Esquerda está contra proposta do Governo sobre redução da TSU

António Cotrim / Lusa

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista consideram “inaceitável” a proposta do Governo sobre uma possível descida da TSU para os empregadores como contrapartida do aumento do salário mínimo para 557 euros em janeiro do próximo ano.

Os partidos de esquerda estão contra a proposta que o Governo pôs em cima da mesa, no início desta semana em concertação social, como contrapartida do aumento do salário mínimo para 557 euros em janeiro.

Em causa está a possível descida da Taxa Social Única (TSU) para os empregadores, nomeadamente, um desconto de um ponto percentual.

Em declarações ao Expresso, José Soeiro, deputado do BE, considera que “não se deve fazer esse aumento à custa de um desconto na Segurança Social”.

É inaceitável que seja o Orçamento do Estado a ter de pagar o ponto percentual que foi lá negociado. Estamos em profundo desacordo com isso, que sejam dinheiros da Segurança Social a alimentar, mais uma vez, o lucro dos patrões”, disse por sua vez o líder comunista Jerónimo de Sousa.

“Achamos muito mal que o caderno de encargos apresentado na concertação social por parte do patronato praticamente tenha sido [todo] preenchido. A resposta ficou por ser dada aos trabalhadores e suas organizações”, lamentou ainda ao semanário.

O Governo também propôs que, depois do aumento em janeiro, a atualização do salário mínimo nacional seja feita de forma semestral.

“Preferimos que o aumento seja feito no início de cada ano”, defendeu Soeiro, mas relembrando que para o Bloco o importante é que, até ao final da legislatura, o salário mínimo chegue mesmo aos 600 euros.

“A proposta do Governo é fiel, não viola o acordo e não põe em causa o aumento de até 600 euros até ao fim da legislatura”, diz.

Do lado dos comunistas, o objetivo principal também passa por chegar a esse número.

“A luta pelos 600 euros de salário mínimo é uma luta para continuar, porque não se esgota em relação a qualquer acordo, entendimento ou posicionamento, seja do Governo, seja de forças sociais”, declarou o secretário-geral do PCP.

A proposta formalizada pelo executivo socialista também não agradou a patrões nem a sindicatos, pelo que está agendada uma nova reunião para esta quinta-feira.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já se sabe… Para a Esquerda nem deveriam existir empresas privadas. Só haviam trabalhadores e empresas públicas.

    Quer dizer, o Governo anuncia uma medida boa para os trabalhadores e outra boa para as Empresas, e a dos trabalhadores não é boa que chegue… Enquanto a das empresas é boa demais.

    Isto é tudo um asco… É a Direita a tentar vender o país a privados, com os contribuintes a pagar os lucros e os prejuizos de negócios mals geridos. A Esquerda a tentar que só haja direito a ser trabalhador. Empreendedorismo privado… Kaput!

  2. Esquerda ou extrema-esquerda? Qualquer das maneiras vão ter que engolir mais um sapo, ou acabam por acordar ou abster-se e deixar rodar a geringonça e tudo isto vai acabar por provar que as vossas promessas eleitorais eram desprovidas de calculo e certezas e como não é possível fazer omeletes sem ovos para as continuarem a fazer vão ter que roubar de um lado para remendar noutro como em tudo que têm feito até aqui.

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …