Estado Islâmico libertou centenas de civis no norte da Síria

(dr) Dabiq Magazine

-

A organização terrorista Estado Islâmico libertou várias centenas de civis que tinham sido levados como “escudos humanos», quando os jihadistas retiraram de Minebj, região que dominavam no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Uma fonte das Forças Democráticas Sírias FDS, que expulsou os jihadistas da cidade, disse à agência noticiosa AFP que “uma parte dos civis conseguiu fugir na estrada para Jarablos (reduto do Estado Islâmico a norte de Minbej), outros foram libertados”, mas referiu não poder confirmar se todos aqueles que tinham sido levados estavam em liberdade.

Várias centenas de pessoas “estão em liberdade”, precisou o Observatório que dispõe de uma vasta rede de fontes espalhadas pela região da Síria mais afetada pela guerra.

Na sexta-feira, um porta-voz das FDS e o Observatório relatavam que, cerca de 2.000 civis, entre os quais mulheres e crianças, tinham sido levados pelos jihadistas como “escudos humanos”, durante a sua fuga de Minbej.

“Entre os civis levados pelo Estado Islâmico estão habitantes que foram usados como escudos, mas também muitos que escolheram sair voluntariamente da cidade com receio de represálias”, das FDS, explicou o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane.

Depois de uma batalha lançada a 31 de maio, as FDS – aliança de combatentes árabes e curdos apoiados pelos EUA – tomaram a 06 de agosto Minbej, uma cidade que era decisiva para o reabastecimento do movimento radical.

Um grupo de jihadistas resistiu durante uma semana, mas o Observatório e as FDS confirmaram a saída de todos os combatentes do movimento Estado Islâmico.

Segundo o Observatório, desde o início da ofensiva, 437 civis foram mortos, entre os quais 105 crianças na região de Minbej.

Entre os civis, 203 morreram em ataques da coligação anti jihadista conduzida pelos EUA e foram também mortos 299 membros das FDS, tal como 1.019 jihadistas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …