Costa presta contas aos militantes: Está “meio caminho andado” para legislatura correr bem

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que está “meio caminho andado” para que a legislatura corra bem com a aprovação, no primeiro ano, do “melhor Orçamento de sempre” do seu executivo.

“Sendo este o primeiro Orçamento da legislatura, era muito importante começar bem a legislatura. Porque começar bem a legislatura é meio caminho andado para que a legislatura corra bem”, afirmou António Costa, que é também secretário-geral do PS.

Falando em Braga, numa sessão de “prestação de contas” aos militantes do PS, António Costa sublinhou que o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) tem tudo o que os anteriores tinham introduzido e contempla “novos avanços”.

“Ao contrário do que alguns receavam, não tem uma única medida de retrocesso de qualquer dos avanços alcançados nos últimos quatro anos. Ao contrário do que alguns receavam, não nos faz ficar parados ou a marcar passo”, referiu.

Para António Costa, o OE2020 é “o melhor” que o seu executivo já apresentou até agora e “ainda saiu melhorado” no final da negociação parlamentar com os diferentes partidos. Do Orçamento para este ano, vincou, sai uma “grande responsabilidade” para o Governo, que é apresentar no próximo ano um Orçamento “melhor ainda”.

O primeiro-ministro referiu-se ao OE2020 como sendo de “continuidade” da política iniciada em 2016 “e que deu bons resultados”. António Costa referiu que o executivo prossegue o esforço de consolidação orçamental e a trajetória de redução da dívida.

A mira, apontou, são contas públicas sãs e redução do endividamento do país, a par do reforço do investimento público, sobretudo em infraestruturas, educação e saúde. Outra trajetória que António Costa disse querer continuar a seguir é a da recuperação de rendimentos, destacando, nomeadamente, que passa a haver atualização anual dos salários dos funcionários públicos.

“Desde 2000, só foram duas vezes atualizados. De hoje em diante, haja o que houver, passam a ter aumento anual do seu vencimento“, garantiu.

Redução do IRS é prioridade

O secretário-geral socialista afirmou que, este ano, o aumento será de 0,3 por cento e em 2021 de, “pelo menos”, 1%, mesmo que a inflação seja inferior. Em relação à tributação, António Costa referiu que a “prioridade muito clara” do Governo é a redução do IRS.

“Este é um Orçamento focado no futuro e na resposta aos grandes desafios”, acrescentou ainda António Costa, enumerando a redução das desigualdades, a dinâmica demográfica e as alterações climáticas.

Neste aspeto, e referindo-se ao IVA da eletricidade, disse que a aposta do Governo é que o imposto possa ser reduzido em função dos escalões de consumo, considerando que essa é um modelo “socialmente mais justo e ambientalmente mais responsável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …