Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e dificuldades económicas.

Esta iniciativa é uma parceria do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, da Secretaria de Estado do Turismo e da Fundação INATEL, avança a TSF.

O objetivo deste programa intitulado INATEL 55+.PT é oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, no Interior do país, em época baixa, a pessoas com mais de 55 anos ou deficientes e com dificuldades económicas. A ideia é privilegiar unidades hoteleiras nas zonas que foram mais afectadas pelos fogos.

As incrições neste programa arrancam agora e quem tenha rendimentos mensais inferiores a 428,90 euros terá férias totalmente grátis. Os restantes terão que pagar 115, 184 ou 459 euros, conforme os rendimentos declarados, segundo a TSF.

O presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino, refere na Rádio que “15 mil portugueses preencham os requisitos previstos no programa”.

A iniciativa vai promover um total de 300 viagens de uma semana, entre Setembro e Maio, como nota Madelino, destacando que se trata do retomar de um projecto que foi suspenso em 2011, durante a época alta da crise.

O programa é financiado pelo Estado e por fundos europeus e visa “potenciar o envelhecimento activo”, “os contactos entre gerações”, bem como combater “o isolamento e a exclusão“, refere a TSF. Simultaneamente, o Governo espera potenciar o desenvolvimento da economia no Interior do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. procura de votos… com tantos escândalos de corrupção à que cativar eleitorado quando se aproximas eleições!
    Ladrões os nossos politicos não passam de ladrões!

    • “A Verdade Agora” é que V. Ex.ª sabe criticar e chamar ladrões, etc., mas desconhece a existência do verbo haver. Seria bom que soubesse um pouco melhor de Português!…

  2. Acho bem, com os “contornos” divulgados nesta notícia”, incluindo a reactivação do INATEL
    É claro que é preciso sabermos mais, por enquanto parece anúncio eleitoralista

  3. Mandam um táxi a casa das pessoas? Não me parece. Não há nada grátis. Os necessitados precisam de ganhos e não de despesas minimizadas com ações eleitoralistas.

  4. Enviei um comentário há uns 30 minutos e não venho alterá-lo.
    Só quero acrescentar que – infelizmente – qualquer iniciativa que parece ter bom “fundo” e boa intenção também levanta logo suspeitas e – quanto a isso – basta dar asas a imaginação e rever a “nossa” história recente.

  5. Quando a Camara de Gondomar oferecia viagens de avião ou de autocarro, conforme o destino. Era frequente ver bons carros no local da partida. O que acontecia, é que as pessoas que iam a esses passeios, eram pessoas com posses. Pois os mais pobres, não tinham como se deslocar. Ou por não terem viatura ou por não poderem suportar as despesas de sua casa até ao local.

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …