Estado Islâmico destrói as ruínas da cidade histórica de Nimrud

M.chohan / Wikimedia

-

Ruínas históricas de Nimrud

O Estado Islâmico começou a destruir as ruínas da cidade assíria de Nimrud, denunciou esta quinta-feira o ministro do Turismo e das Antiguidades do Iraque.

O Estado Islâmico “tomou de assalto a cidade história de Nimrud e começou a destrui-la com buldózeres”, afirmou o ministro iraquiano na sua página oficial no Facebook.

“O Estado Islâmico continua a desafiar a vontade da comunidade internacional e a desprezar os sentimentos humanitários”, acrescentou o ministro.

Nimrud é o nome árabe da antiga cidade de Kalhu, capital do reino da Assíria entre 884 e 859 a.C. Está situada a sul de Mosul, no norte da Mesopotâmia, junto ao rio Tigre.

Fundada no século XIII a.C., a cidade herdou o nome de Nimrod, herói bíblico e lendário caçador. Em 1989, no local das suas ruínas, foram encontrados mais de 300 artefatos antigos, entre os quais jóias, pedras preciosas, e estátuas de animais – tanto reais como mitológicos.

Giovannino / Deviant Art

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

“Este ataque é mais do que uma tragédia cultural, é também uma questão de segurança porque alimenta a intolerância, o extremismo violento e do conflito no Iraque”, criticou na altura a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vendo as malfeitorias deste grupelho de selvagens e a reacção xôxa de americanos, franceses, ingleses e seus aliados (muitos deles tão rápidos a atacar o Iraque na 2ª
    guerra do golfo e tão aguerridos a favor dos movimentos chamados “populares” na triste “primavera” árabe) começo a perguntar-me se as tais grandes potências não serão antes grandes impotências, e quando é que a hipocrisia acaba. Será preciso esperar que o EI comece a atacar os poços de petróleo?

  2. E quem começou esta guerra, a do Iraque? Os EUA! Destroem e regressam a casa como heróis! Onde tocam é para destruir! São os principais responsáveis!

RESPONDER

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …