Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e dificuldades económicas.

Esta iniciativa é uma parceria do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, da Secretaria de Estado do Turismo e da Fundação INATEL, avança a TSF.

O objetivo deste programa intitulado INATEL 55+.PT é oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, no Interior do país, em época baixa, a pessoas com mais de 55 anos ou deficientes e com dificuldades económicas. A ideia é privilegiar unidades hoteleiras nas zonas que foram mais afectadas pelos fogos.

As incrições neste programa arrancam agora e quem tenha rendimentos mensais inferiores a 428,90 euros terá férias totalmente grátis. Os restantes terão que pagar 115, 184 ou 459 euros, conforme os rendimentos declarados, segundo a TSF.

O presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino, refere na Rádio que “15 mil portugueses preencham os requisitos previstos no programa”.

A iniciativa vai promover um total de 300 viagens de uma semana, entre Setembro e Maio, como nota Madelino, destacando que se trata do retomar de um projecto que foi suspenso em 2011, durante a época alta da crise.

O programa é financiado pelo Estado e por fundos europeus e visa “potenciar o envelhecimento activo”, “os contactos entre gerações”, bem como combater “o isolamento e a exclusão“, refere a TSF. Simultaneamente, o Governo espera potenciar o desenvolvimento da economia no Interior do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. procura de votos… com tantos escândalos de corrupção à que cativar eleitorado quando se aproximas eleições!
    Ladrões os nossos politicos não passam de ladrões!

    • “A Verdade Agora” é que V. Ex.ª sabe criticar e chamar ladrões, etc., mas desconhece a existência do verbo haver. Seria bom que soubesse um pouco melhor de Português!…

  2. Acho bem, com os “contornos” divulgados nesta notícia”, incluindo a reactivação do INATEL
    É claro que é preciso sabermos mais, por enquanto parece anúncio eleitoralista

  3. Mandam um táxi a casa das pessoas? Não me parece. Não há nada grátis. Os necessitados precisam de ganhos e não de despesas minimizadas com ações eleitoralistas.

  4. Enviei um comentário há uns 30 minutos e não venho alterá-lo.
    Só quero acrescentar que – infelizmente – qualquer iniciativa que parece ter bom “fundo” e boa intenção também levanta logo suspeitas e – quanto a isso – basta dar asas a imaginação e rever a “nossa” história recente.

  5. Quando a Camara de Gondomar oferecia viagens de avião ou de autocarro, conforme o destino. Era frequente ver bons carros no local da partida. O que acontecia, é que as pessoas que iam a esses passeios, eram pessoas com posses. Pois os mais pobres, não tinham como se deslocar. Ou por não terem viatura ou por não poderem suportar as despesas de sua casa até ao local.

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …