Estado Islâmico confirma ligação ao tiroteio nos EUA

(dv) FBI

Syed Rizwan Farook, de 28, e a mulher, Tashfeen Malik, de 27 anos

O Estádio Islâmico anunciou que o casal de atiradores que matou 14 pessoas na Califórnia seguia e apoiava as suas convicções terroristas.

A declaração foi feita este sábado na Rádio oficial online do grupo terrorista, reporta a CNN, e comprova as motivações islâmicas dos dois atacantes.

“Rezamos a Deus para os aceitar como mártires”, nota-se ainda na declaração do Estado Islâmico.

Tashfeen Malik, de 27 anos, e o marido Syed Rizwan Farook, de 28, entraram fortemente armados num centro social em S. Bernardino, na Califórnia, e mataram 14 pessoas, ferindo outras 21.

Acabaram por ser mortos pela polícia, após uma perseguição.

Os dois atiradores, que eram pais de uma bebé de 6 meses, ter-se-ão conhecido através da Internet e a sua radicalização terá ocorrido na Arábia Saudita.

O FBI tinha já anunciado que o tiroteio poderia ter sido um atentado terrorista, ideia reforçada pela descoberta de que a atiradora terá publicado, numa página do Facebook, uma promessa de fidelidade ao líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi.

A ligação ao grupo terrorista é agora confirmada pelo próprio Estado Islâmico, embora este não assuma responsabilidade directa no ataque.

“Não temos indicações de que estes assassinos façam parte de um grupo organizado maior ou de uma célula. Não há indicação de que façam parte de uma rede”, afirma o director do FBI, James Comey, citado pela ABC News.

Tudo indica que terão agido sozinhos, inspirados pelo grupo terrorista.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …