Estado Islâmico destrói as ruínas da cidade histórica de Nimrud

M.chohan / Wikimedia

-

Ruínas históricas de Nimrud

O Estado Islâmico começou a destruir as ruínas da cidade assíria de Nimrud, denunciou esta quinta-feira o ministro do Turismo e das Antiguidades do Iraque.

O Estado Islâmico “tomou de assalto a cidade história de Nimrud e começou a destrui-la com buldózeres”, afirmou o ministro iraquiano na sua página oficial no Facebook.

“O Estado Islâmico continua a desafiar a vontade da comunidade internacional e a desprezar os sentimentos humanitários”, acrescentou o ministro.

Nimrud é o nome árabe da antiga cidade de Kalhu, capital do reino da Assíria entre 884 e 859 a.C. Está situada a sul de Mosul, no norte da Mesopotâmia, junto ao rio Tigre.

Fundada no século XIII a.C., a cidade herdou o nome de Nimrod, herói bíblico e lendário caçador. Em 1989, no local das suas ruínas, foram encontrados mais de 300 artefatos antigos, entre os quais jóias, pedras preciosas, e estátuas de animais – tanto reais como mitológicos.

Giovannino / Deviant Art

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A lendária cidade bíblica de Nimrud, por Giovannino

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

“Este ataque é mais do que uma tragédia cultural, é também uma questão de segurança porque alimenta a intolerância, o extremismo violento e do conflito no Iraque”, criticou na altura a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vendo as malfeitorias deste grupelho de selvagens e a reacção xôxa de americanos, franceses, ingleses e seus aliados (muitos deles tão rápidos a atacar o Iraque na 2ª
    guerra do golfo e tão aguerridos a favor dos movimentos chamados “populares” na triste “primavera” árabe) começo a perguntar-me se as tais grandes potências não serão antes grandes impotências, e quando é que a hipocrisia acaba. Será preciso esperar que o EI comece a atacar os poços de petróleo?

  2. E quem começou esta guerra, a do Iraque? Os EUA! Destroem e regressam a casa como heróis! Onde tocam é para destruir! São os principais responsáveis!

RESPONDER

Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?", questionou. O presidente …

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa. Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram …

Natalie Portman é o novo Thor

Em Thor: Love and Thunder, a atriz Natalie Portman vai dar vida à Dra. Jane Foster, que assume os poderes do super-herói. A atriz Natalie Portman vai regressar à personagem de Jane Foster naquele que será …