Estado Islâmico decapita mais um jornalista americano

DR / c.v. YouTube

Steven Sotloff, o segundo jornalista americano decapitado pelo Estado Islâmico

Steven Sotloff, o segundo jornalista americano decapitado pelo Estado Islâmico

O grupo radical Estado Islâmico divulgou hoje imagens de vídeo que mostram um jornalista norte-americano a ser degolado por um combatente no Iraque, que também ameaça matar um refém britânico.

As imagens que foram visionadas pela agência noticiosa France Presse, mostram o jornalista freelancer Steven Sotloff, 31 anos, com um fato cor-de-laranja, de joelhos, no deserto, algures no Iraque.

O assassino encapuzado condena os ataques dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico antes de degolar Sotloff, que foi sequestrado há mais de um ano em Alepo, na Síria.

Logo depois as imagens mostram um segundo prisioneiro identificado como um refém britânico.

Estou de volta Obama, e estou de volta por causa da tua política externa arrogante contra o Estado Islâmico”, diz o assassino referindo-se também ao jornalista James Foley, assassinado no final do mês de agosto.

O primeiro-ministro britânico David Cameron já condenou o Estado Islâmico e as imagens do crime assim como a ameaça contra o refém do Reino Unido.

Cameron disse que se trata de um ato “absolutamente nojento” e prometeu uma declaração para mais tarde.

Sotolof tinha 31 anos e foi raptado no dia 04 de agosto de 2013 em Alepo, na Síria, perto da fronteira com a Turquia.

Segundo o Jerusalem Post, publicação israelita para a qual o jornalista trabalhava pontualmente, Sotolof tinha também cidadania israelita,

O jornalista era natural de Miami, Flórida, formado na Universidade Central da Flórida, e trabalhava à peça para publicações como as revistas Time ou Christian Science Monitor, e mais recentemente para o jornal World Affairs.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Produção de vídeo muito bem cuidada, prisioneiro bastante tranquilo, sem a voz embargada, embora estivesse prestes a ser decapitado, nua e cruamente… Imagens da decapitação ‘per se’ nunca vistas por ninguém… Acreditem, se quiserem. Já dizia o Pe. António Vieira no seu Sermão de Santo António aos Peixes: “Vejo, peixes, que pelo conhecimento que tendes das terras em que batem os vossos mares, me estais respondendo e convindo, que também nelas há falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traições.”

  2. Quem sabe mais uma montagem dos EUA para lhes dar motivo a invadir a Síria, a ser verdade infelizmente os inocentes estão a pagar a factura da barbaridade que o Bush criou.

RESPONDER

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …