Estado lesado em mais de 300 milhões de euros com burlas ao SNS

Nos últimos seis anos, o Estado foi lesado em mais de 300 milhões de euros por burlas ao Serviço Nacional de Saúde. Um desses casos é precisamente o esquema montado pelo médico e três delegados de informação médica detidos, esta quinta-feira, no âmbito da operação “Receita sem Papel”.

Entre 2011 a 2017, as várias burlas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) causaram prejuízos ao Estado português num montante superior a 300 milhões de euros, avança o Diário de Notícias esta sexta-feira. Estes números foram avançados ao jornal por fonte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), da Polícia Judiciária.

Esta quinta-feira, os inspetores da UNCC fizeram mais uma operação em que foram detidos um médico e três delegados de informação médica, por dois crimes de corrupção ativa e passiva, falsificação de documento e burla qualificada.

Segundo o DN, o prejuízo para o Estado deste esquema montado a quatro há pelo menos um ano e meio ainda está a ser apurado mas será na ordem dos “vários milhares de euros”. A fraude terá começado em abril de 2016, quando entrou em vigor o novo sistema de receituário – as receitas sem papel – tido pelo Governo como um serviço com maior segurança tanto para profissionais como para utentes.

O médico detido, de 57 anos, prestava serviço há muitos anos no Centro de Saúde de Queluz. Os três delegados de propaganda médica terão aliciado este profissional a passar as receitas desmaterializadas aos seus utentes, com os medicamentos indicados por eles. Desta forma, os delegados cumpriam e até superavam os seus objetivos de vendas e, em troca, o clínico ganhava viagens e estadias em hotéis de luxo, escreve o diário.

Na posse dos códigos de acesso para poderem levantar as receitas sem papel, os três delegados iam às farmácias, fazendo-se passar por familiares dos utentes. Depois de terem os medicamentos na sua posse, revendiam no mercado paralelo ou, em alguns casos, chegavam mesmo a destrui-los. Algumas das farmácias onde praticavam este esquema acabaram por desconfiar desta situação e denunciaram à PJ, referiu a fonte da UNCC.

Na operação, designada de “Receita sem Papel”, foram feitas buscas às casas e escritórios dos quatro detidos, de 57, 50, 42 e 38 anos, na Grande Lisboa e Algarve. Um dos delegados foi “detido em flagrante delito por detenção de arma proibida“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …