Estados Unidos entregam a França um Picasso roubado há 14 anos

U.S Department of Justice

"La Coiffeuse" / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

“La Coiffeuse” / A Cabeleireira, Pablo Picasso, 1911

As autoridades norte-americanas entregaram hoje a França a pintura “La Coiffeuse”, de Pablo Picasso, roubada há catorze anos do Centro George Pompidou, um dos museus de arte moderna e contemporânea mais visitados do mundo.

A embaixada francesa em Washington foi o local escolhido para a formalização da entrega da obra de arte e para mostrar a peça aos meios de comunicação social, que tinha sido contemplada pela última vez em 1998, em Munique, na Alemanha.

De acordo com o embaixador francês nos Estados Unidos, Frédéric Doré, a obra de Pablo Picasso, datada do início do século XX, mais precisamente do ano 1911, e avaliada em 15 milhões de dólares (cerca de 13 milhões de euros), é uma “peça única”, sendo o seu destino o museu Centro Pompidou, em Paris, de onde desapareceu em 2001.

O quadro foi encontrado em dezembro passado em Newark, cidade do Estado de Nova Jersey, num barco que vinha da Bélgica.

A embalagem tinha uma etiqueta onde se podia ler “Feliz Natal” e onde dizia tratar-se de uma peça de artesanato de 37 dólares.

Os agentes aduaneiros examinaram o barco e descobriram a obra de arte, entregando-a posteriormente ao Departamento de Segurança Nacional (DHS).

Na cerimónia de entrega do quadro, a diretora do Serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro (ICE) dos EUA, Sarah Saldaña, afirmou ser “uma honra poder devolver uma obra tão importante”, continuando o seu discurso dizendo que “é uma prioridade significativa” recuperar e devolver peças de arte roubadas.

“Num mundo que se torna cada vez mais pequeno, a proteção dos tesouros culturais têm uma importância cada vez maior”, prosseguiu, afirmando que a sua equipa está “comprometida a fazer todos os possíveis para devolver obras de arte aos seus proprietários legítimos”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Não estou a brincar. O quadro está mesmo de pernas para o ar. Aliás têm outro artigo sobre Picasso em que lhe chamam “pintor surrealista catalão”, mas Picasso não é um pintor surrealista. Modernista, ou cubista pode ser, mas não surrealista. Por sinal também não é catalão. Catalão e surrealista era o Dali.
        Esses erros devem ser evitados apesar de não vir mal ao mundo por isto.

        • Caro Rui Ramos,
          Obrigado pelo seu reparo. Picasso era de facto cubista, não surrealista. Está corrigido.
          Quanto à posição do quadro, após a sua observação inicial fizemos uma pesquisa de imagens da obra disponíveis online, e encontrámo-lo nas duas posições, com predominância para a posição em que o temos.
          Procurámos perceber qual será de facto a posição correcta (se existe) do quadro, e optámos por manter a nossa imagem como a temos após ter encontrado fotos de personalidades ligadas ao meio cultural francês ao seu lado, na posição em que se encontra.
          ex:
          O presidente do Centre Pompidou, Serge Lasvignes
          A ministra da Cultura da França
          Assim, sem prejuízo de que o Rui possa ter razão (acreditamos que por vezes, é mesmo o resto do mundo que está louco), com os dados de que dispomos, vamos presumir que ou o quadro pode ser exibido em qualquer das posições, ou que a posição correcta é aquela em que a temos, e manter a imagem como está.
          Entretanto, por inércia e falta de convicção, decidimos que vamos também manter a imagem como está no outro artigo em que a referimos aqui mesmo no ZAP, na qual curiosamente está ao contrário – ou correctamente, na sua opinião. 🙂
          Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …