Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e dificuldades económicas.

Esta iniciativa é uma parceria do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, da Secretaria de Estado do Turismo e da Fundação INATEL, avança a TSF.

O objetivo deste programa intitulado INATEL 55+.PT é oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, no Interior do país, em época baixa, a pessoas com mais de 55 anos ou deficientes e com dificuldades económicas. A ideia é privilegiar unidades hoteleiras nas zonas que foram mais afectadas pelos fogos.

As incrições neste programa arrancam agora e quem tenha rendimentos mensais inferiores a 428,90 euros terá férias totalmente grátis. Os restantes terão que pagar 115, 184 ou 459 euros, conforme os rendimentos declarados, segundo a TSF.

O presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino, refere na Rádio que “15 mil portugueses preencham os requisitos previstos no programa”.

A iniciativa vai promover um total de 300 viagens de uma semana, entre Setembro e Maio, como nota Madelino, destacando que se trata do retomar de um projecto que foi suspenso em 2011, durante a época alta da crise.

O programa é financiado pelo Estado e por fundos europeus e visa “potenciar o envelhecimento activo”, “os contactos entre gerações”, bem como combater “o isolamento e a exclusão“, refere a TSF. Simultaneamente, o Governo espera potenciar o desenvolvimento da economia no Interior do país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. procura de votos… com tantos escândalos de corrupção à que cativar eleitorado quando se aproximas eleições!
    Ladrões os nossos politicos não passam de ladrões!

    • “A Verdade Agora” é que V. Ex.ª sabe criticar e chamar ladrões, etc., mas desconhece a existência do verbo haver. Seria bom que soubesse um pouco melhor de Português!…

  2. Acho bem, com os “contornos” divulgados nesta notícia”, incluindo a reactivação do INATEL
    É claro que é preciso sabermos mais, por enquanto parece anúncio eleitoralista

  3. Mandam um táxi a casa das pessoas? Não me parece. Não há nada grátis. Os necessitados precisam de ganhos e não de despesas minimizadas com ações eleitoralistas.

  4. Enviei um comentário há uns 30 minutos e não venho alterá-lo.
    Só quero acrescentar que – infelizmente – qualquer iniciativa que parece ter bom “fundo” e boa intenção também levanta logo suspeitas e – quanto a isso – basta dar asas a imaginação e rever a “nossa” história recente.

  5. Quando a Camara de Gondomar oferecia viagens de avião ou de autocarro, conforme o destino. Era frequente ver bons carros no local da partida. O que acontecia, é que as pessoas que iam a esses passeios, eram pessoas com posses. Pois os mais pobres, não tinham como se deslocar. Ou por não terem viatura ou por não poderem suportar as despesas de sua casa até ao local.

RESPONDER

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …