/

Estado Islâmico confirma ligação ao tiroteio nos EUA

1

(dv) FBI

Syed Rizwan Farook, de 28, e a mulher, Tashfeen Malik, de 27 anos

O Estádio Islâmico anunciou que o casal de atiradores que matou 14 pessoas na Califórnia seguia e apoiava as suas convicções terroristas.

A declaração foi feita este sábado na Rádio oficial online do grupo terrorista, reporta a CNN, e comprova as motivações islâmicas dos dois atacantes.

“Rezamos a Deus para os aceitar como mártires”, nota-se ainda na declaração do Estado Islâmico.

Tashfeen Malik, de 27 anos, e o marido Syed Rizwan Farook, de 28, entraram fortemente armados num centro social em S. Bernardino, na Califórnia, e mataram 14 pessoas, ferindo outras 21.

Acabaram por ser mortos pela polícia, após uma perseguição.

Os dois atiradores, que eram pais de uma bebé de 6 meses, ter-se-ão conhecido através da Internet e a sua radicalização terá ocorrido na Arábia Saudita.

O FBI tinha já anunciado que o tiroteio poderia ter sido um atentado terrorista, ideia reforçada pela descoberta de que a atiradora terá publicado, numa página do Facebook, uma promessa de fidelidade ao líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi.

A ligação ao grupo terrorista é agora confirmada pelo próprio Estado Islâmico, embora este não assuma responsabilidade directa no ataque.

“Não temos indicações de que estes assassinos façam parte de um grupo organizado maior ou de uma célula. Não há indicação de que façam parte de uma rede”, afirma o director do FBI, James Comey, citado pela ABC News.

Tudo indica que terão agido sozinhos, inspirados pelo grupo terrorista.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.