Estados Unidos entregam a França um Picasso roubado há 14 anos

U.S Department of Justice

"La Coiffeuse" / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

“La Coiffeuse” / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

As autoridades norte-americanas entregaram hoje a França a pintura “La Coiffeuse”, de Pablo Picasso, roubada há catorze anos do Centro George Pompidou, um dos museus de arte moderna e contemporânea mais visitados do mundo.

A embaixada francesa em Washington foi o local escolhido para a formalização da entrega da obra de arte e para mostrar a peça aos meios de comunicação social, que tinha sido contemplada pela última vez em 1998, em Munique, na Alemanha.

De acordo com o embaixador francês nos Estados Unidos, Frédéric Doré, a obra de Pablo Picasso, datada do início do século XX, mais precisamente do ano 1911, e avaliada em 15 milhões de dólares (cerca de 13 milhões de euros), é uma “peça única”, sendo o seu destino o museu Centro Pompidou, em Paris, de onde desapareceu em 2001.

O quadro foi encontrado em dezembro passado em Newark, cidade do Estado de Nova Jersey, num barco que vinha da Bélgica.

A embalagem tinha uma etiqueta onde se podia ler “Feliz Natal” e onde dizia tratar-se de uma peça de artesanato de 37 dólares.

Os agentes aduaneiros examinaram o barco e descobriram a obra de arte, entregando-a posteriormente ao Departamento de Segurança Nacional (DHS).

Na cerimónia de entrega do quadro, a diretora do Serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro (ICE) dos EUA, Sarah Saldaña, afirmou ser “uma honra poder devolver uma obra tão importante”, continuando o seu discurso dizendo que “é uma prioridade significativa” recuperar e devolver peças de arte roubadas.

“Num mundo que se torna cada vez mais pequeno, a proteção dos tesouros culturais têm uma importância cada vez maior”, prosseguiu, afirmando que a sua equipa está “comprometida a fazer todos os possíveis para devolver obras de arte aos seus proprietários legítimos”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Não estou a brincar. O quadro está mesmo de pernas para o ar. Aliás têm outro artigo sobre Picasso em que lhe chamam “pintor surrealista catalão”, mas Picasso não é um pintor surrealista. Modernista, ou cubista pode ser, mas não surrealista. Por sinal também não é catalão. Catalão e surrealista era o Dali.
        Esses erros devem ser evitados apesar de não vir mal ao mundo por isto.

        • Caro Rui Ramos,
          Obrigado pelo seu reparo. Picasso era de facto cubista, não surrealista. Está corrigido.
          Quanto à posição do quadro, após a sua observação inicial fizemos uma pesquisa de imagens da obra disponíveis online, e encontrámo-lo nas duas posições, com predominância para a posição em que o temos.
          Procurámos perceber qual será de facto a posição correcta (se existe) do quadro, e optámos por manter a nossa imagem como a temos após ter encontrado fotos de personalidades ligadas ao meio cultural francês ao seu lado, na posição em que se encontra.
          ex:
          O presidente do Centre Pompidou, Serge Lasvignes
          A ministra da Cultura da França
          Assim, sem prejuízo de que o Rui possa ter razão (acreditamos que por vezes, é mesmo o resto do mundo que está louco), com os dados de que dispomos, vamos presumir que ou o quadro pode ser exibido em qualquer das posições, ou que a posição correcta é aquela em que a temos, e manter a imagem como está.
          Entretanto, por inércia e falta de convicção, decidimos que vamos também manter a imagem como está no outro artigo em que a referimos aqui mesmo no ZAP, na qual curiosamente está ao contrário – ou correctamente, na sua opinião. 🙂
          Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …

Trump prepara ordem executiva contra redes sociais. Quer reduzir proteções legais das empresas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai assinar esta quinta-feira uma ordem executiva sobre as redes sociais, anunciou a Casa Branca, dois dias depois de o Twitter ter assinalado mensagens de Donald Trump com alertas de …

Mais 13 mortes e 304 novos casos. Reabertura da economia em Lisboa questionada

Embora a região Norte continue a ser a mais afetada pela pandemia, a situação na região da Grande Lisboa tem piorado. O Governo está a estudar o adiamento de algumas medidas de reabertura da economia …