Estado Islâmico apela ao assassínio de “infiéis ocidentais”, civis ou militares

O Estado Islâmico apelou esta segunda-feira aos muçulmanos através da internet para matarem cidadãos ocidentais dos países que se encontram envolvidos na formação da coligação internacional contra os extremistas no Iraque.

Mata um infiel, americano ou europeu – especialmente um rancoroso e imundo francês – ou um australiano ou um canadiano, cidadãos dos países que participam na coligação internacional contra o Estado Islâmico. Confia em Deus e mata-o”, afirmou Abu Mohamed al-Adnani, porta-voz do grupo extremista, numa mensagem difundida em várias línguas.

“Mata o infiel, seja civil ou militar“, disse ainda o porta-voz do Estado Islâmico na mesma mensagem difundida através da internet.

Os aviões de combate dos Estados Unidos e da França têm como missão o bombardeamento contra posições do Estado Islâmico no Iraque.

Paris e Washington procuram também apoios para a formação de uma coligação internacional contra o Estado Islâmico, grupo extremista que, segundo o ocidente, está a tornar-se numa ameaça a nível global.

Os extremistas islâmicos, que proclamaram o califado no Iraque e na Síria, controlam territórios nos dois países.

O grupo, apontado como o mais violento e poderoso da “jihad” moderna, executou centenas de iraquianos e sírios, assim como reféns ocidentais.

A campanha de terror que leva a cabo já provocou a fuga de mais de um milhão de civis que foram obrigados a abandonar os locais de residência por questões de segurança.

O apelo à violência, emitido em árabe mas com transcrições em inglês, francês e hebraico, é acompanhado de instruções sobre a forma como podem ser executados os assassínios sem que seja necessário o recurso a equipamento militar.

“Esmaga-lhe a cabeça com uma pedra, ou esfaqueia-o, ou passa-lhe com um carro por cima, ou atira-o de um local alto, ou estrangula-o, ou envenena-o”, refere o porta-voz do Estado Islâmico na mensagem.

Adani pede também aos militantes do Estado Islâmico na península do Sinai, no Egito, para “cortarem o pescoço” a todos os que defendem o Presidente egípcio, Adbel Fattah al-Sisi.

“Americano, aliado dos americanos e cruzados, agora tudo é muito mais perigoso do que alguma vez imaginaram e maior do que aquilo que alguma vez previram”, disse ainda o porta-voz.

“Nós avisamos que actualmente estamos numa nova era, é a era do Estado Islâmico, onde os soldados e os filhos deles são líderes e não escravos“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …