Estado não quer pagar IMI a triplicar que cobra aos privados

As câmaras municipais estão impedidas de cobrar o Imposto Municipal sobre Imóveis a triplicar sobre os edifícios da administração central e dos institutos públicos em ruínas ou que estejam devolutos há mais de um ano.

A sanção agravada do imposto sobre imóveis é exigida aos proprietários privados e há cada vez mais municípios a exercer esse direito. Só que, na alteração à Lei das Finanças Locais, o Estado exclui-se desta punição, revela o Jornal de Notícias na sua edição impressa.

Ainda não são conhecidas previsões do aumento de IMI a ser arrecadado, mas no IVA estimam-se 72 milhões de euros a dividir por 278 concelhos.

A exclusão do pagamento de IMI a triplicar atingiu este ano oito mil proprietários, mais do que duplicou em relação a 2017.

A nova lei determina que em 2020 e 2021, 75% da receita será entregue ao município onde é produzida e os outros 25% vão ser divididos de forma solidária por todas as câmaras, por forma a compensar as autarquias de menor dimensão.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Estado… é eufemismo !
    O Estado tem nome. Chama-se António Costa e demais ministros, a geringonça, e os partidos PS PCP e BE !
    É este grupo de malfeitores que esmifra os contribuintes, mas isenta o estado ( e o Robles ) de pagar os impostos como todos os outros.
    É gente de más contas, corruptos. Não são pessoas de bem, e os contribuintes precisam estar de sobreaviso com estes malfeitores.

    • Isto é uma comédia de comentários ahahah
      Então mas é qual é o problema de o estado não pagar impostos?
      Quem vai receber os impostos é o próprio estado!
      Pagar impostos ou não pagar vai dar ao mesmo!
      Cambada…

  2. Mas qual espanto?!… num país onde predomina uma profunda desigualdade social, tudo funciona com dois pesos e duas medidas. Impostos para ricos, impostos para pobres, saúde para ricos saúde para pobres, justiça para ricos justiça para pobres, pensões para ricos, pensões para pobres etc. etc…

RESPONDER

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronaírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro …

Itália pediu ajuda, Europa ficou em silêncio e o vírus cavalgou por todo o continente

A lenta resposta a um inimigo invisível, a falta de stock de equipamentos de proteção, um Ocidente a festejar o Ano Novo e uma Europa com as atenções centradas no Brexit. Um cocktail desastroso que …

Empresas vão poder pedir lay-off em meses interpolados. Trabalhadores recebem subsídio de Natal a 100%

O novo apoio de lay-off que vai substituir o atual regime de lay-off simplificado a partir de agosto vai poder ser pedido pelas empresas em "meses interpolados", podendo desistir do regime e retomá-lo mais tarde. De …

Rombo na economia deixa orçamento retificativo à vista

O ministro das Finanças, João Leão, admitiu alterar as projeções de crescimento económico para 2020 com um orçamento retificativo. Em causa está uma queda mais acentuada da economia. A pandemia obrigou a um orçamento suplementar, onde …