Estados Unidos entregam a França um Picasso roubado há 14 anos

U.S Department of Justice

"La Coiffeuse" / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

“La Coiffeuse” / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

As autoridades norte-americanas entregaram hoje a França a pintura “La Coiffeuse”, de Pablo Picasso, roubada há catorze anos do Centro George Pompidou, um dos museus de arte moderna e contemporânea mais visitados do mundo.

A embaixada francesa em Washington foi o local escolhido para a formalização da entrega da obra de arte e para mostrar a peça aos meios de comunicação social, que tinha sido contemplada pela última vez em 1998, em Munique, na Alemanha.

De acordo com o embaixador francês nos Estados Unidos, Frédéric Doré, a obra de Pablo Picasso, datada do início do século XX, mais precisamente do ano 1911, e avaliada em 15 milhões de dólares (cerca de 13 milhões de euros), é uma “peça única”, sendo o seu destino o museu Centro Pompidou, em Paris, de onde desapareceu em 2001.

O quadro foi encontrado em dezembro passado em Newark, cidade do Estado de Nova Jersey, num barco que vinha da Bélgica.

A embalagem tinha uma etiqueta onde se podia ler “Feliz Natal” e onde dizia tratar-se de uma peça de artesanato de 37 dólares.

Os agentes aduaneiros examinaram o barco e descobriram a obra de arte, entregando-a posteriormente ao Departamento de Segurança Nacional (DHS).

Na cerimónia de entrega do quadro, a diretora do Serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro (ICE) dos EUA, Sarah Saldaña, afirmou ser “uma honra poder devolver uma obra tão importante”, continuando o seu discurso dizendo que “é uma prioridade significativa” recuperar e devolver peças de arte roubadas.

“Num mundo que se torna cada vez mais pequeno, a proteção dos tesouros culturais têm uma importância cada vez maior”, prosseguiu, afirmando que a sua equipa está “comprometida a fazer todos os possíveis para devolver obras de arte aos seus proprietários legítimos”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Não estou a brincar. O quadro está mesmo de pernas para o ar. Aliás têm outro artigo sobre Picasso em que lhe chamam “pintor surrealista catalão”, mas Picasso não é um pintor surrealista. Modernista, ou cubista pode ser, mas não surrealista. Por sinal também não é catalão. Catalão e surrealista era o Dali.
        Esses erros devem ser evitados apesar de não vir mal ao mundo por isto.

        • Caro Rui Ramos,
          Obrigado pelo seu reparo. Picasso era de facto cubista, não surrealista. Está corrigido.
          Quanto à posição do quadro, após a sua observação inicial fizemos uma pesquisa de imagens da obra disponíveis online, e encontrámo-lo nas duas posições, com predominância para a posição em que o temos.
          Procurámos perceber qual será de facto a posição correcta (se existe) do quadro, e optámos por manter a nossa imagem como a temos após ter encontrado fotos de personalidades ligadas ao meio cultural francês ao seu lado, na posição em que se encontra.
          ex:
          O presidente do Centre Pompidou, Serge Lasvignes
          A ministra da Cultura da França
          Assim, sem prejuízo de que o Rui possa ter razão (acreditamos que por vezes, é mesmo o resto do mundo que está louco), com os dados de que dispomos, vamos presumir que ou o quadro pode ser exibido em qualquer das posições, ou que a posição correcta é aquela em que a temos, e manter a imagem como está.
          Entretanto, por inércia e falta de convicção, decidimos que vamos também manter a imagem como está no outro artigo em que a referimos aqui mesmo no ZAP, na qual curiosamente está ao contrário – ou correctamente, na sua opinião. 🙂
          Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …