Estado Islâmico afirma ter decapitado jornalista norte-americano James Foley

c.v. Youtube

Imagem do vídeo do EI publicado no Youtube

Imagem do vídeo do EI publicado no Youtube

O Estado Islâmico (EI) afirmou esta quarta-feira ter decapitado o jornalista norte-americano James Foley como represália pelos ataques aéreos no Iraque, noticia a Agência France Press (AFP).

Num vídeo difundido hoje na internet pelo grupo jihadista, o EI mostra um homem mascarado, vestido de preto, que parece cortar a garganta ao jornalista James Foley, sequestrado por homens armados, na Síria, em novembro de 2012.

No vídeo de quase cinco minutos, o homem vestido de preto, alegadamente combatente do grupo radical islâmico afirma que o ISIS irá responder “com todos os meios” aos ataques americanos. Na mensagem, o homem que dirige a sua mensagem ao Governo americano afirma: “vamos afogar-vos no vosso próprio sangue”.

A Casa Branca mostrou-se “horrorizada” com a possível decapitação do jornalista, sublinhando que os serviços de inteligência estão a tentar verificar a autenticidade do vídeo.

“Vimos um vídeo que pretende mostrar a morte do cidadão americano James Foley pelo EI. Se for autêntico, estamos horrorizados com a morte brutal de um jornalista americano inocente”, indicou Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, em comunicado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É bom que as pessoas não esqueçam que foram os Estados Unidos que transformaram o iraque no que é hoje.
    Com o falso pretexto que Sadam tinha armas quimicas, apoderaram-se do petroleo, dinamizaram a industria de armamento e repartiram por empresas norte Americanas a reconstrução do iraque que eles destruiram, sendo os custos suportados pelos iraquianos.
    Ah.. e não esqueçam tambem que Bin Laden foi agente delegado da CIA no médio oriente.
    Realmente esta gente onde mexe só faz ***** . Assim o disse Putin, e o homem está cheio de razão.

  2. É bom que as pessoas não esqueçam que não foram os Estados Unidos que transformaram o iraque no que é hoje. Com o falso pretexto que Sadam queria vender petroleo em “EUROS” não tinha armas quimicas, apoderaram-se do petroleo antes que…. dinamizaram a industria de armamento e repartiram por empresas norte Americanas …….. a reconstrução do iraque que eles destruiram, com os custos suportados pelos iraquianos.
    Ah.. e não esqueçam tambem que Bin Laden foi agente infiltrado da CIA no médio oriente. Realmente esta gente onde mexe só faz MARAVILHAS . Assim o disse Putin, e o homem está cheio de razão.

RESPONDER

Trump refere-se a Fauci como "um desastre" e acusa-o de ser "idiota"

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um "desastre" e possivelmente um "idiota", numa altura em que o …

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …