Esqueça as datas de validade. Guie-se por estes prazos

Drobot Dean / Canva

Se um produto passa da data de validade, não quer dizer que esteja estragado. Saiba quando é que os alimentos deixam de estar bons para consumo.

Abre o frigorífico e repara que tem uma embalagem de mostarda esquecida num dos seus recantos. Pega nela e verifica a data de validade. Passam duas semanas do dia referido no rótulo. O que faz? Deita-a ao lixo, cheira-a e vê se ainda tem um bom odor, ou fica com ela?

Bem, antes de mais, saiba que as datas de validade dos produtos não são propriamente datas de validade. avisa o New York Times. Isto significa que não são uma ciência exata e, por isso, não devem ser seguidas religiosamente.

A data na embalagem é a estimativa do fabricante do último dia em que o alimento estará no pico da sua melhor qualidade. Ainda assim, o alimento ainda pode ser seguro para consumo após essa data.

A melhor maneira de determinar se a comida ainda é segura para comer é precisamente usar os seus sentidos: cheirar, olhar e provar a comida antes de consumi-la. Se parecer estragado ou tiver um odor estranho, é melhor deitar ao lixo.

Além disso, se você não tiver a certeza sobre a segurança de um produto, é sempre melhor agir com cautela e deitá-lo fora. Todavia, não há nada melhor do que estar informado e saber o que fazer ao certo nas mais variadas situações.

Comece por saber que vinagre, mel, baunilha ou outros extratos, açúcar, sal, xarope de milho e melaço duram praticamente uma vida inteira. O mesmo acontece com a farinha branca. A farinha de trigo integral e outras farinhas integrais começam a ganhar um odor metálico ao fim de alguns meses.

O pão comprado na padaria começa a endurecer logo no dia seguinte, mas só começa a ganhar bolor quase ao fim de uma semana. O pão de forma do supermercado, por sua vez, pode aguentar fresco e fofo no frigorífico durante semanas.

Os feijões secos e lentilhas são seguros para consumo anos após serem comprados, mas serão mais duros e precisarão de mais tempo a cozinhar com o passar do tempo.

As especiarias são algo que gera sempre dúvida. A verdade é que não estragam e, no limite, apenas perdem “potência”.

No que toca a produtos enlatados, não se preocupe. A não ser que haja sinais claros de degradação, como ferrugem ou bolor, eles estão ótimos para serem consumidos.

O pequeno botão na parte superior dos produtos em frascos, que incha se houver ação bacteriana significativa dentro do frasco, ainda é a melhor maneira de saber se o conteúdo está bom para comer, explica o jornal norte-americano.

O óleo que esteja numa embalagem selada também não têm data de validade propriamente dita. Se a garrafa já estiver aberta, o melhor é mesmo mantê-la longe do calor para prolongar a sua vida útil.

Lembra-se da mostarda que falamos no início? Não se preocupe — dura para sempre. O ketchup, por sua vez, começa a mudar de cor ao fim de um ano, mas ainda é comestível. A maior surpresa, ainda assim, será a maionese. Ao contrário daquilo que é dito pela sabedoria popular, a maionese tem uma validade enorme, especialmente quando não contém sumo de limão ou alho nos ingredientes.

Quanto aos ovos, também é preciso muito tempo para que se estraguem. O melhor é mesmo usar o olfato.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.