Está em marcha um “perigoso acordo de regime” sobre secretas

Miguel A. Lopes / Lusa

A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório (esq.), com Luís Fazenda, Ana Drago e Catarina Marins

A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório (esq.), com Luís Fazenda, Ana Drago e Catarina Marins

O Bloco de Esquerda considerou hoje que está em marcha “um grave acordo de regime”, entre PSD/CDS e PS, para permitir aos agentes das “secretas” acederem a registos de faturação telefónica e de localização de cidadãos.

Esta posição foi transmitida à agência Lusa pela deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, depois de o Governo ter aprovado um diploma para a alteração da lei-quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) – proposta que o dirigente socialista Jorge Lacão assumiu esta semana, no parlamento, ter genericamente o acordo do PS.

“A proposta do Governo suscita sérias dúvidas de constitucionalidade, porque atenta contra os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos“, sustentou Cecília Honório, que representa o Bloco de Esquerda na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais.

Cecília Honório advertiu que “está em marcha um perigoso acordo de regime, envolvendo a maioria PSD/CDS e o PS, em torno de uma matéria da maior gravidade”.

“A pretexto do combate ao terrorismo, PSD, PS e CDS pretendem abrir a porta a medidas que violam a privacidade dos cidadãos, permitindo que agentes de serviços de informações acedam a meta dados, como registos de localização e de faturação detalhada de telefones. Abre-se-lhes também a porta ao acesso a dados fiscais”, declarou.

A deputada do Bloco de Esquerda deixou depois uma questão sobre as consequências de um eventual aumento de poderes a conceder aos serviços de informações, numa alusão ao que se passou no período em que Jorge Silva Carvalho exerceu as funções de diretor dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa.

“Se sem quadro legal já foi uma rebaldaria, o que se passará se tiverem um quadro legal a suportarem as suas atividades?”, perguntou.

Cecília Honório criticou também o diploma do Governo por “dar mais um pequeno passo” para a fusão dos diferentes serviços das “secretas”, prevendo, designadamente, a criação do cargo de secretário-geral adjunto do SIRP, com poderes operacionais.

“Somos radicalmente contra essa fusão, porque entendemos que o SIED e o SIS (Serviço de Informações de Segurança) têm natureza diferente. Até no plano orçamental se verifica essa política de passinhos para a fusão de serviços”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. No presente contexto da vida nacional,não sei se hei-de ter medo das “secretas” se dos regimes multipartidários sedentos de poder,auto e cleptocrático,em que todas as prerrogativas e responsabilidades estão concentradas nas mãos de uma só pessoa,ou grupo …Seria interessante(?) voltar a ver o País num retrocesso histórico em que as “secretas” agissem à “boa” maneira de “polícia de estado”,no encalço de alguns “democratas” que há muito nos vêm seringando a paciência…Seria um caso a ver,e deveras interessante,por isso aguardo expectante…

    • Concordo inteiramente com o que diz.
      Só que agora o perigo parece-me ainda ainda maior ,porque antes o povo embora amordaçado, tinha condições para distinguir os presos políticos dos presos comuns.
      Agora confundem o povo com truques de baixas políticas.

    • OHH! É de pouca fé… Ou acredita em fantasmas! É só mudar de “nick” mulher!
      Até parece que é a dona da bola e só joga quem escolhe. Como não estamos no recreio… O rasto vem do ‘IP’ associado (dados “protegidos”) e o operador ou ZAP só divulga por ordem judicial! De resto prevalecem os direitos, liberdades e garantias do estado de direito democrático…

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …