Estado contratou 13 625 pessoas. Mais de metade foram para as autarquias locais

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

A redução do número de trabalhadores fez com que a administração pública voltasse a recrutar. No último ano e meio foram lançados 5458 concursos para o preenchimento de 13 652 postos de trabalho, sendo que mais de metade foram para autarquias.

Desde que o Governo de António Costa tomou posse, o número de trabalhadores da Função Pública tem vindo a aumentar. No último ano e meio, foram lançados 5.458 destes concursos para o preenchimento de 13.652 postos de trabalho, segundo dados facultados pelo Ministério das Finanças. Mais de metade foram para autarquias.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Diário de Notícias, que realça que estes números não incluem a contratação de médicos e de professores, mas contemplam vínculos a prazo.

Este facto explica a razão pela qual 2.108 postos de trabalho terem tido por destino o Ministério da Educação, dado que o início de cada ano letivo tem sido acompanhado pelo recrutamento, muitas vezes a termo, de auxiliares de educação educativa.

Desde dezembro de 2015, mês em que o Governo de Costa tomou posse, foram postos em marcha 5.458 concursos abertos para o preenchimento das 13.652 vagas. Os mesmos dados mostram que as câmaras municipais lançaram 2.487 daqueles concursos (para 6242 trabalhadores) e que as juntas de freguesia promoveram 697 para 1512 vagas.

No que diz respeito à administração central, o Ministério da Justiça (400 vagas lançadas em concursos), o da Administração Interna (273 vagas) e o da Segurança Social (102 vagas) estão entre os que mais recrutaram, concursos esses que visaram entradas para os quadros da administração pública.

Os dados do Ministério das Finanças mostram que a Função Pública chegou a março deste ano com menos 53.406 pessoas do que tinha em 2011. No entanto, a maior redução foi registada em 2015, no último ano de Governo de Pedro Passos Coelho, quando se registou um corte de mais de 70 mil postos de trabalho.

Estes números são o reflexo de que os anos de crise travaram a entrada de pessoas na administração pública, mas a fragilidade de alguns serviços tornou inevitável o lançamento de concursos abertos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para as autarquias locais?? Ainda mais do que os que lá estão sem fazer NENHUM?? Mais TACHOS… Isto é fazer pouco de quem trabalha.

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …