae MC conta abrir este ano não foi adiantado, mas no prospeto da oferta pública a empresa indicava que, entre 2019 e 2021, previa abrir “cerca de 50-60 lojas Continente Bom Dia, 4-8 lojas Continente Modelo e cerca de 150 lojas de formatos adjacentes”  investir em expansão 260 a 280 milhões de euros.

“Prevemos abrir 10 lojas em Portugal, num investimento a rondar os 2,5 milhões”, diz Mário Pereira Pereira, chief operating officer da Worten Ibéria.

O movimento de expansão também está a ser acompanhado pela concorrente Fnac. “Contamos abrir cinco lojas em 2019“, num investimento de sete milhões, diz José Leite, diretor de desenvolvimento. A primeira foi no shopping Ubbo (ex-DolceVita Tejo).

Abrir cerca de 10 Pingo Doce está nos planos da Jerónimo Martins, que antecipa investir cerca de 120 milhões em Portugal, anunciou o CEO, Pedro Soares dos Santos. O Lidl não adiantou quantas lojas planeia nem quanto vai investir, mas no primeiro trimestre fiscal de 2019 passou a haver uma “nova loja em Boliqueime, Algarve, um investimento aproximado de 8 milhões, outra em Cascais-Tires, em substituição da anterior agora demolida”, diz Pedro Rebocho, administrador de vendas do Lidl.

“Este ano, prevemos abrir cerca de 15 lojas. Estimamos duplicar o investimento realizado em 2018”, revela João Magalhães, administrador do grupo Os Mosqueteiros – cerca de 60 milhões.

“Vamos continuar a apostar no formato de ultraproximidade e iremos abrir mais um hipermercado”, diz Ricardo Fonseca, diretor financeiro da Auchan Retail.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …