Esquerda avança com moção de rejeição conjunta

Tiago Petinga / Lusa

Em vez de três documentos separados, a TSF avança esta quinta-feira que a esquerda vai apresentar uma moção de rejeição conjunta ao programa de Governo de Passos Coelho.

A informação, apurada junto de fontes socialistas e bloquistas à TSF, é encarada como algo natural pelos três partidos e ainda só não foi tornada pública porque, para já, existe a “prioridade” de fechar um acordo.

Segundo as mesmas fontes, é quase certo que este acordo entre PS, BE e PCP fique acertado “durante a próxima semana”, sendo o passo seguinte a moção de rejeição.

O Bloco de Esquerda e o PCP foram os primeiros a anunciar que iam avançar com moções de rejeição a um programa de governo da coligação Portugal à Frente. Depois de a Comissão Política Nacional do PS se ter reunido na semana passada, ficou claro que os socialistas também iam dar início à preparação de uma moção.

Caso as moções de rejeição fossem apresentadas em três documentos separados e, se a primeira moção fosse aprovada, isto levaria a um chumbo do governo de Passos Coelho, pelo que as outras duas não teriam sequer oportunidade de ser votadas na Assembleia. Esta situação, descrita por uma das fontes como um “absurdo”, leva assim à decisão de apresentar um texto conjunto entre os três partidos.

O novo Executivo de Passos Coelho toma posse já amanhã, dia 30, pelas 12 horas. Segue-se a discussão do programa do Governo a 9 e 10 de novembro, dias anunciados pelos socialistas para apresentar o acordo com os partidos de esquerda.

ZAP

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Já sabem qual é o programa de governo? Só sabem é que não o aprovam!
    Na fotografia parece que estão todos bem dispostos/as; faz lembrar alguns seres vivos que gostam de sangue…
    Os que têm mais medo da guerra são aqueles que por lá passaram; os outros não!!

  2. Que corja mais deprimente!
    Vê-se mesmo que são um bando de abutres á espera que o PAÌS dê o último suspiro.
    Certamente que nesta mesa não se respira patriotismo, só interesses pessoais e partidários.
    Grande bando de inúteis!

  3. Golpe palaciano na casa da democracia.
    Ganharam democraticamente mas antes mesmo de qualquer programa os danados do poder antecipam botá-los abaixo… Que rico exemplo de democracia próprio duma república das bananas.
    Eleito lá entraria de negro e de mordaça. Calado demitir-me-ia de deputado e deixava-os a falar sozinhos… 108 lugares de deputado vazios!

  4. Há 14 votos “perdidos” na banca do PS. Mas ninguém fala nisso… A generalidade dos jornalistas enferma do complexo de esquerda.
    O poder infestado de corja… Os lambões do TGV, novas travessias, novos aeroportos, PPPês aí estão em nome do povo a brincar com os brandos costumes desse mesmo. Reparem no contraste dos sorrisinhos de bordel e a cara de arrependido do economista que os segue…
    Acredito que no Ps os 14 deputados que não votaram no açoreano (líder parlamentar) vão decidir-se afinal pelo senso comum.
    Carlos César foi posto na liderança do grupo parlamentar do PS com 71 (dos 85 possíveis) votos a favor, cinco votos contra e nove brancos.

    • Você Viés com v ou sem v até espuma de raiva! Que feio que isso é! Tenha lá calma homem, que ainda lhe dá um AVC… Cuide mas é de si porra! O que for será!… Mas que a tradição já não é o que era…

      • Adivinho-lhe a vassoura que monta, a capa frondosa e esvoaçante cheia de crenças… Até a cabecinha que o cone do chapéu esconde!

        • E não é que adivinhou mesmo!… Veja bem, vai ser mesmo esse o meu disfarce na noite de halloween… Você deve ser mesmo o diabo em pessoa, adivinhou!… “Te renego satanás!”.

          • Não preciso de viajar, portugal já importou essa aberração.
            Com o devido respeito, por aqueles que precisaram de imigrar, talvez porque “foram a isso aconselhados”, ou por grande necessidade, Imigrar? Eu? Não será agora que irei desistir do meu país.

  5. Carlos César foi posto na liderança do grupo parlamentar dos xuxalistas por 71 dos 85 votos possíveis (5 Votos contra e 9 brancos)?!?
    Podem continuar a pavonear a cauda!

    • Este é o mesmo Sr. que se reformou aos 56 anos com o reconhecimento de altos serviços prestados à nação. Pasme-se …. Mais um membro da “fraternidade”. O outro, o que está actualmente no segundo cargo da hierarquia do estado, foi o mesmo que, pasme-se, resolveu receber em ombros, na casa de todos nós, um colega de partido vindo de um processo de pedofilia. Repito, recebeu-o na casa de todos nós. Era mais um “preso político” vítima de “infâmias” e de “narrativas” que são um atentado à “honra” …. felizmente o milagre das “rosas” tem estado
      à vista de todos.

  6. Quem por aqui canta de galo não é nenhum dos trabalhadores das empresas privadas, essas que contribuem para a economia, para o PIB para a riqueza do país são alguns dos funcionários da administração pública com empregos assegurados para a vida…

  7. O programa de governo ainda nem sequer é conhecido no entanto a moção de rejeição já é uma certeza, mais uma prova evidente da ganância de poder do senhor Costa e seus correligionários que põe os interesses pessoais acima dos nacionais.

  8. Um governo que durante 4 anos governou de forma prepotente e fraturante, sem nunca levar em conta qualquer ideia da oposição, não deve agora esperar uma atitude mais “amiga” por parte de partidos que foram completamente ignorados anteriormente.
    O parlamento, com toda a legitimidade democrática que lhe assiste, irá então votar e decidir.

  9. Na hora de votar o programa de governo se a bancada do PS adopta a tendência de voto idêntica à da votação para o presidente da bancada socialista…
    Projecção: O governo da coligação pode obter (107+1+14) 122 votos! contra 108 da esquerda se 14 votos seguristas votarem desalinhados do PS ou (89+18+1)= 108 contra (19+15+2+72) = 108 e 14 abstenções (seguristas)
    Grande embróglio para o PS e para a história política ficarão os 14 deputados desalinhados com a eleição do Carlos para presidente do grupo parlamentar do PS…
    O princípio de que devem governar Portugal os partidos que assinaram comprometimentos internacionais e não partidos que estão contra deverá ser tido em conta!
    São hipóteses… Que não devem fazer ninguém pavonear-se de rabo em leque

  10. Na hora de votar o programa de governo se a bancada do PS adopta a tendência de voto idêntica à da votação para o presidente da bancada socialista…
    Projecção: O governo da coligação pode obter (107+1+14) 122 votos! contra 108 da esquerda se 14 votos seguristas votarem desalinhados do PS ou (89+18+1)= 108 contra (19+15+2+72) = 108 e 14 abstenções (seguristas)
    Grande imbróglio para o PS e para a história política ficarão os 14 deputados desalinhados com a eleição do Carlos para presidente do grupo parlamentar do PS…
    O princípio de que devem governar Portugal os partidos que assinaram comprometimentos internacionais e não partidos que estão contra deverá ser tido em conta!
    São hipóteses… Que não devem fazer ninguém pavonear-se de rabo em leque

  11. Lolol, o pessoal da direita caceteira distila veneno por todos os buracos. Com tanta má lingua aconcelho vivamente que rezem 5 padres nossos para se purgarem de tanto pecado

  12. Acho incrível a afirmação de que a maioria rejeitou as politicas da coligação, segundo os entendidos, eu de números não percebo nada, cerca de 60 %.
    A pergunta que se impõem e que aqui exponho é a seguinte:
    Qual a percentagem que a população portuguesa rejeitou em relação ás politicas das outras forças partidárias que se dizem vencedoras.
    PS: 65% a 70 %?
    Bloco: 75% a 80%?
    CDU: 80% a 90%?
    Não percebo como é que o argumento atrás referido declara a famosa esquerda como vencedora.
    E convenhamos ESQUERDA, ou não temos noção do que significa esse conceito, porque temos pelo menos aqui um partido travestido, que de politicas de esquerda, só se for nos estatutos, porque na prática corrente, sempre que teve responsabilidades de governação, nunca, mas nunca governou de acordo com a ideologia que diz defender.
    Sejamos sérios, para mim tanto me faz que seja A ou B a dirigir os destinos da nação, desde que o faça de uma forma responsável e digna.
    Mas felizmente não sou cego e não deixo que me atirem areia para os olhos, e tentem através de supostas vitórias morais e subterfúgios constitucionais, reivindicarem algo que não conseguiram alcançar pelas normas legais instituídas.
    O exemplo mais absurdo é o facto de terem uma moção de rejeição pronta, para um suposto chumbo a um programa de governo que nem conhecem, prova cabal e sem contra argumentação, dos reais motivos deste auto denominado salvador da pátria Sr. António Costa.

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …