Acordo à esquerda revelado nos mesmos dias em que se discute o programa do Governo

Tiago Petinga / Lusa

O líder socialista António Costa reúne-se com Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

A apresentação do acordo entre PS entre os partidos de esquerda para a formação de um Executivo alternativo fica assim associada à discussão do programa de Governo da coligação, que também está marcada para os dias 9 e 10 de novembro.

A decisão foi anunciada aos jornalistas pelo recém eleito presidente do grupo parlamentar do PS Carlos César, no final da primeira reunião da bancada por si presidida.

“Dias 9 e 10, o PS demonstrará que, não sendo a alternativa de Governo PSD/CDS aquela que se deseja para o país, há uma outra mais coerente, mais estável e mais duradoura. O acordo ficará associado ao momento em que vamos apresentar o programa de Governo”, declarou o presidente dos socialistas.

“Será um acordo transparente. Demonstrará ao país e a todas as instituições envolvidas nos processos de decisão próximos que há uma alternativa estável, duradoura, respeitadora dos compromissos nacionais e que não é só um acordo de investidura, mas também um acordo de legislatura”, acentuou o presidente do PS, citado pelo Diário de Notícias.

Este calendário choca com a discussão do programa de Governo de Passos Coelho no Parlamento, marcada para os mesmos dias que, na visão de Carlos César, é apenas “tempo desnecessário”.

“Agora é preciso ultrapassar rapidamente este processo. A discussão do programa de Governo só ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, é mais um tempo desnecessário para ficar à espera e em que as instituições internacionais nos observam aguardando um desfecho”, acrescentou.

Recorde-se ainda que a maioria de esquerda inviabilizou hoje a marcação de um plenário na próxima semana para discutir um projeto do PSD e CDS-PP de reafirmação dos principais compromissos de Portugal em matéria europeia.

A coligação acusou estarem a criar uma “aliança negativa”  para “bloquear” o início das sessões regulares do Parlamento, avança o Público.

Já os partidos de esquerda consideram que a coligação está a tentar “atrasar o máximo possível” o debate do programa de Governo que, neste momento, é prioritário.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O PS pela mão de A.Costa e peões de brega lacaios do sorumbático PCP… Pelo poder e sem rede! Cairão com estrondo… Eles não pagarão porque são profissionais do erário público… Nós é que pagaremos.

RESPONDER

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …