Estado tem mais de quatro mil prédios devolutos

1

Google Maps

Avenida de França, Porto

No âmbito do programa Mais Habitação, anunciado pelo Governo, algumas autarquias denunciaram o atraso na cedência de edifícios devolutos propriedade do Estado. 

O Estado tem em sua posse mais de quatro mil imóveis devolutos que podem ser utilizados para arrendamento acessível. Entre eles estão terrenos, apartamentos e edifícios públicos, como é o caso do Convento da Estrela ou do antigo Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, ou do edifício da Defesa Nacional, no Porto. As informações são avançadas pelo Correio da Manhã, que explica ainda que mais de três mil fogos estão em projeto ou empreitada.

Há ainda mais de mil imóveis identificados como devolutos ou disponíveis, sendo promovidos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). A mesma fonte fala em várias tipologias e tipos de imóveis do Estado sem utilização: casas de magistrados, antigas escolas primárias, casas de funções, casas florestais, moradias, garagens, armazéns, lojas comerciais e terrenos rústicos.

No âmbito do programa Mais Habitação, anunciado pelo Governo, algumas autarquias denunciaram o atraso na cedência de edifícios devolutos propriedade do Estado.

Os Censos de 2021 também permitem ter uma visão mais completa da realidade do setor da habitação em Portugal. Por exemplo, mais de metade das habitações vagas não tem condições de habitabilidade. De acordo com a consulta, no país existem 723 215 alojamentos vagos, dos quais 348 097 estavam à venda e os restantes 375 118 estavam vagos por outros motivos, na maioria falta de condições de habitabilidade.

Além disso, mais de um terço das casas (35,8%) estavam a precisar de obras (estruturas, cobertura, caixilharias exteriores e paredes). Destaque ainda para a antiguidade das habitações,

ZAP //

1 Comment

  1. E depois quer ir roubar os dos particulares. Enquanto não disponibilizar os seus no mercado não vai buscar m#€&# nenhuma. E entretanto a ministra devia demitir-se por manifesta impreparação e incompetência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.