Estado paga 15 milhões de euros por ano a advogados

Teresa Alves de Azevedo / Facebook

Dia do Advogado 2016. Ao centro, o presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, António Jaime Martins

Os gastos do Estado com advogados quase que duplicaram nos últimos seis anos. Entre 2014 e 2016, os cofres públicos desembolsaram uma média de 15,2 milhões de euros por ano em contratos de assessoria jurídica.

Estes dados são avançados pelo Jornal de Notícias e pelo Dinheiro Vivo e assentam em dados do portal de contratos públicos Base, revelando que os gastos do Estado com advogados têm vindo a aumentar desde o triénio 2008/2010.

Entre 2014 e 2016, o Estado pagou 15,2 milhões de euros por ano, em média, em contratos de assessoria jurídica. Um valor que representa mais 4,9 milhões de euros do que no triénio anterior e que é quase o dobro do que se verificou entre 2008 e 2010, segundo o JN.

Entre 2014 e 2016, o Estado assinou uma média de 891 contratos com advogados, mais 168 do que entre 2011 e 2013, e mais 264 do que entre 2008 e 2010, segundo a mesma publicação.

E estes números podem não ilustrar a realidade completa, uma vez que alguns contratos podem não estar contabilizados, já que a análise teve em conta, apenas, as principais sociedades de advogados. Além disso, alguns serviços públicos não publicam os procedimentos contratuais no portal Base.

2015 e 2016 terão sido os anos em que o Estado mais gastou com advogados, respectivamente 18,4 milhões de euros em 300 contratos e 17,7 milhões em 358. Segundo o Dinheiro Vivo, para estes números contribuíram em grande parte o Banco de Portugal, o Metropolitano de Lisboa e várias empresas do Grupo Águas de Portugal.

Neste ano, até ao passado dia 17 de Novembro, já tinham sido “celebrados 270 contratos de aquisição de serviços externos de assessoria jurídica no valor global de 10,4 milhões de euros”, segundo o Dinheiro Vivo.

Em termos individuais, o destaque vai, de novo, para o Banco de Portugal que assinou um contrato de 1,5 milhões de euros com a Vieira de Almeida & Associados, aponta a publicação económica.

Esta sociedade de advogados surgirá à cabeça das que mais têm ganho em contratos com organismos públicos. Segundo o Dinheiro Vivo, só em 2015 é que foi ultrapassada nos ganhos pela Lipman Karas que auferiu três milhões de euros pela defesa da Metro de Lisboa na acção movida pelo banco Santander Totta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E não é por acaso que boa parte dos políticos são advogados!… essa praga de advogados mafiosos sempre mais preocupados em defender os interesses do seus (outros) clientes, é um dos maiores problemas da nossa classe politica!!

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …