Estado terá de indemnizar postos prioritários da rede de emergência

José Coelho / Lusa

Os postos que integram a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) Exclusiva, que apenas podem abastecer veículos prioritários, têm direito a uma indemnização por parte do Estado devido à perda de receitas.

A informação é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que ouviu vários especialistas que explicaram o que define a lei.

“A indemnização prevista no artigo 18.º, n.º 3 do Decreto-Lei n.º 114/2001, de 7 de abril, [que define a crise energética] parece abranger todos os danos em que os postos de combustível integrados na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento exclusiva incorram em virtude da sua inclusão naquela rede”, disse ao matutino Alessandro Azevedo, associado da Morais Leitão.

Já Luís Gonçalves da Silva, consultor da Abreu Advogados, reiterou a mesma compensação: “Existe cobertura para a perda de receitas e não apenas dos custos extraordinários em que as entidades privadas incorram.”

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, admitiu esta quarta-feira que a compensação as postos da REPA Exclusiva está prevista na lei, dizendo ter dúvidas que “alguém a venha reclamar”.

Em declarações ao Negócios, responsáveis de postos afetos à REPA dão conta que as quebras nas vendas, nos últimos dias, foram “substanciais”. Fonte de um posto no concelho de Sintra indicou mesmo que “as vendas de combustível encontram-se a menos de metade” do habitual.

A REPA Exclusiva inclui apenas postos da Galp, segundo escreve o diário de economia. Questionado pelo jornal, fonte oficial do Ministério do Ambiente e Transição Energética indicou que esta opção se deveu ao facto de “ser a única com cobertura nacional“.

Os motoristas de matérias perigosas e de mercadorias cumprem esta quarta-feira o quarto dia de uma greve por tempo indeterminado, que levou o Governo a decretar a requisição civil, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

Portugal está, desde sábado e até 21 de agosto, em situação de crise energética, decretada pelo Governo, o que levou à constituição de uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento, com 54 postos prioritários e 320 de acesso público.

A greve foi convocada pelo SNMMP e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias para reivindicar junto da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje enchi o depósito e sem um único carro na fila. Melhor que no mês passado.
    A continuar assim, os motoristas grevistas habilitam-se ao desemprego e a serem substituídos por quem quer trabalhar.
    Esta é a greve mais impopular depois do 25/abril.

RESPONDER

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …