Al-Baghdadi está vivo. Estado Islâmico divulga mensagem áudio do líder

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Na mensagem de 46 minutos, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no Iraque.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) divulgou na quinta-feira o que afirma ser uma nova gravação áudio do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, indicando assim que este poderá ainda estar vivo.

Na mensagem, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no norte do Iraque, libertada do seu controlo em julho, após uma operação de quatro meses das forças iraquianas, apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A gravação de mais de 46 minutos foi transmitida no mercado al-Furqan, controlado pelo Estado Islâmico, e a voz soava como em anteriores mensagens áudio do dirigente, que só apareceu em público uma vez.

A última mensagem de Al-Baghdadi foi divulgada em novembro de 2016.

Muita controvérsia rodeia o clérigo sombrio que tem dirigido o Estado Islâmico desde que o grupo jihadista emergiu da Al-Qaeda, no Iraque.

As autoridades russas anunciaram em junho existir uma “elevada probabilidade” de Al-Baghdadi ter sido morto num ataque aéreo russo aos arredores da cidade síria de Raqqa, a capital de facto do grupo jihadista, mas os responsáveis norte-americanos posteriormente indicaram acreditar que ele ainda estava vivo.

O Estado Islâmico sofreu uma série de grandes reveses no Iraque e na Síria nos últimos meses, perdendo o controlo de vastas áreas de território que se encontravam sob o seu controlo em ambos os países.

“Essa provação é uma generosa dádiva de Deus”, afirmou Al-Baghdadi. No auge das suas conquistas territoriais, o Estado Islâmico controlava cerca de um terço da Síria e do Iraque.

Nesta última gravação, Al-Baghdadi tenta consolar os seguidores das suas recentes derrotas, dizendo que a principal prioridade dos muçulmanos é “satisfazer Deus“.

“A vitória contra os seus inimigos e o inimigo de Deus vem a seguir”, sustentou, elogiando aquilo que descreveu como “a corajosa defesa de Mossul”, feita pelos seus combatentes.

O dirigente também apontou como um sinal da continuidade da eficácia do grupo jihadista os atentados por si reivindicados na Europa, nos Estados Unidos e noutros pontos do mundo.

Fez igualmente um apelo aos apoiantes do grupo terrorista em todo o mundo para prosseguirem a sua jihad e instaram a maioria sunita da Síria a não aceitar ser governada pela minoria alauita do país, cuja fé deriva do Islão xiita.

As forças leais ao Governo sírio, os seus aliados e outras forças que combatem o Daesh “não durariam uma hora”, defendeu, sem a cobertura aérea fornecida pelos russos e os norte-americanos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ue mas os russos não tinham matado ele ! mas que cara de paus mais mentirosos, e quanto ao deus que esse genocida idiota fala e o capeta…

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …