Al-Baghdadi está vivo. Estado Islâmico divulga mensagem áudio do líder

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Na mensagem de 46 minutos, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no Iraque.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) divulgou na quinta-feira o que afirma ser uma nova gravação áudio do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, indicando assim que este poderá ainda estar vivo.

Na mensagem, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no norte do Iraque, libertada do seu controlo em julho, após uma operação de quatro meses das forças iraquianas, apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A gravação de mais de 46 minutos foi transmitida no mercado al-Furqan, controlado pelo Estado Islâmico, e a voz soava como em anteriores mensagens áudio do dirigente, que só apareceu em público uma vez.

A última mensagem de Al-Baghdadi foi divulgada em novembro de 2016.

Muita controvérsia rodeia o clérigo sombrio que tem dirigido o Estado Islâmico desde que o grupo jihadista emergiu da Al-Qaeda, no Iraque.

As autoridades russas anunciaram em junho existir uma “elevada probabilidade” de Al-Baghdadi ter sido morto num ataque aéreo russo aos arredores da cidade síria de Raqqa, a capital de facto do grupo jihadista, mas os responsáveis norte-americanos posteriormente indicaram acreditar que ele ainda estava vivo.

O Estado Islâmico sofreu uma série de grandes reveses no Iraque e na Síria nos últimos meses, perdendo o controlo de vastas áreas de território que se encontravam sob o seu controlo em ambos os países.

“Essa provação é uma generosa dádiva de Deus”, afirmou Al-Baghdadi. No auge das suas conquistas territoriais, o Estado Islâmico controlava cerca de um terço da Síria e do Iraque.

Nesta última gravação, Al-Baghdadi tenta consolar os seguidores das suas recentes derrotas, dizendo que a principal prioridade dos muçulmanos é “satisfazer Deus“.

“A vitória contra os seus inimigos e o inimigo de Deus vem a seguir”, sustentou, elogiando aquilo que descreveu como “a corajosa defesa de Mossul”, feita pelos seus combatentes.

O dirigente também apontou como um sinal da continuidade da eficácia do grupo jihadista os atentados por si reivindicados na Europa, nos Estados Unidos e noutros pontos do mundo.

Fez igualmente um apelo aos apoiantes do grupo terrorista em todo o mundo para prosseguirem a sua jihad e instaram a maioria sunita da Síria a não aceitar ser governada pela minoria alauita do país, cuja fé deriva do Islão xiita.

As forças leais ao Governo sírio, os seus aliados e outras forças que combatem o Daesh “não durariam uma hora”, defendeu, sem a cobertura aérea fornecida pelos russos e os norte-americanos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ue mas os russos não tinham matado ele ! mas que cara de paus mais mentirosos, e quanto ao deus que esse genocida idiota fala e o capeta…

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …