Estado Islâmico apela a qualquer ataque, por pequeno que seja, em casa do inimigo

(dr) Dabiq

Abu Mohammed al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico e um dos terroristas mais procurados no mundo

O porta-voz do porta-voz do auto-proclamado Estado Islâmico, Abu Mohammed al-Adnani, instou este sábado os seus seguidores a perpetrarem mais atentados no Ocidente, especialmente na Europa e Estados Unidos, no âmbito do mês sagrado do Ramadão, que começa em junho.

Numa mensagem cuja veracidade não foi confirmada, Abu Mohammed al-Adnani afirmou que “é melhor e mais útil atacar civis”, acrescentando que no Ocidente “não há inocentes”.

Numa mensagem de 31 minutos de duração, difundida através das redes sociais, o porta-voz do grupo extremista defende que qualquer ataque, por pequeno que seja, em casa do inimigo, é melhor do que um de grande dimensão nos territórios que controlam.

A gravação foi publicada após inúmeros comentários de simpatizantes do grupo terrorista no Twitter terem questionado a campanha militar da organização na Síria.

Vamos ser derrotados, se perdermos Mosul, Sirte, ou Raqa?“, questiona Al-Adnani, “Vamos ser derrotados se perdermos todas as cidades e voltamos ao ponto de partida?”.

Estas três cidades são os quartéis generais do Estado Islâmico no Iraque, na Líbia e na Síria.

“Não. A derrota significa, em particular, o desejo e a capacidade de lutar“, respondeu Adnani à sua questão.

Segundo o porta-voz do grupo terrorista, “20.000 ataques aéreos da coligação liderada pelos Estados Unidos não conseguiram acabar com o Estado Islâmico“.

Na mensagem, Abu Mohammed al-Adnani ataca os Estados Unidos, a Rússia e a Arábia Saudita, e também um dos seus principais inimigos no terreno na Síria, a Frente al-Nusra, filial do grupo Al-Qaida nesse país.

A Frente Al Nusra, ou Jabhat al-Nusra, considerada a frente da Al-Qaeda na Síria, é uma milícia sunita que luta contra o governo do presidente Bashar Al-Assad na Síria.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …