Al-Baghdadi está vivo. Estado Islâmico divulga mensagem áudio do líder

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Na mensagem de 46 minutos, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no Iraque.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) divulgou na quinta-feira o que afirma ser uma nova gravação áudio do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, indicando assim que este poderá ainda estar vivo.

Na mensagem, Al-Baghdadi declara que continuará a lutar e saúda os seus jihadistas, apesar de terem perdido a cidade de Mossul, no norte do Iraque, libertada do seu controlo em julho, após uma operação de quatro meses das forças iraquianas, apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A gravação de mais de 46 minutos foi transmitida no mercado al-Furqan, controlado pelo Estado Islâmico, e a voz soava como em anteriores mensagens áudio do dirigente, que só apareceu em público uma vez.

A última mensagem de Al-Baghdadi foi divulgada em novembro de 2016.

Muita controvérsia rodeia o clérigo sombrio que tem dirigido o Estado Islâmico desde que o grupo jihadista emergiu da Al-Qaeda, no Iraque.

As autoridades russas anunciaram em junho existir uma “elevada probabilidade” de Al-Baghdadi ter sido morto num ataque aéreo russo aos arredores da cidade síria de Raqqa, a capital de facto do grupo jihadista, mas os responsáveis norte-americanos posteriormente indicaram acreditar que ele ainda estava vivo.

O Estado Islâmico sofreu uma série de grandes reveses no Iraque e na Síria nos últimos meses, perdendo o controlo de vastas áreas de território que se encontravam sob o seu controlo em ambos os países.

“Essa provação é uma generosa dádiva de Deus”, afirmou Al-Baghdadi. No auge das suas conquistas territoriais, o Estado Islâmico controlava cerca de um terço da Síria e do Iraque.

Nesta última gravação, Al-Baghdadi tenta consolar os seguidores das suas recentes derrotas, dizendo que a principal prioridade dos muçulmanos é “satisfazer Deus“.

“A vitória contra os seus inimigos e o inimigo de Deus vem a seguir”, sustentou, elogiando aquilo que descreveu como “a corajosa defesa de Mossul”, feita pelos seus combatentes.

O dirigente também apontou como um sinal da continuidade da eficácia do grupo jihadista os atentados por si reivindicados na Europa, nos Estados Unidos e noutros pontos do mundo.

Fez igualmente um apelo aos apoiantes do grupo terrorista em todo o mundo para prosseguirem a sua jihad e instaram a maioria sunita da Síria a não aceitar ser governada pela minoria alauita do país, cuja fé deriva do Islão xiita.

As forças leais ao Governo sírio, os seus aliados e outras forças que combatem o Daesh “não durariam uma hora”, defendeu, sem a cobertura aérea fornecida pelos russos e os norte-americanos.

ZAP // Lusa

1 COMENTÁRIO

  1. Ue mas os russos não tinham matado ele ! mas que cara de paus mais mentirosos, e quanto ao deus que esse genocida idiota fala e o capeta…

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …