“Estamos a caminhar para o pico” da gripe, mas não será muito complicado

Nas últimas duas semanas do ano, foram verificadas mortes acima do esperado. Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, estima que o pico da doença se atinja nos próximos dias e que o surto não seja muito complicado este ano.

Dados divulgados pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), esta quinta-feira, mostram que a atividade gripal é baixa e que diminuiu de intensidade na primeira semana do ano. Contudo, já morreram 600 pessoas além do que era espectável para a época, avança o Expresso.

Os óbitos tiveram início nas duas últimas semanas do ano de 2017, altura em que as temperaturas mínimas médias começaram a descer.

Foram admitidos 17 doentes com gripe e, embora o número não seja muito alto, verificou-se que a proporção de casos de gripe admitidos em unidades de cuidados intensivos aumentou para mais do dobro, comparativamente com a última semana do ano, lê-se no Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe.

No entanto, é nos próximos dias que a gripe irá atingir o seu pico. Em entrevista à agência Lusa, Fernando Almeida, presidente do INSA, referiu que os dados reunidos apontam para que este “não seja um período muito complicado, em termos de epidemia”.

“Neste momento estamos no que consideramos o pleno período de surto”, afirmou o presidente, recordando que a epidemia demora entre oito a nove semanas e que, atualmente, “estamos a caminhar para o pico” da gripe.

No que diz respeito à vacinação, Fernando Almeida mostra-se confiante no efeito, tendo em conta que nunca como este ano se vacinaram tantas pessoas contra a gripe, apesar do vírus que circula atualmente – tipo B – não constar da vacina.

“O vírus B é um dos quais é possível fazer a imunização cruzada, o que quer dizer que quando a pessoa recebe a vacina recebe a estirpe que, mesmo não sendo igual, tem pedacinhos de ADN que são iguais e fica também imunizada”, explica.

O vírus tipo B não é tão virulento, ou seja, “não é tão grave quando provoca a gripe”. Segundo Fernando Almeida, a época gripal significa para o INSA um período “normal” de trabalho. “Estamos permanentemente preparados e integramos o plano para as temperaturas adversas”, disse.

Em relação aos casos mortais devido à gripe, o presidente é perentório. “Há casos mortais devido à gripe. Sempre houve e sempre haverá“.

Durante a última época gripal (2016/2017), a gripe e a vaga de frio terão sido responsáveis por 4.467 óbitos, segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, elaborado pelo INSA, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …