Estado Islâmico destrói as ruínas da cidade histórica de Nimrud

M.chohan / Wikimedia

-

Ruínas históricas de Nimrud

O Estado Islâmico começou a destruir as ruínas da cidade assíria de Nimrud, denunciou esta quinta-feira o ministro do Turismo e das Antiguidades do Iraque.

O Estado Islâmico “tomou de assalto a cidade história de Nimrud e começou a destrui-la com buldózeres”, afirmou o ministro iraquiano na sua página oficial no Facebook.

“O Estado Islâmico continua a desafiar a vontade da comunidade internacional e a desprezar os sentimentos humanitários”, acrescentou o ministro.

Nimrud é o nome árabe da antiga cidade de Kalhu, capital do reino da Assíria entre 884 e 859 a.C. Está situada a sul de Mosul, no norte da Mesopotâmia, junto ao rio Tigre.

Fundada no século XIII a.C., a cidade herdou o nome de Nimrod, herói bíblico e lendário caçador. Em 1989, no local das suas ruínas, foram encontrados mais de 300 artefatos antigos, entre os quais jóias, pedras preciosas, e estátuas de animais – tanto reais como mitológicos.

Giovannino / Deviant Art

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

“Este ataque é mais do que uma tragédia cultural, é também uma questão de segurança porque alimenta a intolerância, o extremismo violento e do conflito no Iraque”, criticou na altura a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vendo as malfeitorias deste grupelho de selvagens e a reacção xôxa de americanos, franceses, ingleses e seus aliados (muitos deles tão rápidos a atacar o Iraque na 2ª
    guerra do golfo e tão aguerridos a favor dos movimentos chamados “populares” na triste “primavera” árabe) começo a perguntar-me se as tais grandes potências não serão antes grandes impotências, e quando é que a hipocrisia acaba. Será preciso esperar que o EI comece a atacar os poços de petróleo?

  2. E quem começou esta guerra, a do Iraque? Os EUA! Destroem e regressam a casa como heróis! Onde tocam é para destruir! São os principais responsáveis!

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …