/

Picasso roubado encontrado em encomenda de Natal

U.S. Department of Justice

“A Cabeleireira” de Picasso encontrada no porto de Newark, após ter desaparecido em 2001

A alfândega norte-americana encontrou um quadro de Picasso que estava desaparecido desde 2001 e que está avaliado em 2,2 milhões de euros. A obra estava numa encomenda, no porto de Newark, que dizia “Feliz Natal”.

O quadro em causa é “A cabeleireira“, propriedade do governo francês, que desapareceu do Centro Georges Pompidou, em Paris, em 2001.

Terá sido encontrado numa operação corrente da alfândega norte-americana, conforme noticia o jornal New York Times. A publicação salienta que o quadro estava dentro de uma encomenda, no porto de Newark, que terá sido enviada da Bélgica para Long Island, próximo de Nova Iorque, a 17 de Dezembro de 2014.

Na embalagem, que tinha a indicação de que se tratava de um brinquedo de 37 dólares, haveria ainda uma mensagem em francês a dizer “Joyeux Noël“, isto é, “Feliz Natal“.

Quando as autoridades alfandegárias se depararam com a obra de Picasso, suspeitaram de que poderia tratar-se de um quadro deste pintor. Peritos franceses viajaram então para Nova Iorque, concluindo que se estava mesmo perante um Picasso.

As autoridades norte-americanos devem agora devolver o quadro ao Centro Georges Pompidou.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.