Estado recruta 51 pessoas para organismo que ainda não existe

Miguel A. Lopes / Lusa

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva,

O Governo abriu um concurso de recrutamento especializado da Administração Pública em 2019 para integrar técnicos num centro formalmente criado, mas sem atividade. As 51 pessoas que o integram esperam desde abril por contratos de trabalho.

Em abril deste ano, foram colocados 51 técnicos qualificados no Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, na sequência de um concurso de recrutamento centralizado da Administração Pública em 2019.

No entanto, este centro permanece inativo, segundo avança o Expresso.

Este organismo, integrado na Presidência do Conselho de Ministros e que tem como missão apoiar a definição de políticas públicas, está formalmente constituído desde março, mas continua inativo. Os trabalhadores recrutados estão há quase quatro meses à espera para iniciar funções e assinar contrato com o Estado.

Alguns dos trabalhadores recrutados estão já sem trabalho e rendimentos ou vão terminar o vínculo com o antigo empregador até final de agosto.

No concurso de recrutamento, o centro de competências tinha um total de 150 vagas abertas, mas preencheu apenas estas 51, sendo que as restantes ficaram sem candidatos.

O Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública descarta responsabilidades, apontando para o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros (MPCM), que é o que tutela o PlanAPP – um organismo do Estado sujeito ao poder de direção da ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva.

O ministério diz ainda que “o regulamento do recrutamento centralizado não estipula um prazo legal entre a notificação de colocação aos candidatos e a assinatura de contrato de trabalho, cabendo aos serviços proceder a esta gestão”.

Já o MPCM adianta apenas que o PlanAPP se encontra “em processo de constituição” e que a entrada de consultores e técnicos decorreria “de forma gradual iniciando-se até ao final do corrente ano”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O melhor da nossa capacidade de organização.
    O próprio estado recruta, selecciona, promete emprego, os seleccionados despedem-se, correctamente, passa o período de “pré-aviso”, e no fim fica-se de c* no chão e sem emprego à espera de assinar contrato, porque não está previsto um prazo entre a selecção e o início de funções….

    Se não fosse trágico – para os pobres desgraçados que se encontram nestas situações – era mesmo para rir a bandeiras despregadas…..

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …