Está em marcha um “perigoso acordo de regime” sobre secretas

Miguel A. Lopes / Lusa

A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório (esq.), com Luís Fazenda, Ana Drago e Catarina Marins

A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório (esq.), com Luís Fazenda, Ana Drago e Catarina Marins

O Bloco de Esquerda considerou hoje que está em marcha “um grave acordo de regime”, entre PSD/CDS e PS, para permitir aos agentes das “secretas” acederem a registos de faturação telefónica e de localização de cidadãos.

Esta posição foi transmitida à agência Lusa pela deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, depois de o Governo ter aprovado um diploma para a alteração da lei-quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) – proposta que o dirigente socialista Jorge Lacão assumiu esta semana, no parlamento, ter genericamente o acordo do PS.

“A proposta do Governo suscita sérias dúvidas de constitucionalidade, porque atenta contra os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos“, sustentou Cecília Honório, que representa o Bloco de Esquerda na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais.

Cecília Honório advertiu que “está em marcha um perigoso acordo de regime, envolvendo a maioria PSD/CDS e o PS, em torno de uma matéria da maior gravidade”.

“A pretexto do combate ao terrorismo, PSD, PS e CDS pretendem abrir a porta a medidas que violam a privacidade dos cidadãos, permitindo que agentes de serviços de informações acedam a meta dados, como registos de localização e de faturação detalhada de telefones. Abre-se-lhes também a porta ao acesso a dados fiscais”, declarou.

A deputada do Bloco de Esquerda deixou depois uma questão sobre as consequências de um eventual aumento de poderes a conceder aos serviços de informações, numa alusão ao que se passou no período em que Jorge Silva Carvalho exerceu as funções de diretor dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa.

“Se sem quadro legal já foi uma rebaldaria, o que se passará se tiverem um quadro legal a suportarem as suas atividades?”, perguntou.

Cecília Honório criticou também o diploma do Governo por “dar mais um pequeno passo” para a fusão dos diferentes serviços das “secretas”, prevendo, designadamente, a criação do cargo de secretário-geral adjunto do SIRP, com poderes operacionais.

“Somos radicalmente contra essa fusão, porque entendemos que o SIED e o SIS (Serviço de Informações de Segurança) têm natureza diferente. Até no plano orçamental se verifica essa política de passinhos para a fusão de serviços”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. No presente contexto da vida nacional,não sei se hei-de ter medo das “secretas” se dos regimes multipartidários sedentos de poder,auto e cleptocrático,em que todas as prerrogativas e responsabilidades estão concentradas nas mãos de uma só pessoa,ou grupo …Seria interessante(?) voltar a ver o País num retrocesso histórico em que as “secretas” agissem à “boa” maneira de “polícia de estado”,no encalço de alguns “democratas” que há muito nos vêm seringando a paciência…Seria um caso a ver,e deveras interessante,por isso aguardo expectante…

    • Concordo inteiramente com o que diz.
      Só que agora o perigo parece-me ainda ainda maior ,porque antes o povo embora amordaçado, tinha condições para distinguir os presos políticos dos presos comuns.
      Agora confundem o povo com truques de baixas políticas.

    • OHH! É de pouca fé… Ou acredita em fantasmas! É só mudar de “nick” mulher!
      Até parece que é a dona da bola e só joga quem escolhe. Como não estamos no recreio… O rasto vem do ‘IP’ associado (dados “protegidos”) e o operador ou ZAP só divulga por ordem judicial! De resto prevalecem os direitos, liberdades e garantias do estado de direito democrático…

RESPONDER

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …