Três anos à espera de consulta que se devia realizar em cinco meses

13

Até novembro de 2022, os hospitais fizeram 11,8 milhões de consultas, das quais 3,3 milhões foram primeiras consultas. Apesar da evolução em relação aos períodos homólogos dos anos anteriores, e embora o tempo máximo de espera recomendado seja de cinco meses, há quem espere mais de três anos.

Segundo os dados disponíveis na área da transparência do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), citados pelo Público, os 11,8 milhões de consultas feitos nos primeiros 11 meses de 2022 são o valor mais alto dos períodos homólogos desde 2013 e representa um acréscimo de 3,1% em relação ao mesmo período de 2021.

Os 3,3 milhões de primeiras consultas feitas até novembro representam um acréscimo de 4,3% em relação ao período homólogo de 2021.

Segundo as regras, os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) para uma primeira consulta classificada como muito prioritária é de 30 dias, numa prioritária é de 60 e numa de prioridade normal é de 150 dias.

Ao consultar os dados, o Público verificou que na cardiologia do Hospital Sousa Martins, na Guarda, e na oftalmologia no Hospital de Portimão, há uma média de 1433 dias e 1133 dias, respetivamente, para as consultas.

No Hospital de Évora, esperam-se 930 dias para uma consulta de cirurgia geral – obesidade no Hospital de Évora e os 931 dias no Hospital Pediátrico de Coimbra para uma consulta de oftalmologia.

Nos hospitais de Lamego e Chaves, o tempo médio de espera para uma consulta de prioridade normal de pneumologia ultrapassa os 700 dias.

Também nas consultas prioritárias há tempos médios de espera que são o dobro ou mais do definido na lei. Uma consulta prioritária de gastroenterologia no Hospital de Santarém apresenta 409 dias de espera, de ginecologia – apoio à fertilidade no Hospital de Leiria 251 dias, de neurocirurgia no Hospital de Santa Maria (Lisboa) 195 dias e no Hospital Universitário de Coimbra 126 dias.

Em Vila Franca de Xira, são 217 dias de média de espera para pediatria e no Hospital de Loures são 161 dias e 118 dias uma consulta geral de psiquiatria e de pedopsiquiatria, respetivamente.

Nas consultas muito prioritárias, esperam-se 112 dias do Hospital de Leiria e no Hospital Padre Américo 84 dias para uma consulta de ginecologia. Nos hospitais de Viseu 88 dias e do São João 70 dias de espera para ortopedia.

“De forma geral, assiste-se a maiores tempos de espera e mais pessoas à espera, isto apesar do importante aumento na lista de inscritos para cirurgia, o que implica consultas”, disse o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Jorge Roque da Cunha fala de um “afã para torturar os números” relativos às listas de espera para consultas, com os hospitais “a mitigarem a lista com a devolução aos centros de saúde de pedidos de consultas por alegada insuficiência de informação clínica”.

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, apontou que, no processo de retoma de atividade, após uma paragem nos primeiros meses de 2020 por causa da pandemia, os hospitais “fizeram um esforço enorme para reformular as agendas e assegurarem mais vagas para primeiras consultas, que ficou até hoje”.

“Além disso, também houve mais produção adicional de consultas do que era habitual”, informou.

Quanto aos tempos de espera, considera que há casos em que são o espelho da falta de profissionais, “porque não temos condições de atratividade” necessárias.

“Um dos grandes focos da direção executiva é reduzir drasticamente o número de doentes fora dos tempos máximos de resposta garantidos e os que estão acima dos 270 dias de espera”, referiu.

ZAP //

13 Comments

  1. Eu e a minha famìlia de 4 gerações só temos a dizer bem do SNS. Todos nós estamos agradecidos por ter um dos 20 melhores Serviços de Saúde Pública do mundo. Esta campanha contra o SNS tem um objetivo muito preciso, minar omSNS para impôr os Privados.

    • Para quem gostar de esperar 28 horas numa urgência, 1 ano por um exame de especialidade, 3 ou 4 anos por uma intervenção cirúrgica, é de facto um bom sistema. E nem é caro. É apenas um dos maiores sorvedouros do Orçamento de Estado.

      • Há 3 semanas, a minha nora foi para o São Francisco Xavier às 4h da manhã com contrações e às 06h30 a minha neta já tinha nascido, o meu filho assistiu, correu tudo bem. No penúltimo domingo a minha neta do meio foi para a Estefânia com febre e dor de garganta e esperou 2 horas. Deram-lhe um injeção de penicilina e no dia seguinte estava boa. Eu tenho um Médico de Família há 2 anos que não me conhece porque substituiu o anterior. Peço por email os medicamentos que tomo diariamente ao Centro de Saúde e em resposta recebo no mesmo dia a receita no telemóvel. Há dias o Médico de Família telefonou-me para saber se eu me sinto bem e que tinha constatado que há 2 anos não fazia análises e informou-me que tinha deixado as requisições das análises na secretaria do Centro de Saúde e exigindo que depois fosse à consulta com os resultados. Marquei agora a consulta online no site do SNS e dentro de dias vou conhecer o novo Médico de Família com o resultado das análises. Como sou cardíaco sou seguido por uma Cardiologista num Hospital Público. Há 2 meses telefonaram-me do Hospital a dizer que a médica me queria ver porque há 1 ano que não ia à consulta e a marcar a dita para 4 dias depois. Fui ao Hospital esperei menos de 10 minutos pela consulta e a Cardiologista requisitou que eu fizesse um Cateterismo. O Hospital marcou o exame que fiz 1 mês depois. A minha mãe de 92 anos foi internada no Beatriz Ângelo com Covid e recuperou, não ficou com sequelas. Eu e a minha mãe recebemos 4 doses da vacina do Covid e 1 da Gripe. RECUSO-ME A ACREDITAR QUE TEMOS SORTE. ACREDITO SIM NA EXCELÊNCIA DO SNS. INFELIZMENTE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL NÃO OUVEM UTENTES COMO NÓS QUE NÃO TÊM QUEIXAS.

      • Parece-me é que tens Cunha lá dentro. Se os médicos te ligam para consulta de rotina e deixam os urgentes à espera diz muito da excelência do serviço diz.

    • Se acabassem os privados bem podíamos fugir todos do país. O SNS só ainda não acabou porque as pessoas estão em fase de fuga para os acessíveis seguros de saúde nos privados. O futuro será praticamente tudo privado e o SNS pequeno e em agonia. Deixará de ter hipótese em Portugal.

  2. 11 milhões de consultas? Somos 10 milhões, mais de metade nem consultas nos hospitais nem nos centros de saúde… Uns são filhos e outros enteados, como em tudo neste país…

  3. A paranóia tem destas coisas…o bom é que se Caires na realidade… que se encntra este SNS as Quatro gerações ficam por aqui…ou então deves ser acessor do A.C….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.