“Estamos a caminhar para o pico” da gripe, mas não será muito complicado

Nas últimas duas semanas do ano, foram verificadas mortes acima do esperado. Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, estima que o pico da doença se atinja nos próximos dias e que o surto não seja muito complicado este ano.

Dados divulgados pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), esta quinta-feira, mostram que a atividade gripal é baixa e que diminuiu de intensidade na primeira semana do ano. Contudo, já morreram 600 pessoas além do que era espectável para a época, avança o Expresso.

Os óbitos tiveram início nas duas últimas semanas do ano de 2017, altura em que as temperaturas mínimas médias começaram a descer.

Foram admitidos 17 doentes com gripe e, embora o número não seja muito alto, verificou-se que a proporção de casos de gripe admitidos em unidades de cuidados intensivos aumentou para mais do dobro, comparativamente com a última semana do ano, lê-se no Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe.

No entanto, é nos próximos dias que a gripe irá atingir o seu pico. Em entrevista à agência Lusa, Fernando Almeida, presidente do INSA, referiu que os dados reunidos apontam para que este “não seja um período muito complicado, em termos de epidemia”.

“Neste momento estamos no que consideramos o pleno período de surto”, afirmou o presidente, recordando que a epidemia demora entre oito a nove semanas e que, atualmente, “estamos a caminhar para o pico” da gripe.

No que diz respeito à vacinação, Fernando Almeida mostra-se confiante no efeito, tendo em conta que nunca como este ano se vacinaram tantas pessoas contra a gripe, apesar do vírus que circula atualmente – tipo B – não constar da vacina.

“O vírus B é um dos quais é possível fazer a imunização cruzada, o que quer dizer que quando a pessoa recebe a vacina recebe a estirpe que, mesmo não sendo igual, tem pedacinhos de ADN que são iguais e fica também imunizada”, explica.

O vírus tipo B não é tão virulento, ou seja, “não é tão grave quando provoca a gripe”. Segundo Fernando Almeida, a época gripal significa para o INSA um período “normal” de trabalho. “Estamos permanentemente preparados e integramos o plano para as temperaturas adversas”, disse.

Em relação aos casos mortais devido à gripe, o presidente é perentório. “Há casos mortais devido à gripe. Sempre houve e sempre haverá“.

Durante a última época gripal (2016/2017), a gripe e a vaga de frio terão sido responsáveis por 4.467 óbitos, segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, elaborado pelo INSA, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …